Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Pandora Papers. Há três políticos portugueses que aparecem [veja aqui o link da investigação]

A maior investigação de sempre do ICIJ sobre o mundo offshore envolveu mais de 600 jornalistas em 117 países e revela segredos financeiros de políticos, milionários e da elite global

20:39 3 Outubro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Chegaram os Pandora Papers. Há dezenas de presidentes e primeiros-ministros expostos numa nova fuga de informação

No topo das prioridades na investigação que o Expresso desenvolveu com o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) estava descobrir se haveria políticos portugueses no meio dos 12 milhões de ficheiros dos Pandora Papers, uma fuga de informação com origem em 14 empresas especializadas em registar companhias offshore.

A nova fuga de informação do ICIJ inclui três políticos em Portugal. O vice-presidente do PSD, Nuno Morais Sarmento, usou as Ilhas Virgens Britânicas para ser sócio de um hotel em Moçambique. Vitalino Canas teve uma procuração passada para abrir contas em Macau. E o ex-ministro Manuel Pinho transferiu o seu dinheiro para uma nova companhia offshore quando quis comprar um apartamento em Nova Iorque.

Uma parte do esforço desenvolvido assentou na construção de listas com nomes de políticos – ministros e secretários de Estado; mulheres e maridos de governantes; deputados; políticos e ex-políticos com subvenções vitalícias; membros destacados de partidos políticos. E todos os primeiros-ministros e presidentes que ocuparam cargos depois do 25 de Abril.


Consórcio de jornalistas revela que 14 líderes mundiais esconderam fortuna


O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação publicou hoje um novo trabalho no qual revela que 14 líderes mundiais no ativo esconderam fortunas de milhares de milhões de dólares para não pagarem impostos.

A este número juntam-se 21 líderes que já não estão no poder e que também ocultaram propriedades e rendimentos.

A nova investigação do consórcio (ICIJ, na sigla em inglês), nomeada “Pandora Papers”, põe a descoberto os segredos financeiros daqueles 35 líderes mundiais (atuais e antigos) e de mais de 330 políticos e funcionários públicos, de 91 países e territórios, entre os quais Portugal.

Segundo o jornal Expresso, que faz parte do consórcio, há três portugueses envolvidos: os antigos ministros Nuno Morais Sarmento e Manuel Pinho e o advogado e antigo deputado socialista Vitalino Canas.

Entre os nomes referidos na investigação, estão o rei Abdallah II da Jordânia, o primeiro-ministro da República Checa, Andrej Babis, e o Presidente do Equador, Guillermo Lasso, revela a investigação, publicada em órgãos de informação como The Washington Post, BBC e The Guardian.

A investigação (acessível em https://www.icij.org/investigations/pandora-papers/global-investigation-tax-havens-offshore/) revela ainda novos detalhes sobre importantes doadores estrangeiros do Partido Conservador do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e detalha atividades financeiras questionáveis do “ministro oficioso de propaganda” do Presidente russo, Vladimir Putin.

O círculo próximo do primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, é denunciado por ter escondido milhões de dólares em empresas e entidades externas.

Também o Presidente queniano, Uhuru Kenyatta, e seis membros da sua família são denunciados por deterem, em segredo, pelo menos 11 empresas no estrangeiro, uma das quais avaliada em 30 milhões de dólares.

O ICIJ diz ter baseado a sua investigação numa “fuga sem precedentes”, envolvendo cerca de dois milhões de documentos, trabalhados por 600 jornalistas, a “maior parceria da história do jornalismo”.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Lidl. Crédito: DR
Economia Nacional

Lidl ‘acelera’ e abre mais duas lojas em Portugal com uma estreia neste concelho: conheça as novas localizações

09:30 22 Junho, 2026 02:54 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Continuando a sua expansão em Portugal, o Lidl abriu agora mais duas lojas em Portugal, com um investimento estimado nos 15 milhões de euros

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Tech

Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos

09:00 22 Junho, 2026 02:44 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialistas avisam para erro que muitas pessoas cometem sem saber e que pode levar a que receba mais chamadas spam

Hard Rock International.
Algarve Economia Vida & Lazer

Está a chegar a Portimão o primeiro hotel da cadeia Hard Rock

17:50 21 Junho, 2026 22:06 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro hotel Hard Rock em Portugal está a nascer em Portimão, junto à Praia do Vau, e conta com 275 quartos

Laranjeira.
Algarve Economia

“Estimamos um prejuízo na ordem dos 20.000€”: toneladas de laranjas roubadas no Algarve para serem vendidas na EN125

08:20 22 Junho, 2026 15:41 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Furtos de laranjas estão a aumentar no Algarve e há produtores a denunciar perdas de várias toneladas e prejuízos elevados

Algarve

Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro

08:50 22 Junho, 2026 08:18 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima de 74 anos entregou 2.300 euros após alegado acidente e novos pedidos mensais durante dois anos

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Luís Montenegro a discursar.
Economia Nacional

Luís Montenegro alerta reformados: “Baixar a idade das reformas hoje significa cortar pensões amanhã”

07:10 22 Junho, 2026 14:58 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No congresso do PSD, Luís Montenegro voltou a tocar num dos temas mais sensíveis para milhares de portugueses reformados

Opinião Tech

Entre o nome e o número | Por Luís Ganhão

08:00 22 Junho, 2026 07:41 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A verdadeira questão não é saber se já nos tornámos números. A questão é saber se ainda valorizamos o suficiente aquilo que só o nome — a identidade singular, irrepetível — pode representar"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 12:46 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Economia Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Nacional

Grupo agride funcionário de restaurante e ameaça-o com arma após recusa de uso da esplanada

15:20 21 Junho, 2026 15:05 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Seis pessoas agrediram um funcionário de um restaurante no Parque das Nações, em Lisboa, depois de lhe ter sido recusada a utilização da esplanada

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Lidl. Crédito: DR
Economia, Nacional

Lidl ‘acelera’ e abre mais duas lojas em Portugal com uma estreia neste concelho: conheça as novas localizações

09:30 22 Junho, 2026 02:54 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Continuando a sua expansão em Portugal, o Lidl abriu agora mais duas lojas em Portugal, com um investimento estimado nos 15 milhões de euros

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Tech

Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos

09:00 22 Junho, 2026 02:44 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialistas avisam para erro que muitas pessoas cometem sem saber e que pode levar a que receba mais chamadas spam

Hard Rock International.
Algarve, Economia, Vida & Lazer

Está a chegar a Portimão o primeiro hotel da cadeia Hard Rock

17:50 21 Junho, 2026 22:06 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro hotel Hard Rock em Portugal está a nascer em Portimão, junto à Praia do Vau, e conta com 275 quartos

Laranjeira.
Algarve, Economia

“Estimamos um prejuízo na ordem dos 20.000€”: toneladas de laranjas roubadas no Algarve para serem vendidas na EN125

08:20 22 Junho, 2026 15:41 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Furtos de laranjas estão a aumentar no Algarve e há produtores a denunciar perdas de várias toneladas e prejuízos elevados

Algarve

Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro

08:50 22 Junho, 2026 08:18 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima de 74 anos entregou 2.300 euros após alegado acidente e novos pedidos mensais durante dois anos

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Luís Montenegro a discursar.
Economia, Nacional

Luís Montenegro alerta reformados: “Baixar a idade das reformas hoje significa cortar pensões amanhã”

07:10 22 Junho, 2026 14:58 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No congresso do PSD, Luís Montenegro voltou a tocar num dos temas mais sensíveis para milhares de portugueses reformados

Opinião, Tech

Entre o nome e o número | Por Luís Ganhão

08:00 22 Junho, 2026 07:41 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A verdadeira questão não é saber se já nos tornámos números. A questão é saber se ainda valorizamos o suficiente aquilo que só o nome — a identidade singular, irrepetível — pode representar"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 12:46 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Economia, Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Nacional

Grupo agride funcionário de restaurante e ameaça-o com arma após recusa de uso da esplanada

15:20 21 Junho, 2026 15:05 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Seis pessoas agrediram um funcionário de um restaurante no Parque das Nações, em Lisboa, depois de lhe ter sido recusada a utilização da esplanada

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Últimas Notícias

  • UAlg entre as melhores do mundo na atração de estudantes internacionais
    UAlg entre as melhores do mundo na atração de estudantes internacionais
  • Lidl ‘acelera’ e abre mais duas lojas em Portugal com uma estreia neste concelho: conheça as novas localizações
    Lidl ‘acelera’ e abre mais duas lojas em Portugal com uma estreia neste concelho: conheça as novas localizações
  • Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido
    Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido
  • Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos
    Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos
  • Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro
    Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro

Opinião

  • Entre o nome e o número | Por Luís Ganhão
    Entre o nome e o número | Por Luís Ganhão
  • Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
    Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
  • Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
    Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves

Europe Direct Algarve

  • Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
    Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
  • Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
    Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal