Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Resgatados em águas internacionais a sul do Algarve escusam-se a revelar origem e destino

Depois de desembarcarem no Ponto de Apoio Naval de Portimão, as 37 pessoas foram transportadas de autocarro para quatro tendas montadas nas imediações para ser feito o “despiste à covid-19” e ficam entregues ao SEF para dar seguimento ao processo

21:03 11 Novembro, 2021
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As autoridades portuguesas desconhecem a origem e o destino das 37 pessoas resgatadas hoje em águas internacionais a 50 milhas a sul do Algarve, disse o comandante da Zona Marítima do Sul, Fernando Rocha Pacheco.

“Não temos informação sobre a origem e o destino destas pessoas que, alegadamente, serão na sua maioria marroquinos, segundo aquilo que os próprios disseram”, revelou Rocha Pacheco, em declarações aos jornalistas, no Ponto de Apoio Naval de Portimão, onde as 37 pessoas desembarcaram hoje por volta das 17:00.

Aquele responsável adiantou que quatro das 37 pessoas têm idades compreendidas “entre 15 e 18 anos” e os restantes são “jovens adultos”.

Rocha Pacheco sublinhou que não se tratou de uma missão de interceção de migrantes, mas sim “de busca e salvamento, já que foi pedido auxílio através de um navio da Marinha Mercante à Armada portuguesa para o resgate das pessoas”.

De acordo com o comandante, as 37 pessoas encontravam-se “paradas” em águas internacionais, a bordo de um pequena embarcação de madeira com o comprimento de cerca de sete metros, e ao avistarem os navios portugueses pediram assistência.

“Segundo o que as pessoas transmitiram às autoridades portuguesas, as mesmas encontravam-se no mar há já alguns dias, mas escusaram-se a revelar a origem e o destino”, acrescentou.

Rocha Pacheco adiantou ainda que as pessoas “estavam todas bem, o seu estado físico era bom, alguns traziam identificação, tendo a Marinha as transportado para terra para serem entregues às autoridades, nomeadamente ao SEF [Serviço de Estrangeiros e Fronteiras], para procederem à sua identificação e proveniência”.

Depois de desembarcarem no Ponto de Apoio Naval de Portimão, as 37 pessoas foram transportadas de autocarro para quatro tendas montadas nas imediações para ser feito o “despiste à covid-19” e ficam entregues ao SEF para dar seguimento ao processo, desconhecendo-se ainda onde vão pernoitar, segundo o comandante da Zona Marítima do Sul.

A Marinha resgatou hoje 37 homens de uma embarcação que navegava em águas internacionais, a sul do Algarve.

Segundo Fernando Rocha Pacheco, a embarcação foi avistada por um navio mercante ao final do dia de quarta-feira, tendo sido deslocados meios da Marinha para o local, que “aos primeiros alvores” da manhã de hoje abordou os tripulantes.

Ao avistarem a corveta da Marinha, os homens “pediram auxílio”, acabando por ser recolhidos em águas internacionais, a 37 milhas náuticas a sul da costa algarvia, na faixa atlântica correspondente à zona entre Vila Real de Santo António e Tavira, precisou a mesma fonte.

Para já, a situação está a ser encarada pelas autoridades como uma “ação de salvamento” e só “diligências posteriores podem confirmar se são migrantes”, concluiu.

Numa resposta enviada à agência Lusa, o SEF avançou que os 37 migrantes hoje resgatados pela Marinha no Algarve são “alegadamente oriundos do Norte de África” e vão ser instalados em Portimão para realizarem os testes de diagnóstico à covid-19 e garantida a assistência humanitária, “em particular as necessidades básicas de alimentação e assistência médica”.

O SEF precisou que juntamente com a Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública estão a desenvolver “todos os procedimentos previstos nestas situações”, em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O SEF referiu ainda que, posteriormente, serão promovidas por este serviço de segurança “todas as diligências necessárias para avaliação da situação e promoção das medidas adequadas ao caso”.

A costa algarvia tem recebido nos últimos dois anos vários desembarques ilegais de migrantes marroquinos.

Elevador da Glória.
Economia Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Cultura

Museu de Tavira promove oficina gratuita de presépios algarvios em barro para famílias

12:20 28 Outubro, 2026 12:29 28 Outubro, 2026

Crianças dos 5 aos 12 anos são convidadas a criar presépios em barro no Museu de Tavira, numa oficina gratuita orientada pelo ceramista Mário Mendonça

Filho de manifestante em Lisboa.
Economia Nacional Vídeo

Filho de manifestante revela dificuldades com a crise da habitação: “A mãe precisa do dinheiro para não ficarmos na rua”

11:10 28 Outubro, 2026 12:12 28 Outubro, 2026

Mãe de dois filhos contou que paga 800 euros de renda e recebe 460 euros de salário: o filho também explicou como vive esta realidade

Vila do Bispo.
Algarve Cultura

No Barlavento algarvio há uma vila que hoje é conhecida pelas praias mas no passado foi o “celeiro do Algarve”

12:40 28 Outubro, 2026 10:48 28 Outubro, 2026

Vila do Bispo guarda um passado ligado à produção de cereais, que ainda hoje pode ser descoberto através do seu património

Algarve Desporto

Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios

12:00 28 Outubro, 2026 12:02 28 Outubro, 2026

Mobilidade preocupa responsáveis pela Fórmula 1 no Algarve, que esperam até 105 mil pessoas e preveem reduzir os lugares de estacionamento

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Economia Europe Direct Algarve

Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego

09:39 28 Outubro, 2026 10:19 28 Outubro, 2026

Encontro sobre inovação social reuniu mais de 50 entidades do Algarve, Alentejo e Andaluzia para debater inclusão, empreendedorismo e emprego

Cultura Ensino Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Opinião Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Elevador da Glória.
Economia, Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Cultura

Museu de Tavira promove oficina gratuita de presépios algarvios em barro para famílias

12:20 28 Outubro, 2026 12:29 28 Outubro, 2026

Crianças dos 5 aos 12 anos são convidadas a criar presépios em barro no Museu de Tavira, numa oficina gratuita orientada pelo ceramista Mário Mendonça

Filho de manifestante em Lisboa.
Economia, Nacional, Vídeo

Filho de manifestante revela dificuldades com a crise da habitação: “A mãe precisa do dinheiro para não ficarmos na rua”

11:10 28 Outubro, 2026 12:12 28 Outubro, 2026

Mãe de dois filhos contou que paga 800 euros de renda e recebe 460 euros de salário: o filho também explicou como vive esta realidade

Vila do Bispo.
Algarve, Cultura

No Barlavento algarvio há uma vila que hoje é conhecida pelas praias mas no passado foi o “celeiro do Algarve”

12:40 28 Outubro, 2026 10:48 28 Outubro, 2026

Vila do Bispo guarda um passado ligado à produção de cereais, que ainda hoje pode ser descoberto através do seu património

Algarve, Desporto

Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios

12:00 28 Outubro, 2026 12:02 28 Outubro, 2026

Mobilidade preocupa responsáveis pela Fórmula 1 no Algarve, que esperam até 105 mil pessoas e preveem reduzir os lugares de estacionamento

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Economia, Europe Direct Algarve

Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego

09:39 28 Outubro, 2026 10:19 28 Outubro, 2026

Encontro sobre inovação social reuniu mais de 50 entidades do Algarve, Alentejo e Andaluzia para debater inclusão, empreendedorismo e emprego

Cultura, Ensino, Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Opinião, Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve, Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Últimas Notícias

  • Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças
    Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças
  • No Barlavento algarvio há uma vila que hoje é conhecida pelas praias mas no passado foi o “celeiro do Algarve”
    No Barlavento algarvio há uma vila que hoje é conhecida pelas praias mas no passado foi o “celeiro do Algarve”
  • Museu de Tavira promove oficina gratuita de presépios algarvios em barro para famílias
    Museu de Tavira promove oficina gratuita de presépios algarvios em barro para famílias
  • Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”
    Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”
  • Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios
    Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios

Opinião

  • História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
  • A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel
    A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel
  • O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório
    O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

Europe Direct Algarve

  • Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
    Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
  • Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
    Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal