Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Projecto AQUA & AMBI: “Rentabilizar para proteger”

“Rentabilizar para proteger” é o mote do projeto “AQUA&AMBI – Apoio à gestão das zonas húmidas do litoral do Sudoeste Ibérico: interações entre a Aquacultura e meio Ambiente na região transfronteiriça Alentejo-Algarve-Andaluzia”, financiado pelo Programa Operativo Cooperação Transfronteiriça INTERREG Espanha-Portugal (POCTEP).

15:38 4 Novembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Estrutura do Projecto AQUA&AMBI 2
Vista aérea de uma das zonas húmidas do litoral do Sudoeste Ibérico
Importância das zonas húmidas para a avifauna. Imagens de flamingos capturados na aquacultura La Esperanza (Baía de Cádiz, Espanha)
Antiga salina reconvertida em aquacultura, Estação Piloto de Piscicultura de Olhão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Por ser um projeto ambicioso decorreu em duas fases, a primeira com início em 2017 (0240-AQUAAQUA-5-P) decorreu até 2020.A segunda fase com início em 2020, a finalizar em 2022 (0750–AQUA&AMBI 2 – 5-P). O consórcio deste projecto envolve entidades portuguesas (Instituto Portugês do Mar e da Atmosfera – IPMA; Agência Portuguesa do Ambiente – APA) e espanholas (Universidade de Cádiz – UCA; Agencia de Gestión Agraria y Pesquera de Andalucía – AGAPA; Instituto de Ciencias Marinas de Andalucía-Agencia Estatal Consejo Superior de Investigaciones Cientificas – ICMAN-CSIC; Fundación Centro Tecnológico Acuicultura de Andalucía – CTAQUA; Instituto Andaluz de Investigación y Formación Agroalimentaria y Pesquera – IFAPA), tendo na primeira fase participado a empresa andaluza de aquacultura PISTRESA.

O objetivo principal do projeto é promover formas de valorizar áreas artificializadas degradadas das Áreas Protegidas da região do Alentejo, Algarve e Andaluzia tendo em vista a conservação da sua biodiversidade, os habitats naturais e a fauna e a flora selvagens do território. Estas zonas sensíveis do ponto de vista ecológico abrigam um grande número de atividades económicas que moldaram a paisagem e contribuem para a sua biodiversidade. Contudo a partir do ano 2000, e com a criação do diploma da Rede Natura 2000, estas áreas ficaram sujeitas a fortes regimes de protecção obrigando as atividades nelas permitidas a obedecer a critérios muito restritivos, o qual tem levado ao abandono de algumas das atividades tradicionais. Duas dessas atividades foram a cultura de sal e a de peixe a ela associado. As áreas de salina, incluem grandes zonas húmidas de pouca profundidade que proporcionam alimento e descanso às aves migradoras no decorrer da sua viagem. O abandono dessa atividade tem levado à progressiva sedimentação dos tejos de produção com consequente diminuição de áreas de refúgio e perda de biodiversidade.

Esta realidade levou a que o projeto AQUA&AMBI promove-se uma série de atividades conducentes à conservação dessas áreas húmidas tentando encontrar formas de produção sustentáveis para rentabilizar esses espaços. Algumas dessas formas prendem-se com o restabelecimento de bancos naturais de ostra, a avaliação do potencial de algumas plantas e organismos no que respeita ao seu potencial em compostos bioactivos, utilização de aquacultura ecológica tal como a orgânica e a multi-trófica integrada (IMTA) utilizando espécies locais, e claro, o turismo ornitológico e de natureza.

O projecto foi organizado em quatro grandes actividades:

1. Conhecimento das áreas e os diferentes níveis de proteção estabelecidos na legislação, bem como a sua compatibilidade com os usos, atividades e ocupações exercidas no território. Desta maneira é possível promover o crescimento ordenado e sustentável da aquacultura com base no conhecimento da disponibilidade real de espaços, considerando as possíveis limitações existentes à sua implementação.

2. Avaliação da importância da aquacultura sustentável como geradora dos serviços do ecosistema, através da valorização do capital natural existente, nomeadamente na diversidade da avifauna, bancos naturais de ostras, entre outros, bem como na contribuição para o balanço do carbono.

3. Actividade dedicada à produção sustentável, onde se inclui avaliação do potencial biotecnologico de organismos existentes no território, avaliar sistemas ecologicamnte sustentáveis (cultivo multitrófico integrado – IMTA, aquacultura orgânica, etc.), testar o potencial de novas espécies de organismos para cultivo em IMTA, conhecer o enquadramento legal, processo de licenciamento e certificação de produção sustentável.

4. Promoção da utilização de sistemas de produção aquícola ecologicamente sustentáveis, através do desenvolvimento de manuais e a preparação de ações de formação para profissionais interessados na sua utilização.

O projecto AQUA&AMBI irá permitir o desenvolvimento de metodologias inovadoras para potenciar a identidade produtiva destes espaços e a sua dinamização como motor de desenvolvimento socioeconómico e fator de competitividade para outras regiões. Além disso irá dotar-se o coletivo vinculado ao setor do mar de ferramentas para o acesso a novas oportunidades geradoras de emprego e crescimento económico, e aumentar as oportunidades de transição para atividades aquícolas sustentáveis.

Para saber mais, pode consultar o seguinte link: https://www.aquaambi-poctep.eu

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Homem morre atropelado por camião depois de encostar carro avariado

15:00 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima terá saído da viatura para ir buscar água à bagageira, antes de ser atropelada pelo camião

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Miguel Esteves Cardoso
Algarve Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Algarve

Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro

08:50 22 Junho, 2026 08:18 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima de 74 anos entregou 2.300 euros após alegado acidente e novos pedidos mensais durante dois anos

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Algarve Saúde

Clínica de fisioterapia de Tavira leva movimento e saúde à Biblioteca e ao Mercado Municipal

16:29 22 Junho, 2026 16:31 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativas procuram reforçar a prevenção, a autonomia e a qualidade de vida através do movimento e de estilos de vida saudáveis

Luís Montenegro a discursar.
Economia Nacional

Luís Montenegro alerta reformados: “Baixar a idade das reformas hoje significa cortar pensões amanhã”

07:10 22 Junho, 2026 14:58 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No congresso do PSD, Luís Montenegro voltou a tocar num dos temas mais sensíveis para milhares de portugueses reformados

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Telemóvel a carregar. Crédito: Freepik
Tech

Carrega o telemóvel todos os dias? Há um truque simples que pode poupar-lhe muito tempo

17:20 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ativar o modo avião enquanto o telemóvel está a carregar pode reduzir o consumo em segundo plano e ajudar a bateria a encher mais depressa

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

18:04 22 Junho, 2026 18:09 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Prémio Europeu de Literatura elogiou a criatividade linguística de Kaprálová e sua exploração do património cultural de Maribor"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 18:26 19 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Homem morre atropelado por camião depois de encostar carro avariado

15:00 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima terá saído da viatura para ir buscar água à bagageira, antes de ser atropelada pelo camião

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Miguel Esteves Cardoso
Algarve, Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Algarve

Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro

08:50 22 Junho, 2026 08:18 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima de 74 anos entregou 2.300 euros após alegado acidente e novos pedidos mensais durante dois anos

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Algarve, Saúde

Clínica de fisioterapia de Tavira leva movimento e saúde à Biblioteca e ao Mercado Municipal

16:29 22 Junho, 2026 16:31 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativas procuram reforçar a prevenção, a autonomia e a qualidade de vida através do movimento e de estilos de vida saudáveis

Luís Montenegro a discursar.
Economia, Nacional

Luís Montenegro alerta reformados: “Baixar a idade das reformas hoje significa cortar pensões amanhã”

07:10 22 Junho, 2026 14:58 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No congresso do PSD, Luís Montenegro voltou a tocar num dos temas mais sensíveis para milhares de portugueses reformados

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Telemóvel a carregar. Crédito: Freepik
Tech

Carrega o telemóvel todos os dias? Há um truque simples que pode poupar-lhe muito tempo

17:20 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ativar o modo avião enquanto o telemóvel está a carregar pode reduzir o consumo em segundo plano e ajudar a bateria a encher mais depressa

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

18:04 22 Junho, 2026 18:09 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Prémio Europeu de Literatura elogiou a criatividade linguística de Kaprálová e sua exploração do património cultural de Maribor"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 18:26 19 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Últimas Notícias

  • “Toda a gente ficou surpreendida”: restaurante Marinhas ganha concurso com mais de 100 participantes à conta do arroz de polvo
    “Toda a gente ficou surpreendida”: restaurante Marinhas ganha concurso com mais de 100 participantes à conta do arroz de polvo
  • Ginastas do Sporting de Olhão brilham no Nacional de Mini-Trampolim
    Ginastas do Sporting de Olhão brilham no Nacional de Mini-Trampolim
  • Força Aérea faz três resgates ao largo dos Açores em menos de 24 horas
    Força Aérea faz três resgates ao largo dos Açores em menos de 24 horas
  • GNR detém 89 pessoas e deteta 668 infrações rodoviárias no Algarve
    GNR detém 89 pessoas e deteta 668 infrações rodoviárias no Algarve
  • Carrega o telemóvel todos os dias? Há um truque simples que pode poupar-lhe muito tempo
    Carrega o telemóvel todos os dias? Há um truque simples que pode poupar-lhe muito tempo

Opinião

  • Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte
    A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte
  • Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento
    Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento

Europe Direct Algarve

  • Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
    Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal