Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Número de pessoas apoiadas pela Refood em Faro quadruplicou face a 2019

Segundo Carlos Reis, coordenador da Refood em Faro, o número de pessoas apoiadas passou de 114 em 2019 para mais de 400 em novembro de 2021, aumento acelerado pela pandemia da covid-19 e, agora, pelo final do verão no Algarve, região marcada pelo emprego sazonal

10:01 22 Novembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O número de pessoas a beneficiar de apoio alimentar através do movimento de voluntários Refood quadruplicou em Faro face a 2019, número que deverá continuar a subir devido ao final da época turística no Algarve.

“Já ultrapassámos largamente as 400 pessoas que estão a ser beneficiadas, entre crianças e adultos são mais de 165 famílias. São muitos agregados familiares para uma cidade como Faro, com 50 mil habitantes”, disse à Lusa o coordenador da Refood em Faro.

Segundo Carlos Reis, o número de pessoas apoiadas passou de 114 em 2019 para mais de 400 em novembro de 2021, aumento acelerado pela pandemia da covid-19 e, agora, pelo final do verão no Algarve, região marcada pelo emprego sazonal.

“Os meses de julho, agosto e setembro foram estáveis, mas depois, a partir de outubro, os pedidos começaram a aumentar muito e agora, em novembro, então, tem sido muito mais”, relatou, atribuindo o aumento à sazonalidade do emprego.

Depois de um verão atarefado, “em setembro as pessoas começaram a ficar sem trabalho e a perspetiva é que em dezembro, janeiro as coisas fiquem ainda piores”, sublinhou, notando que só na última semana entraram 12 famílias para a Refood.

“Estas 12 famílias correspondem a cerca de 30 pessoas, é um aumento muito grande no espaço de uma semana”, refere, estimando que o número de beneficiários “pode chegar aos 500 no espaço de algumas semanas ou um mês”.

Além do facto de os pedidos de apoio não pararem de crescer, existe atualmente “uma grande diferença” no perfil de pessoas que recorrem à Refood: algumas são licenciadas, têm emprego, mas mesmo assim não conseguem fazer face às suas despesas.

Segundo Carlos Reis, são pessoas “com vidas completamente estruturadas que, de um momento para o outro, se viram em processos de ‘lay-off’ ou despedimento e que, pela primeira vez na vida, de uma forma muito envergonhada e muito difícil, tiveram que pedir apoio alimentar”, nota.

“São pessoas que nunca pensariam que iam estar numa situação em que pedissem apoio alimentar. A comida é uma necessidade básica e é das últimas coisas que nós achamos que não vamos conseguir ter e, principalmente, não vamos conseguir dar aos nossos filhos”, frisa.

É o caso de Joana, de 39 anos, que trabalhava num restaurante e foi despedida no início da licença de maternidade do quarto filho, em janeiro de 2020, quando os patrões decidiram rescindir-lhe o contrato sem comunicação.

Ter encontrado a Refood foi como terem “caído anjos do céu”, conta, pois não só recebe apoio alimentar, como ajuda para outras coisas de que necessita, entre fraldas e outros artigos para os seus dois filhos bebés.

Numa casa com sete pessoas – a filha mais velha tem 13 anos e a mais nova pouco mais de um mês -, apenas entra um salário, o do marido, dinheiro que dá para pagar a renda de casa. Por isso, diz, o apoio da Refood é fundamental para “salvar” as refeições da família.

Já Lara, de 62 anos, apesar de viver sozinha com o seu gato e já não ter os filhos a cargo, viu-se obrigada a pedir ajuda depois de ter sido despedida, em janeiro de 2020, mesmo antes de rebentar a pandemia de covid-19.

Um problema de saúde levou a que a auxiliar de ação médica tivesse de fazer duas operações à cervical, a partir daí ficou de baixa e a instituição onde trabalhava rescindiu-lhe o contrato, deixando, também, de a apoiar a nível alimentar.

“Não tinha possibilidades sequer para me alimentar. Não conseguia sobreviver sem uma ajuda, porque na altura a outra instituição dava-me ajuda, depois deixou de dar e eu vi-me sozinha e desamparada”, desabafa.

Pediu apoio em junho deste ano depois de uma amiga da vizinha de baixo lhes ter falado na Refood, movimento voluntário que recolhe e distribui as refeições excedentárias de restaurantes e supermercados, assim como cabazes de alimentos.

“Sem a Refood não conseguiria sobreviver, tenho renda de casa para pagar, embora viva sozinha, porque os meus filhos já são crescidos”, sublinha, acrescentando que, por vezes, também recebe ajuda dos filhos, de amigos e do ex-marido.

Com a voz embargada e as lágrimas a brotar-lhe dos olhos diz que a vizinha é a mãe que nunca teve, porque a ajuda de que precisa não é só “de mantimentos e comida, mas também de carinho e amor”, o que ajuda bastante alguém numa situação tão vulnerável.

“Eu já estive alto, já fui casada, já estive empregada e agora estou numa situação em que, às vezes, via os outros e metia-me pena, devido à minha profissão. São situações que só quem passa é que sabe”, reconhece.

A Refood tem quatro núcleos ativos no Algarve e 250 voluntários ativos no núcleo de Faro, número que apesar de parecer grande não o é, já que seriam necessários pelo menos 350 para fazer face a todos os turnos.

“É um movimento que está a crescer no Algarve e esperamos que, no futuro, todas as cidades no Algarve possam ter uma Refood”, conclui Carlos Reis.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Família feliz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido

13:30 29 Julho, 2026 11:08 29 Julho, 2026 | João Luís

Famílias com maior peso da renda no orçamento podem receber o apoio extraordinário de forma automática, desde que cumpram várias condições

Algarve Cultura

Música urbana e ritmos brasileiros marcam edição de 2026 do Mar Me Quer em Portimão

14:38 29 Julho, 2026 14:38 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos ao pôr do sol e noites junto à frente ribeirinha marcam uma edição que espera receber milhares de pessoas em Portimão

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Algarve Cultura

Ruas de Paderne voltam a ser palco de uma grande Noite Branca

08:22 29 Julho, 2026 08:22 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, gastronomia, artesanato e animação voltam a ocupar as ruas de Paderne durante mais uma edição da Aldeia Encantada — Noite Branca

Algarve Saúde

Cuidados a estrangeiros deixam dívida superior a 1,2 milhões na ULS do Algarve

17:40 29 Julho, 2026 17:50 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Auditoria da IGAS revela que a ULS do Algarve tem 1.234.358 euros por cobrar por serviços prestados a estrangeiros não residentes

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor

20:10 29 Julho, 2026 16:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas peças de roupa podem ficar deformadas, desbotadas ou sem elasticidade quando são lavadas a temperaturas elevadas

Economia Europe Direct Algarve

AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia

18:20 29 Julho, 2026 18:16 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Associação defende que os citrinos importados devem cumprir os mesmos padrões alimentares, laborais e fitossanitários exigidos na União Europeia

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto Europe Direct Algarve

UE quer carregadores elétricos a cada 60 quilómetros: estas são as novas regras nas estradas

18:10 29 Julho, 2026 16:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Condutores de carros elétricos vão encontrar carregadores rápidos a cada 60 quilómetros nas principais estradas da União Europeia

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Algarve

Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

14:40 28 Julho, 2026 14:35 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Arron Strong desapareceu ao largo da Arrifana durante uma travessia em stand-up paddle entre o Monte Clérigo e a Carrapateira

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre

15:38 29 Julho, 2026 15:46 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Resgatamos roupas brancas de tecidos naturais que estavam destinadas ao lixo e ao desperdício, transformando-as em telas vivas"

Ensino Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão participaram numa mobilidade do Erasmus+ na Croácia

15:00 29 Julho, 2026 15:02 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Experiência Erasmus+ contribuiu para renovar práticas pedagógicas e fortalecer a dimensão europeia da educação no agrupamento de Olhão

Opinião

A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão

11:29 29 Julho, 2026 11:38 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nenhuma sociedade prospera quando o 'eu' deixa de reconhecer que só existe plenamente através do 'nós'"

Cultura Opinião

Quando um dia tu chegares | Por Henrique Dias Freire

07:30 29 Julho, 2026 13:31 28 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Henrique Dias Freire escreve sobre a coragem de amar sem máscaras, acolher as imperfeições e escolher ficar, mesmo depois de ver todas as sombras

Família feliz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido

13:30 29 Julho, 2026 11:08 29 Julho, 2026 | João Luís

Famílias com maior peso da renda no orçamento podem receber o apoio extraordinário de forma automática, desde que cumpram várias condições

Algarve, Cultura

Música urbana e ritmos brasileiros marcam edição de 2026 do Mar Me Quer em Portimão

14:38 29 Julho, 2026 14:38 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos ao pôr do sol e noites junto à frente ribeirinha marcam uma edição que espera receber milhares de pessoas em Portimão

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Algarve, Cultura

Ruas de Paderne voltam a ser palco de uma grande Noite Branca

08:22 29 Julho, 2026 08:22 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, gastronomia, artesanato e animação voltam a ocupar as ruas de Paderne durante mais uma edição da Aldeia Encantada — Noite Branca

Algarve, Saúde

Cuidados a estrangeiros deixam dívida superior a 1,2 milhões na ULS do Algarve

17:40 29 Julho, 2026 17:50 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Auditoria da IGAS revela que a ULS do Algarve tem 1.234.358 euros por cobrar por serviços prestados a estrangeiros não residentes

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor

20:10 29 Julho, 2026 16:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas peças de roupa podem ficar deformadas, desbotadas ou sem elasticidade quando são lavadas a temperaturas elevadas

Economia, Europe Direct Algarve

AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia

18:20 29 Julho, 2026 18:16 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Associação defende que os citrinos importados devem cumprir os mesmos padrões alimentares, laborais e fitossanitários exigidos na União Europeia

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto, Europe Direct Algarve

UE quer carregadores elétricos a cada 60 quilómetros: estas são as novas regras nas estradas

18:10 29 Julho, 2026 16:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Condutores de carros elétricos vão encontrar carregadores rápidos a cada 60 quilómetros nas principais estradas da União Europeia

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Algarve

Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

14:40 28 Julho, 2026 14:35 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Arron Strong desapareceu ao largo da Arrifana durante uma travessia em stand-up paddle entre o Monte Clérigo e a Carrapateira

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre

15:38 29 Julho, 2026 15:46 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Resgatamos roupas brancas de tecidos naturais que estavam destinadas ao lixo e ao desperdício, transformando-as em telas vivas"

Ensino, Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão participaram numa mobilidade do Erasmus+ na Croácia

15:00 29 Julho, 2026 15:02 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Experiência Erasmus+ contribuiu para renovar práticas pedagógicas e fortalecer a dimensão europeia da educação no agrupamento de Olhão

Opinião

A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão

11:29 29 Julho, 2026 11:38 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nenhuma sociedade prospera quando o 'eu' deixa de reconhecer que só existe plenamente através do 'nós'"

Cultura, Opinião

Quando um dia tu chegares | Por Henrique Dias Freire

07:30 29 Julho, 2026 13:31 28 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Henrique Dias Freire escreve sobre a coragem de amar sem máscaras, acolher as imperfeições e escolher ficar, mesmo depois de ver todas as sombras

Últimas Notícias

  • “Sempre que soa o apito final, o que as espera pode ser uma agressão”: violência contra mulheres aumentou nos dias de jogo do Mundial
    “Sempre que soa o apito final, o que as espera pode ser uma agressão”: violência contra mulheres aumentou nos dias de jogo do Mundial
  • Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor
    Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor
  • Esta estação do Metro de Lisboa vai fechar durante quase três semanas em agosto
    Esta estação do Metro de Lisboa vai fechar durante quase três semanas em agosto
  • Despejos mais rápidos avançam no plano do Governo para a habitação
    Despejos mais rápidos avançam no plano do Governo para a habitação
  • Treinador de Etson Barros coloca saúde do atleta como prioridade
    Treinador de Etson Barros coloca saúde do atleta como prioridade

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
  • A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
    A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
  • Maior pressão nos serviços públicos e infraestruturas: população aumentou mais de 20% em 18 municípios em apenas 6 anos
    Maior pressão nos serviços públicos e infraestruturas: população aumentou mais de 20% em 18 municípios em apenas 6 anos

Europe Direct Algarve

  • AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
    AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
  • UE quer carregadores elétricos a cada 60 quilómetros: estas são as novas regras nas estradas
    UE quer carregadores elétricos a cada 60 quilómetros: estas são as novas regras nas estradas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento