Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional, Opinião

Os veteranos de guerra

Artigo de opinião da autoria do professor Daniel Graça: “Nunca exigi nada para mim, mas exijo para muitos milhares de homens que necessitam, sempre precisaram, de ajuda, uns sem pernas, outros sem braços, cegos ou com mazelas interiores, mas o Estado assobia para o lado”

15:56 9 Agosto, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
DANIEL GRAÇA
Licenciado em Economia pelo ISEG – Lisboa
Mestre em Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário, pela U. Sevilha
Professor aposentado

Em Portugal, ao longo de 13 anos, quase todos os jovens foram obrigados a ir para uma guerra sem sentido e no regresso foram abandonados pelo Estado até hoje.

A Liga de Combatentes e seus núcleos pelo país, bem como outros grupos de ex-combatentes, recordaram ao longo destas décadas, a precariedade de alguns dos ex-militares e o não reconhecimento pelos sucessivos governos do esforço e sofrimento de toda a sociedade com a chamada guerra do ultramar. Agora que essa juventude daquela época já está reduzida a menos de metade, o Estado ‘ofereceu’ o Cartão de Antigo Combatente e uma Insígnia, cujas ‘benesses’ não custam nada ao Estado. Claro que não podem ser oferecidas regalias a sério porque poderia faltar dinheiro para aumentar os ordenados dos políticos profissionais e não só.

Segui, durante algum tempo, grupos de ex-combatentes no faceboock. Os postes e comentários naqueles grupos mostram que os seus elementos continuam agarrados ao que sofreram naquela insidiosa guerra, tal como se tivessem agora vinte anos, na realidade têm mais de setenta anos. Também aí existiram ‘exigências’ aos sucessivos governos.

Todos os movimentos e reivindicações conduziram à oferta de uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma. Quem é que faz caso dos velhos veteranos sem qualquer poder reivindicativo? ‘Eles que morram mais depressa para aliviar o peso financeiro das reformas e pensões’, será este o pensamento dos políticos?

Nunca exigi nada para mim, mas exijo para muitos milhares de homens que necessitam, sempre precisaram, de ajuda, uns sem pernas, outros sem braços, cegos ou com mazelas interiores, mas o Estado assobia para o lado.

Houve uma certa euforia entre os ex-combatentes por o Estatuto do Antigo Combatente ter sido aprovado e publicado, fruto das reivindicações de alguns, resultado da criação de uma secretaria de estado para acalmar os veteranos, e aí está o resultado pretendido pelo governo, NADA.

Os grandes benefícios são: “Isenção das taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde” que já não existem, “Gratuitidade da entrada em museus e monumentos nacionais”, agora todos aqueles que vivem no interior podem ir visitar museus de borla, e “Gratuitidade do passe intermodal de transportes públicos das áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais.” – ainda sem regulamentação, 27/07/2021 – Claro que é aí que está a maioria dos votos. Não brinquem com coisas sérias! Os ex-combatentes e suas famílias sofreram muito durante pelo menos dois anos.

Não é com o cartão de combatente que se compram os alimentos no mercado nem se melhora a saúde. Utilizem-no onde mais lhes aprover.

Actualmente têm surgido, em muitos concelhos, monumentos e homenagens àqueles que tombaram na guerra, ou que ficaram mutilados, ao serviço de interesses obscuros, era isso e muito mais que devia ter sido feito logo em 1974, mas ao nível nacional. O reconhecimento do sofrimento também liberta.

Paulo Portas, enquanto ministro da defesa, atribuiu o valor simbólico de 150 € anuais a todos aqueles que passaram pela guerra, independentemente da sua graduação, como era muito dinheiro, quem veio a seguir reduziu para 75 € e um pouco mais aos que eram graduados, em conformidade com a graduação militar, como se o sofrimento também tivesse graduação igual à graduação militar. Foi preciso ter pouca vergonha!

Devemos ter cuidado com os falsos defensores do Povo, da Igualdade, da Liberdade e do Socialismo.

Uma coisa são as conversas balofas de cordeiro, outra coisa é aquilo que é feito.

Nacional Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Carlos Grade. Crédito: CML
Algarve Política

Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

19:19 3 Outubro, 2026 19:20 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Autarca presidiu à Junta da Tôr entre 1997 e 2013. Município de Loulé recorda a sua dedicação ao serviço público e a proximidade com os fregueses

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Encomendas CTT.
Algarve

Dois homens detidos por suspeita de burla com encomendas dos CTT em Silves

12:46 3 Outubro, 2026 12:46 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Suspeitos foram intercetados com encomendas no valor de cerca de 3.500 euros. Um usava um colete dos CTT e o mais velho tinha trabalhado na empresa

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve Edição Papel Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Europe Direct Algarve

Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve

19:22 2 Outubro, 2026 19:26 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Primeiro pagamento de 3,7 milhões reforça investimentos no ciclo urbano da água em municípios e empresas do Algarve

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Carne congelada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tira a carne do congelador e volta a congelá-la crua? ASAE deixa um alerta que convém conhecer

13:10 2 Outubro, 2026 10:12 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Voltar a congelar carne depois de descongelada pode favorecer a multiplicação de microrganismos e aumentar o risco alimentar

Nacional, Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Carlos Grade. Crédito: CML
Algarve, Política

Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

19:19 3 Outubro, 2026 19:20 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Autarca presidiu à Junta da Tôr entre 1997 e 2013. Município de Loulé recorda a sua dedicação ao serviço público e a proximidade com os fregueses

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Encomendas CTT.
Algarve

Dois homens detidos por suspeita de burla com encomendas dos CTT em Silves

12:46 3 Outubro, 2026 12:46 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Suspeitos foram intercetados com encomendas no valor de cerca de 3.500 euros. Um usava um colete dos CTT e o mais velho tinha trabalhado na empresa

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve, Edição Papel, Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Europe Direct Algarve

Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve

19:22 2 Outubro, 2026 19:26 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Primeiro pagamento de 3,7 milhões reforça investimentos no ciclo urbano da água em municípios e empresas do Algarve

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Carne congelada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tira a carne do congelador e volta a congelá-la crua? ASAE deixa um alerta que convém conhecer

13:10 2 Outubro, 2026 10:12 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Voltar a congelar carne depois de descongelada pode favorecer a multiplicação de microrganismos e aumentar o risco alimentar

Últimas Notícias

  • Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
    Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
  • Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%
    Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%
  • Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h
    Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h
  • Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança
    Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança
  • Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr
    Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

Opinião

  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal