Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Número de pessoas apoiadas pela Refood em Faro quadruplicou face a 2019

Segundo Carlos Reis, coordenador da Refood em Faro, o número de pessoas apoiadas passou de 114 em 2019 para mais de 400 em novembro de 2021, aumento acelerado pela pandemia da covid-19 e, agora, pelo final do verão no Algarve, região marcada pelo emprego sazonal

10:01 22 Novembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O número de pessoas a beneficiar de apoio alimentar através do movimento de voluntários Refood quadruplicou em Faro face a 2019, número que deverá continuar a subir devido ao final da época turística no Algarve.

“Já ultrapassámos largamente as 400 pessoas que estão a ser beneficiadas, entre crianças e adultos são mais de 165 famílias. São muitos agregados familiares para uma cidade como Faro, com 50 mil habitantes”, disse à Lusa o coordenador da Refood em Faro.

Segundo Carlos Reis, o número de pessoas apoiadas passou de 114 em 2019 para mais de 400 em novembro de 2021, aumento acelerado pela pandemia da covid-19 e, agora, pelo final do verão no Algarve, região marcada pelo emprego sazonal.

“Os meses de julho, agosto e setembro foram estáveis, mas depois, a partir de outubro, os pedidos começaram a aumentar muito e agora, em novembro, então, tem sido muito mais”, relatou, atribuindo o aumento à sazonalidade do emprego.

Depois de um verão atarefado, “em setembro as pessoas começaram a ficar sem trabalho e a perspetiva é que em dezembro, janeiro as coisas fiquem ainda piores”, sublinhou, notando que só na última semana entraram 12 famílias para a Refood.

“Estas 12 famílias correspondem a cerca de 30 pessoas, é um aumento muito grande no espaço de uma semana”, refere, estimando que o número de beneficiários “pode chegar aos 500 no espaço de algumas semanas ou um mês”.

Além do facto de os pedidos de apoio não pararem de crescer, existe atualmente “uma grande diferença” no perfil de pessoas que recorrem à Refood: algumas são licenciadas, têm emprego, mas mesmo assim não conseguem fazer face às suas despesas.

Segundo Carlos Reis, são pessoas “com vidas completamente estruturadas que, de um momento para o outro, se viram em processos de ‘lay-off’ ou despedimento e que, pela primeira vez na vida, de uma forma muito envergonhada e muito difícil, tiveram que pedir apoio alimentar”, nota.

“São pessoas que nunca pensariam que iam estar numa situação em que pedissem apoio alimentar. A comida é uma necessidade básica e é das últimas coisas que nós achamos que não vamos conseguir ter e, principalmente, não vamos conseguir dar aos nossos filhos”, frisa.

É o caso de Joana, de 39 anos, que trabalhava num restaurante e foi despedida no início da licença de maternidade do quarto filho, em janeiro de 2020, quando os patrões decidiram rescindir-lhe o contrato sem comunicação.

Ter encontrado a Refood foi como terem “caído anjos do céu”, conta, pois não só recebe apoio alimentar, como ajuda para outras coisas de que necessita, entre fraldas e outros artigos para os seus dois filhos bebés.

Numa casa com sete pessoas – a filha mais velha tem 13 anos e a mais nova pouco mais de um mês -, apenas entra um salário, o do marido, dinheiro que dá para pagar a renda de casa. Por isso, diz, o apoio da Refood é fundamental para “salvar” as refeições da família.

Já Lara, de 62 anos, apesar de viver sozinha com o seu gato e já não ter os filhos a cargo, viu-se obrigada a pedir ajuda depois de ter sido despedida, em janeiro de 2020, mesmo antes de rebentar a pandemia de covid-19.

Um problema de saúde levou a que a auxiliar de ação médica tivesse de fazer duas operações à cervical, a partir daí ficou de baixa e a instituição onde trabalhava rescindiu-lhe o contrato, deixando, também, de a apoiar a nível alimentar.

“Não tinha possibilidades sequer para me alimentar. Não conseguia sobreviver sem uma ajuda, porque na altura a outra instituição dava-me ajuda, depois deixou de dar e eu vi-me sozinha e desamparada”, desabafa.

Pediu apoio em junho deste ano depois de uma amiga da vizinha de baixo lhes ter falado na Refood, movimento voluntário que recolhe e distribui as refeições excedentárias de restaurantes e supermercados, assim como cabazes de alimentos.

“Sem a Refood não conseguiria sobreviver, tenho renda de casa para pagar, embora viva sozinha, porque os meus filhos já são crescidos”, sublinha, acrescentando que, por vezes, também recebe ajuda dos filhos, de amigos e do ex-marido.

Com a voz embargada e as lágrimas a brotar-lhe dos olhos diz que a vizinha é a mãe que nunca teve, porque a ajuda de que precisa não é só “de mantimentos e comida, mas também de carinho e amor”, o que ajuda bastante alguém numa situação tão vulnerável.

“Eu já estive alto, já fui casada, já estive empregada e agora estou numa situação em que, às vezes, via os outros e metia-me pena, devido à minha profissão. São situações que só quem passa é que sabe”, reconhece.

A Refood tem quatro núcleos ativos no Algarve e 250 voluntários ativos no núcleo de Faro, número que apesar de parecer grande não o é, já que seriam necessários pelo menos 350 para fazer face a todos os turnos.

“É um movimento que está a crescer no Algarve e esperamos que, no futuro, todas as cidades no Algarve possam ter uma Refood”, conclui Carlos Reis.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

PJ investiga o caso de menor desaparecida em Vendas Novas que foi encontrada perto da fronteira com o Paquistão

13:20 8 Junho, 2026 13:09 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Jovem de 13 anos, desaparecida desde abril em Vendas Novas, foi localizada na Índia, perto da fronteira com o Paquistão

Elemento da Polícia Marítima.
Algarve

A praia é de quem? Polícia Marítima fiscaliza chapéus de sol nas concessões em Vila Real de Santo António

14:30 8 Junho, 2026 14:12 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Polícia Marítima está a fiscalizar a colocação de chapéus de sol em frente às concessões em praias de Vila Real de Santo António.

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

João Neves e Gonçalo Ramos. Crédito: DR
Algarve Desporto

Da Ria Formosa ao topo da Europa: relembre o percurso de João Neves e Gonçalo Ramos até se tornarem bicampeões da Champions pelo PSG

20:30 7 Junho, 2026 14:00 8 Junho, 2026 | João Luís

João Neves, de Tavira, e Gonçalo Ramos, de Olhão, voltaram a conquistar a Liga dos Campeões pelo PSG e levam o Algarve até ao Mundial

Algarve

Despiste no IC27 em Castro Marim faz um morto e um ferido grave

16:58 8 Junho, 2026 18:40 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente ocorrido ao início da tarde no IC27, em Castro Marim, fez um morto e deixou outra pessoa gravemente ferida

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Termómetros vão ‘disparar’: vem aí uma massa de ar quente e temperaturas chegam aos 40 ºC nestas regiões

18:20 8 Junho, 2026 17:22 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente subtropical vai influenciar Portugal continental a partir de quarta-feira

Algarve Cultura

ETIC_Algarve leva criatividade ao IPDJ de Faro

19:54 8 Junho, 2026 19:59 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Faro recebe duas semanas de exposições, workshops, concertos e cinema, aproximando novos talentos, comunidade e empresas criativas

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Sardinha no pão.
Economia Gastronomia Nacional

Sardinha no pão está em destaque nos Santos Populares: saiba quanto custa este ano

11:57 8 Junho, 2026 11:57 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A sardinha volta a ser a protagonista dos Santos Populares, mas os preços nos arraiais e restaurantes variam consoante o dia e a procura

Economia Opinião

O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão

16:41 8 Junho, 2026 16:46 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Para muitos idosos, jogos como o Euromilhões ou as raspadinhas, bem como concursos televisivos baseados em chamadas pagas, tornam-se rotina"

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia Europa Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória

18:10 8 Junho, 2026 18:02 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Já é possível testar carros autónomos em vias públicas em Portugal, mas as novas regras escondem exigências rigorosas que podem surpreender

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos

16:50 7 Junho, 2026 15:42 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

À primeira vista, parece mais higiénico guardar a fruta já passada por água, mas lavar estas frutas pode criar humidade e acelerar o aparecimento de bolor

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

PJ investiga o caso de menor desaparecida em Vendas Novas que foi encontrada perto da fronteira com o Paquistão

13:20 8 Junho, 2026 13:09 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Jovem de 13 anos, desaparecida desde abril em Vendas Novas, foi localizada na Índia, perto da fronteira com o Paquistão

Elemento da Polícia Marítima.
Algarve

A praia é de quem? Polícia Marítima fiscaliza chapéus de sol nas concessões em Vila Real de Santo António

14:30 8 Junho, 2026 14:12 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Polícia Marítima está a fiscalizar a colocação de chapéus de sol em frente às concessões em praias de Vila Real de Santo António.

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

João Neves e Gonçalo Ramos. Crédito: DR
Algarve, Desporto

Da Ria Formosa ao topo da Europa: relembre o percurso de João Neves e Gonçalo Ramos até se tornarem bicampeões da Champions pelo PSG

20:30 7 Junho, 2026 14:00 8 Junho, 2026 | João Luís

João Neves, de Tavira, e Gonçalo Ramos, de Olhão, voltaram a conquistar a Liga dos Campeões pelo PSG e levam o Algarve até ao Mundial

Algarve

Despiste no IC27 em Castro Marim faz um morto e um ferido grave

16:58 8 Junho, 2026 18:40 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente ocorrido ao início da tarde no IC27, em Castro Marim, fez um morto e deixou outra pessoa gravemente ferida

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Termómetros vão ‘disparar’: vem aí uma massa de ar quente e temperaturas chegam aos 40 ºC nestas regiões

18:20 8 Junho, 2026 17:22 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente subtropical vai influenciar Portugal continental a partir de quarta-feira

Algarve, Cultura

ETIC_Algarve leva criatividade ao IPDJ de Faro

19:54 8 Junho, 2026 19:59 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Faro recebe duas semanas de exposições, workshops, concertos e cinema, aproximando novos talentos, comunidade e empresas criativas

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia, Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Sardinha no pão.
Economia, Gastronomia, Nacional

Sardinha no pão está em destaque nos Santos Populares: saiba quanto custa este ano

11:57 8 Junho, 2026 11:57 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A sardinha volta a ser a protagonista dos Santos Populares, mas os preços nos arraiais e restaurantes variam consoante o dia e a procura

Economia, Opinião

O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão

16:41 8 Junho, 2026 16:46 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Para muitos idosos, jogos como o Euromilhões ou as raspadinhas, bem como concursos televisivos baseados em chamadas pagas, tornam-se rotina"

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia, Europa, Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória

18:10 8 Junho, 2026 18:02 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Já é possível testar carros autónomos em vias públicas em Portugal, mas as novas regras escondem exigências rigorosas que podem surpreender

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos

16:50 7 Junho, 2026 15:42 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

À primeira vista, parece mais higiénico guardar a fruta já passada por água, mas lavar estas frutas pode criar humidade e acelerar o aparecimento de bolor

Últimas Notícias

  • ETIC_Algarve leva criatividade ao IPDJ de Faro
    ETIC_Algarve leva criatividade ao IPDJ de Faro
  • Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata
    Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata
  • Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados
    Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados
  • Termómetros vão ‘disparar’: vem aí uma massa de ar quente e temperaturas chegam aos 40 ºC nestas regiões
    Termómetros vão ‘disparar’: vem aí uma massa de ar quente e temperaturas chegam aos 40 ºC nestas regiões
  • Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória
    Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória
  • Primeira Bandeira Azul do Algarve em 2026 já foi hasteada nesta praia
    Primeira Bandeira Azul do Algarve em 2026 já foi hasteada nesta praia

Opinião

  • O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
    O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
  • Planetas, Lua Nova e Via Láctea fazem de junho um mês especial | Por Fernando J.G. Pinheiro
    Planetas, Lua Nova e Via Láctea fazem de junho um mês especial | Por Fernando J.G. Pinheiro
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
    A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal