Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Parlamento levanta hoje parte das restrições, máscaras mantêm-se

As novas regras entram em vigor mas só na quarta-feira, dia de plenário, se notará a principal mudança, com os 230 deputados a poderem marcar presença fisicamente na sala das sessões plenárias

09:03 11 Outubro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O parlamento começa esta segunda-feira a funcionar com menos restrições devido à covid-19, destacando-se o fim dos limites da presença de deputados no plenário, mas continua a ser obrigatório o uso de máscara nas áreas comuns.

As novas regras entram hoje em vigor mas só na quarta-feira, dia de plenário, se notará a principal mudança, com os 230 deputados a poderem marcar presença fisicamente na sala das sessões plenárias.

Atualmente, o plenário funcionava apenas com metade dos deputados, depois de, nas fases mais críticas da pandemia, se ter reunido apenas com um quinto dos parlamentares, 46.

“O plenário passa a reunir sem limitação de capacidade, de acordo com o Regimento”, referem as novas normas, que acabam com a possibilidade de os deputados participarem nas sessões plenárias por videoconferência, exceto quando lhes tenha sido determinado o isolamento por autoridade de saúde.

Entre as medidas que se manterão em vigor conta-se o “uso de máscara em todos os espaços comuns e partilhados” da Assembleia da República, mas deixará de ser feito o controlo obrigatório de temperatura à entrada do parlamento.

As comissões parlamentares também se reunirão, por regra, de forma presencial, embora cada uma possa determinar, caso a caso, a realização de audições por videoconferência, continuando a não ser permitida a presença de visitantes.

No documento final com as novas regras, incluiu-se que, além de funcionários, dos grupos parlamentares e dos assessores também será permitida a presença de jornalistas nas reuniões das comissões.

No plenário serão permitidos assistentes e visitantes nas galerias até um máximo de 70 pessoas.

São retomadas as missões oficiais da Assembleia da República “onde a situação epidemiológica o permita” (mantendo-se suspensas para países com taxa de incidência superior a 500 casos por cem mil habitantes).

Nos eventos organizados pelo parlamento, como conferências ou seminários, a regra será só estarem presentes oradores e deputados, mas admitindo-se a presença de convidados nas salas maiores.

A estes, “recomenda-se” a vacinação completa atestada por certificado ou a apresentação de um teste, continuando suspensos os eventos e reuniões de entidades externas à Assembleia da República.

O documento estipula também limites ao número de convidados e visitantes por deputado e grupo parlamentar e autoriza-se que sejam retomadas as visitas guiadas ao parlamento “em grupos não superiores a 15 pessoas”, neste caso condicionadas à apresentação de certificado ou teste.

Além de se manter o uso de máscara, continuarão também a existir no parlamento pontos com gel desinfetante, separadores de acrílicos nas receções e portarias bem como purificadores de ar e medidas de limpeza extraordinárias, nomeadamente dos microfones e do púlpito na sala das sessões.

Irá também manter-se a realização de testes semanais de antigénio e será promovida uma campanha de vacinação contra a gripe sazonal.

Além do fim da medição obrigatória da temperatura, serão desativadas as áreas de isolamento criadas no âmbito da pandemia, retirados os tapetes desinfetantes nas entradas do parlamento e eliminadas as medidas de “contenção nas cafetarias e restaurantes” do parlamento, voltando-se à normal lotação destes espaços.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Lidl. Crédito: DR
Economia Nacional

Lidl ‘acelera’ e abre mais duas lojas em Portugal com uma estreia neste concelho: conheça as novas localizações

09:30 22 Junho, 2026 02:54 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Continuando a sua expansão em Portugal, o Lidl abriu agora mais duas lojas em Portugal, com um investimento estimado nos 15 milhões de euros

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Algarve

Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro

08:50 22 Junho, 2026 08:18 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima de 74 anos entregou 2.300 euros após alegado acidente e novos pedidos mensais durante dois anos

Miguel Esteves Cardoso
Algarve Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Algarve Cultura

“Alcoutim ComVida” anima noites de verão com música em todo o concelho

11:47 22 Junho, 2026 11:51 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Praça da República recebe concertos todas as quartas-feiras, enquanto as freguesias acolhem música às quintas

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Tech

Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos

09:00 22 Junho, 2026 02:44 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialistas avisam para erro que muitas pessoas cometem sem saber e que pode levar a que receba mais chamadas spam

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Burlão. Crédito: Freepik
Nacional Tech

Banco de Portugal alerta para burla que começa com uma chamada ou mensagem e pode acabar com a sua conta bancária ‘limpa’

11:00 22 Junho, 2026 10:00 22 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Autoridades alertam para burla que usa SMS, chamadas falsas e códigos bancários para tentar enganar vítimas em Portugal

Opinião

Reconhecer e identificar para mudar | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

11:29 22 Junho, 2026 11:32 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Não existem receitas mágicas. Existe, sim, a possibilidade de mudar através da persistência, da consciência e da prática diária"

Hard Rock International.
Algarve Economia Vida & Lazer

Está a chegar a Portimão o primeiro hotel da cadeia Hard Rock

17:50 21 Junho, 2026 22:06 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro hotel Hard Rock em Portugal está a nascer em Portimão, junto à Praia do Vau, e conta com 275 quartos

Europe Direct Algarve Opinião

Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão

10:10 22 Junho, 2026 10:11 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O movimento Nova Bahaus Europeia pode responder aos desafios algarvios incentivando a sustentabilidade e a inovação da pesca"

Opinião Tech

Entre o nome e o número | Por Luís Ganhão

08:00 22 Junho, 2026 07:41 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A verdadeira questão não é saber se já nos tornámos números. A questão é saber se ainda valorizamos o suficiente aquilo que só o nome — a identidade singular, irrepetível — pode representar"

Algarve Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 14:16 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparada a uma “Mykonos portuguesa”

Economia Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

António Rosa.
Algarve

“Maior trauma da minha vida”: ex-concorrente do Casados à Primeira Vista é detido no Mercado de Faro e ‘culpa’ o filho pela noite na cela

18:50 19 Junho, 2026 13:13 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de sair de "Casados à Primeira Vista", António Rosa diz ter vivido o momento mais duro da sua vida, numa detenção inesperada em Faro

Algarve Cultura Desporto

Lagoa convida população a caminhar e correr ao luar durante o verão

10:00 21 Junho, 2026 09:47 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Caminhadas ao Luar regressam a Lagoa com seis percursos gratuitos, às quartas-feiras, entre 8 de julho e 12 de agosto

Lidl. Crédito: DR
Economia, Nacional

Lidl ‘acelera’ e abre mais duas lojas em Portugal com uma estreia neste concelho: conheça as novas localizações

09:30 22 Junho, 2026 02:54 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Continuando a sua expansão em Portugal, o Lidl abriu agora mais duas lojas em Portugal, com um investimento estimado nos 15 milhões de euros

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Algarve

Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro

08:50 22 Junho, 2026 08:18 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima de 74 anos entregou 2.300 euros após alegado acidente e novos pedidos mensais durante dois anos

Miguel Esteves Cardoso
Algarve, Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Algarve, Cultura

“Alcoutim ComVida” anima noites de verão com música em todo o concelho

11:47 22 Junho, 2026 11:51 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Praça da República recebe concertos todas as quartas-feiras, enquanto as freguesias acolhem música às quintas

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Tech

Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos

09:00 22 Junho, 2026 02:44 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialistas avisam para erro que muitas pessoas cometem sem saber e que pode levar a que receba mais chamadas spam

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Burlão. Crédito: Freepik
Nacional, Tech

Banco de Portugal alerta para burla que começa com uma chamada ou mensagem e pode acabar com a sua conta bancária ‘limpa’

11:00 22 Junho, 2026 10:00 22 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Autoridades alertam para burla que usa SMS, chamadas falsas e códigos bancários para tentar enganar vítimas em Portugal

Opinião

Reconhecer e identificar para mudar | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

11:29 22 Junho, 2026 11:32 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Não existem receitas mágicas. Existe, sim, a possibilidade de mudar através da persistência, da consciência e da prática diária"

Hard Rock International.
Algarve, Economia, Vida & Lazer

Está a chegar a Portimão o primeiro hotel da cadeia Hard Rock

17:50 21 Junho, 2026 22:06 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro hotel Hard Rock em Portugal está a nascer em Portimão, junto à Praia do Vau, e conta com 275 quartos

Europe Direct Algarve, Opinião

Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão

10:10 22 Junho, 2026 10:11 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O movimento Nova Bahaus Europeia pode responder aos desafios algarvios incentivando a sustentabilidade e a inovação da pesca"

Opinião, Tech

Entre o nome e o número | Por Luís Ganhão

08:00 22 Junho, 2026 07:41 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A verdadeira questão não é saber se já nos tornámos números. A questão é saber se ainda valorizamos o suficiente aquilo que só o nome — a identidade singular, irrepetível — pode representar"

Algarve, Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 14:16 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparada a uma “Mykonos portuguesa”

Economia, Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

António Rosa.
Algarve

“Maior trauma da minha vida”: ex-concorrente do Casados à Primeira Vista é detido no Mercado de Faro e ‘culpa’ o filho pela noite na cela

18:50 19 Junho, 2026 13:13 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de sair de "Casados à Primeira Vista", António Rosa diz ter vivido o momento mais duro da sua vida, numa detenção inesperada em Faro

Algarve, Cultura, Desporto

Lagoa convida população a caminhar e correr ao luar durante o verão

10:00 21 Junho, 2026 09:47 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Caminhadas ao Luar regressam a Lagoa com seis percursos gratuitos, às quartas-feiras, entre 8 de julho e 12 de agosto

Últimas Notícias

  • Cuca Roseta leva grandes êxitos ao Dia do Município de Castro Marim
    Cuca Roseta leva grandes êxitos ao Dia do Município de Castro Marim
  • “Alcoutim ComVida” anima noites de verão com música em todo o concelho
    “Alcoutim ComVida” anima noites de verão com música em todo o concelho
  • “Poesias do Mundo” celebra 10 anos com Nero no Festival MED
    “Poesias do Mundo” celebra 10 anos com Nero no Festival MED
  • Banco de Portugal alerta para burla que começa com uma chamada ou mensagem e pode acabar com a sua conta bancária ‘limpa’
    Banco de Portugal alerta para burla que começa com uma chamada ou mensagem e pode acabar com a sua conta bancária ‘limpa’
  • Alunos de Tavira mostram criatividade em exposição de gravura no Teatro António Pinheiro
    Alunos de Tavira mostram criatividade em exposição de gravura no Teatro António Pinheiro

Opinião

  • Reconhecer e identificar para mudar | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
    Reconhecer e identificar para mudar | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
  • Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
    Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
  • Entre o nome e o número | Por Luís Ganhão
    Entre o nome e o número | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
    Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
  • Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
    Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal