Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Renaturalização de ribeira em Loulé é primeiro passo para novo parque verde – REPORTAGEM

Cadoiço Vivo é o projeto liderado pela associação Almargem com o intuito de retirar espécies invasoras, plantar vegetação autóctone, instalar abrigos para aves, insetos e morcegos, assim como estabilizar as margens da ribeira através da chamada engenharia natural

09:44 25 Janeiro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
As intervenções são visíveis ao longo de 800 metros do percurso da ribeira

A ribeira do Cadoiço, em Loulé, foi alvo de um processo de renaturalização considerado um primeiro passo para a criação de um parque urbano e agrícola, e um futuro corredor verde entre Loulé e Quarteira.

Cadoiço Vivo é o projeto liderado pela associação Almargem, apoiado pela Câmara Municipal de Loulé e financiado pelo Fundo Ambiental, com o intuito de retirar espécies invasoras, plantar vegetação autóctone, instalar abrigos para aves, insetos e morcegos, assim como estabilizar as margens da ribeira através da chamada engenharia natural.

“Introduzimos várias espécies que sabemos que são adequadas, não só para a renaturalização da ribeira, para que tenhamos aqui natureza nativa de Portugal, mas também para estabilizar as margens da ribeira”, revela o coordenador do projeto, numa visita da Lusa à intervenção, que demorou cerca de quatro meses.

É junto num terreno adjacente à ribeira, recentemente adquirido pelo município, que André Pinheiro assume que foi necessária uma atenção especial aos trabalhos, já que o curso de água “está muito perto de vivendas” e houve a necessidade de impedir que as margens “começassem a fraquejar” pelas espécies que foram removidas.

Para isso, foram usadas técnicas de engenharia natural procurando combinar a utilização de plantas e árvores com outros materiais construtivos, de modo a consolidar zonas instáveis e encostas, e prevenir a erosão.

No processo de renaturalização foram removidas 40 toneladas de espécies de plantas invasoras

As intervenções são visíveis ao longo de 800 metros do percurso da ribeira, desde a cascata junto a uma bomba de gasolina na saída sul da cidade – onde o curso de água sai de um percurso subterrâneo – até à zona da Parrela.

O espaço adjacente à ponte dos Álamos é dos mais notórios, com um reforço das margens com pedras e troncos de árvores cortadas na intervenção, plantação de espécies vegetais e até a instalação de um hotel de insetos, estrutura que desperta a curiosidade de quem por lá passa.

A colocação deste tipo de abrigos, assim como de caixas-ninho para aves e morcegos em “zonas estratégicas”, serve para “dar um pouco mais de força às espécies de fauna que é suposto existirem na ribeira”, mas a instalação tem também uma vertente de educação ambiental, aponta o biólogo.

“Para que as crianças percebam a importância de proteger a diversidade animal, visitando as zonas que foram reabilitadas e acompanhando a sua evolução nos próximos meses, que esperamos que seja bastante rápida”, comenta.

André Pinheiro destaca que a ribeira, apesar de “muito pouco conhecida, mesmo por louletanos”, é vital para fauna e flora, já que “tem sempre água” em momentos em que outras ribeiras podem secar completamente, sendo o local para onde muitas espécies “vão acabar por convergir e conseguir prosperar”.

A ribeira atravessa uma zona historicamente agrícola que durante muitos anos serviu de fonte de abastecimento da cidade de Loulé e a sua renaturalização é vista pelo município como o primeiro passo para a reconciliação das duas áreas, com a criação do Parque Urbano e Agrícola de Loulé.

“A ribeira do Cadoiço é o esqueleto deste parque. É a ribeira que vai desaguar nas zonas húmidas que pretendemos classificar como áreas protegidas”, afirma a vereadora do Urbanismo.

Heloísa Madeira refere-se à classificação das zonas húmidas do Almargem-Trafal como paisagem protegida local, situadas a quase 10 quilómetros mais a sul, em Quarteira, e que a autarquia pretende ligar ao Parque Urbano e Agrícola com a “criação de um corredor verde com 54 hectares”.

O projeto “está ainda em fase embrionária” mas a vereadora assume que irá criar condições para que os “residentes e visitantes consigam de uma forma sustentável – a pé ou de bicicleta – ir de uma cidade à outra, usufruindo de tudo o que este território pode oferecer”.

Para já, a autarquia está concentrada na criação do parque e na classificação das zonas húmidas para depois, em sede de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), criar o corredor verde.

A governante destaca, contudo, que estes projetos de recuperação só são possíveis com a “colaboração das associações ambientais, com uma grande participação dos cidadãos”.

Heloísa Madeira afirma ser “essencial envolver a comunidade escolar” nestes projetos, trazendo os alunos e a escola, “mostrando-lhes o território que muitas vezes lhes é desconhecido”.

No processo de renaturalização foram removidas 40 toneladas de espécies de plantas invasoras e plantados 100 árvores e arbustos nativos. Foram colocados 13 abrigos para morcegos, 30 caixas-ninho para aves e ainda quatro hotéis para insetos.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Subsídio de Lar ajuda nas despesas da casa: saiba quem pode receber

17:20 7 Julho, 2026 14:58 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Subsídio de Lar é uma prestação paga em dinheiro para ajudar nas despesas com a manutenção da casa

Martelo de juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Algarve

Apresentações períódicas para treinador detido por abuso de menor em Vila Real de Santo António

07:15 8 Julho, 2026 06:52 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Homem de 29 anos foi detido em Vila Real de Santo António por factos que terão ocorrido em contexto de treinos desportivos

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Algarve Economia Tech

Plataforma criada em Castro Marim está disponível para produtores de sal artesanal

08:10 8 Julho, 2026 08:05 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sistema reúne colheitas, qualidade, armazém, vendas, faturação e rastreabilidade por código QR num só lugar

Algarve

Lixo e dejectos humanos: este trilho no Algarve já foi a “melhor caminhada da Europa” e agora está em risco

09:00 8 Julho, 2026 20:15 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Empresas de animação turística e guias independentes denunciam a crescente degradação do percurso dos Sete Vales Suspensos, em Lagoa, no Algarve

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Saúde

Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos

08:00 8 Julho, 2026 20:02 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que lavar as mãos após o contacto pode reduzir o risco de infeções

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher com dificuldade em adormecer devido ao calor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor

22:00 7 Julho, 2026 20:58 7 Julho, 2026 | João Luís

Colocar isto no congelador pode criar uma sensação de frescura temporária antes de dormir nas noites quentes

Idoso preocupado acompanhado da mulher. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Atenção à idade da reforma: revisão do INE pode mexer nas contas das pensões

14:12 7 Julho, 2026 14:12 7 Julho, 2026 | João Luís

Revisão dos dados da população pelo INE pode influenciar o cálculo da esperança de vida, a idade da reforma e o fator de sustentabilidade

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Avião estacionado no aeroporto.
Europa

“Era uma temperatura desumana”: voo em Espanha que deveria demorar 1 h só levantou 6 h depois do previsto

16:10 7 Julho, 2026 15:34 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Voo entre Vigo e Madrid transformou-se num longo impasse depois de uma avaria obrigar os passageiros a permanecerem horas à espera

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Esta é a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

18:30 7 Julho, 2026 15:14 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A fruta congelada pode ser uma opção prática para ter sempre em casa, mas há uma escolha que se destaca no supermercado

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Subsídio de Lar ajuda nas despesas da casa: saiba quem pode receber

17:20 7 Julho, 2026 14:58 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Subsídio de Lar é uma prestação paga em dinheiro para ajudar nas despesas com a manutenção da casa

Martelo de juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Algarve

Apresentações períódicas para treinador detido por abuso de menor em Vila Real de Santo António

07:15 8 Julho, 2026 06:52 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Homem de 29 anos foi detido em Vila Real de Santo António por factos que terão ocorrido em contexto de treinos desportivos

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Algarve, Economia, Tech

Plataforma criada em Castro Marim está disponível para produtores de sal artesanal

08:10 8 Julho, 2026 08:05 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sistema reúne colheitas, qualidade, armazém, vendas, faturação e rastreabilidade por código QR num só lugar

Algarve

Lixo e dejectos humanos: este trilho no Algarve já foi a “melhor caminhada da Europa” e agora está em risco

09:00 8 Julho, 2026 20:15 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Empresas de animação turística e guias independentes denunciam a crescente degradação do percurso dos Sete Vales Suspensos, em Lagoa, no Algarve

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Saúde

Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos

08:00 8 Julho, 2026 20:02 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que lavar as mãos após o contacto pode reduzir o risco de infeções

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher com dificuldade em adormecer devido ao calor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor

22:00 7 Julho, 2026 20:58 7 Julho, 2026 | João Luís

Colocar isto no congelador pode criar uma sensação de frescura temporária antes de dormir nas noites quentes

Idoso preocupado acompanhado da mulher. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Atenção à idade da reforma: revisão do INE pode mexer nas contas das pensões

14:12 7 Julho, 2026 14:12 7 Julho, 2026 | João Luís

Revisão dos dados da população pelo INE pode influenciar o cálculo da esperança de vida, a idade da reforma e o fator de sustentabilidade

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Avião estacionado no aeroporto.
Europa

“Era uma temperatura desumana”: voo em Espanha que deveria demorar 1 h só levantou 6 h depois do previsto

16:10 7 Julho, 2026 15:34 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Voo entre Vigo e Madrid transformou-se num longo impasse depois de uma avaria obrigar os passageiros a permanecerem horas à espera

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Esta é a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

18:30 7 Julho, 2026 15:14 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A fruta congelada pode ser uma opção prática para ter sempre em casa, mas há uma escolha que se destaca no supermercado

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Lixo e dejectos humanos: este trilho no Algarve já foi a “melhor caminhada da Europa” e agora está em risco
    Lixo e dejectos humanos: este trilho no Algarve já foi a “melhor caminhada da Europa” e agora está em risco
  • “Estafeta das Possibilidades” quer ligar Faro, Porto e Lisboa pela inclusão
    “Estafeta das Possibilidades” quer ligar Faro, Porto e Lisboa pela inclusão
  • Plataforma criada em Castro Marim está disponível para produtores de sal artesanal
    Plataforma criada em Castro Marim está disponível para produtores de sal artesanal
  • Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos
    Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos
  • Faro recebe duas novas exposições de arte contemporânea na Associação 289
    Faro recebe duas novas exposições de arte contemporânea na Associação 289

Opinião

  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

Europe Direct Algarve

  • Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
    Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal