Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Maria Aliete Gallhoz dá nome a rua em Boliqueime

A poetisa, ensaísta, investigadora literária e professora foi uma figura incontornável da crítica literária, percursora nos estudos de Fernando Pessoa, e a Câmara de Loulé quis perpetuar o nome desta boliqueimense numa das principais artérias da sua aldeia natal

11:15 19 Outubro, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma “’rua que parece uma avenida, virada para o mar, o mar que ela que tanto amava” foram as palavras proferidas por Lídia Jorge durante a inauguração da placa toponímica da Rua Maria Aliete Gallhoz, em Boliqueime, na passada sexta-feira.

Poetisa, ensaísta, investigadora literária, professora, Maria Aliete Galhoz foi uma figura incontornável da crítica literária, percursora nos estudos de Fernando Pessoa, e a Câmara Municipal de Loulé quis perpetuar o nome desta boliqueimense numa das principais artérias da sua aldeia natal.

O presidente da autarquia, Vítor Aleixo, salientou a importância de “despertar e sensibilizar a comunidade escolar, nomeadamente os professores do Secundário, em Quarteira e Loulé, para que possam introduzir nas suas aulas a autora Maria Aliete Galhoz, os seus escritos, a crítica literária, a poesia. Acho que isso seria bonito e muito interessante porque precisamos de valorizar os nossos valores locais. A Maria Aliete Galhoz pertence a essa galeria de pessoas ilustres que o concelho de Loulé tem dado ao longo dos tempos ao país e ao mundo”.

A escritora Lídia Jorge, fortemente influenciada pela sua conterrânea como confessou por diversas vezes, associou-se a esta cerimónia para destacar, desde logo, a “cidadã exemplar, uma lutadora, sobretudo uma resistente pela liberdade e uma progressista que teve influência em imensas pessoas”.

No campo dos estudos, Lídia Jorge realçou “o papel inestimável que teve no conhecimento da figura de Fernando Pessoa, quando ainda não se falava dele; sobretudo a partir dos anos 60 é ela que dá a porta para o reconhecimento imenso da ‘galáxia de Pessoa’”. E também o seu trabalho de pesquisa no acervo da poesia e dos textos da literatura tradicional, tendo a seu lado a sua prima Idália Farinho, “que sempre reconheceu como sendo o seu braço direito”.

O filho da homenageada, José Sérgio Galhoz, falou do seu trabalho nas áreas da literatura, linguística, recolha etnográfica, prosa ou poesia, mas, a par da questão profissional, exaltou a sua principal qualidade enquanto ser humano: a humildade. “A posição de prestígio que lhe é devida foi conseguida com trabalho árduo e incansável dedicação, não a empurrar outros para baixo para se elevar a ela mas antes subindo a pulso – como gostava de dizer – e dando a mão a tantos outros para subirem com ela. Mais do que a intelectualidade sublime ou a profundeza dos seus trabalhos, espero que seja este modo de vida, esta humildade, que venha a ser exemplo e a produzir frutos”, considerou.

A esta homenagem juntou-se ainda a jornalista Maria Elisa Domingues, antiga aluna da homenageada no antigo Liceu Feminino Dona Filipa de Lencastre, em Lisboa, que, através de uma mensagem lida por Carlos Albino falou da importância que teve nos seus estudos: “Maria Aliete Galhoz foi uma das pessoas que mais nos ajudou a tornar-nos cidadãs atentas, empenhadas, solidárias. Ensinou-me também o valor da liberdade. Com ela aprendi um excelente Francês e iniciou-me em vários escritores, para além do Círculo Espartano do Neorealismo. Acima de tudo fez-me descobrir Pessoa, não podia ter sido mestre mais conhecedora”.

A Rua Maria Aliete Galhoz localiza-se na continuação da Rua Dr. João Baptista Ramos Faísca, recentemente requalificada, e passa agora a integrar a riqueza toponímica da freguesia que mostra bem “os vários notáveis nesta humilde terra que têm levado o nome de Boliqueime por todo o mundo, uns por via das artes, da literatura, do ensino, da política, investigação, desporto, entre outras; somos uma terra bafejada pela sorte”, como considerou o presidente da Junta de Boliqueime, Nélson Brazão.

Maria Aliete das Dores Galhoz nasceu em Boliqueime, em 1929, e viria a falecer em 2020. De destacar, o seu contributo para a valorização do património oral do concelho de Loulé, tendo publicado, entre outras obras, a “Memória Tradicional de Vale Judeu” (1996), “Memória Tradicional de Vale Judeu II” (1998) e “Romanceiro do Algarve” (2005). Colaborou igualmente na edição de “Povo, Povo, Eu te pertenço” de Filipa Faísca em 2000, bem como num conjunto de volumes subordinados ao tema “Património Oral do Concelho de Loulé” em parceria com Idália Farinho Custódio e Isabel Cardigos.

A poetisa, ensaísta, investigadora literária, professora recebeu, desta Autarquia, a Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata, em 1994. Foi homenageada na semana passada, pela Casa Fernando Pessoa, no Congresso Científico sobre o poeta e que se realiza de 4 em 4 anos.

Jovem com a bandeira de Portugal. Crédito: Freepik
Nacional

Vem aí um novo feriado nacional? Parlamento analisa proposta e seria celebrado nesta data

15:50 9 Setembro, 2026 15:44 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um novo feriado nacional em Portugal está em discussão através de uma petição que pretende acrescentar mais uma data ao calendário

Monchique. Crédito: Algarve Visto do Ar
Algarve Cultura Vida & Lazer

Turismo do Algarve leva jornalistas a descobrir a região para além do sol e mar

17:50 9 Setembro, 2026 17:40 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três viagens levam jornalistas a conhecer Monchique, Aljezur, Tavira, Loulé, Faro e Ria Formosa durante setembro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria atravessa Portugal e traz chuva esta manhã: saiba onde vai chover e quando ‘regressa’ o verão

06:05 9 Setembro, 2026 19:06 8 Setembro, 2026 | João Luís

Uma frente fria traz chuva ao Norte e Centro esta manhã, mas melhoria será rápida. Saiba quando regressam o sol e as temperaturas mais altas

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Mais de 2 milhões de pensionistas vão receber dinheiro extra em dezembro: saiba se está na lista

13:50 9 Setembro, 2026 13:46 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo confirmou um novo suplemento extraordinário para pensionistas, que será pago em dezembro e deverá chegar a mais de dois milhões de beneficiários

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

GNR. Crédito: lusa
Auto

Faz isto ao volante? GNR apanhou centenas de condutores e as multas chegam aos 1.250€ e três pontos na carta

16:30 9 Setembro, 2026 15:44 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de condutores foram apanhados pela GNR a cometer esta infração numa só semana, um comportamento que pode custar até 1.250 euros e três pontos na carta

Chuva nos Açores. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e vento ainda não vão deixar estas regiões ‘em paz’ neste dia

16:10 9 Setembro, 2026 03:18 9 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão descritiva do IPMA para quinta-feira, dia 10 de setembro, indica ocorrência de chuva nos arquipélagos

Algarve Cultura Gastronomia

Feira de Salir regressa com três dias de música, gastronomia e tradição

16:40 9 Setembro, 2026 15:55 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Noninho Navarro, Os Alentons e Jorge Guerreiro estão entre os destaques musicais dos três dias de festa em Salir

Algarve

Jornadas de Arquitetura do Algarve levam Niemeyer e Simplex Urbanístico a Tavira

14:15 9 Setembro, 2026 14:23 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira recebe, a 18 e 19 de setembro, especialistas para debater arquitetura, Simplex Urbanístico e o legado de Oscar Niemeyer

Europa Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Auto Europa

Adeus chinelos: espanhóis ‘apertam’ regras para estes condutores e multas chegam aos 200€

20:30 9 Setembro, 2026 18:52 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

As novas regras entram em vigor já a 1 de outubro e obrigam milhões de motociclistas a mudar alguns hábitos ao volante

Túnel ferroviário. Crédito: Foto AI
Economia Mundo

Adeus Rússia? Está em construção um túnel com 530 km em direção à Europa que vai passar por estes 3 países

19:00 8 Setembro, 2026 20:12 8 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Túnel ferroviário que vai passar por 3 países e sem passar pela Rússia tem o objetivo de encurtar o transporte de mercadorias em 7 dias

Nacional

Já viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 8 Setembro, 2026 18:38 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um pano amarelo preso a uma mota parada pode ser um sinal discreto de que o motociclista precisa de ajuda

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Jovem com a bandeira de Portugal. Crédito: Freepik
Nacional

Vem aí um novo feriado nacional? Parlamento analisa proposta e seria celebrado nesta data

15:50 9 Setembro, 2026 15:44 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um novo feriado nacional em Portugal está em discussão através de uma petição que pretende acrescentar mais uma data ao calendário

Monchique. Crédito: Algarve Visto do Ar
Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Turismo do Algarve leva jornalistas a descobrir a região para além do sol e mar

17:50 9 Setembro, 2026 17:40 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três viagens levam jornalistas a conhecer Monchique, Aljezur, Tavira, Loulé, Faro e Ria Formosa durante setembro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria atravessa Portugal e traz chuva esta manhã: saiba onde vai chover e quando ‘regressa’ o verão

06:05 9 Setembro, 2026 19:06 8 Setembro, 2026 | João Luís

Uma frente fria traz chuva ao Norte e Centro esta manhã, mas melhoria será rápida. Saiba quando regressam o sol e as temperaturas mais altas

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Mais de 2 milhões de pensionistas vão receber dinheiro extra em dezembro: saiba se está na lista

13:50 9 Setembro, 2026 13:46 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo confirmou um novo suplemento extraordinário para pensionistas, que será pago em dezembro e deverá chegar a mais de dois milhões de beneficiários

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

GNR. Crédito: lusa
Auto

Faz isto ao volante? GNR apanhou centenas de condutores e as multas chegam aos 1.250€ e três pontos na carta

16:30 9 Setembro, 2026 15:44 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de condutores foram apanhados pela GNR a cometer esta infração numa só semana, um comportamento que pode custar até 1.250 euros e três pontos na carta

Chuva nos Açores. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e vento ainda não vão deixar estas regiões ‘em paz’ neste dia

16:10 9 Setembro, 2026 03:18 9 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão descritiva do IPMA para quinta-feira, dia 10 de setembro, indica ocorrência de chuva nos arquipélagos

Algarve, Cultura, Gastronomia

Feira de Salir regressa com três dias de música, gastronomia e tradição

16:40 9 Setembro, 2026 15:55 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Noninho Navarro, Os Alentons e Jorge Guerreiro estão entre os destaques musicais dos três dias de festa em Salir

Algarve

Jornadas de Arquitetura do Algarve levam Niemeyer e Simplex Urbanístico a Tavira

14:15 9 Setembro, 2026 14:23 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira recebe, a 18 e 19 de setembro, especialistas para debater arquitetura, Simplex Urbanístico e o legado de Oscar Niemeyer

Europa, Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Auto, Europa

Adeus chinelos: espanhóis ‘apertam’ regras para estes condutores e multas chegam aos 200€

20:30 9 Setembro, 2026 18:52 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

As novas regras entram em vigor já a 1 de outubro e obrigam milhões de motociclistas a mudar alguns hábitos ao volante

Túnel ferroviário. Crédito: Foto AI
Economia, Mundo

Adeus Rússia? Está em construção um túnel com 530 km em direção à Europa que vai passar por estes 3 países

19:00 8 Setembro, 2026 20:12 8 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Túnel ferroviário que vai passar por 3 países e sem passar pela Rússia tem o objetivo de encurtar o transporte de mercadorias em 7 dias

Nacional

Já viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 8 Setembro, 2026 18:38 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um pano amarelo preso a uma mota parada pode ser um sinal discreto de que o motociclista precisa de ajuda

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Últimas Notícias

  • “A minha carreira acabou”: piloto do avião que se despistou no último sábado ‘prevê’ o seu futuro profissional
    “A minha carreira acabou”: piloto do avião que se despistou no último sábado ‘prevê’ o seu futuro profissional
  • Adeus chinelos: espanhóis ‘apertam’ regras para estes condutores e multas chegam aos 200€
    Adeus chinelos: espanhóis ‘apertam’ regras para estes condutores e multas chegam aos 200€
  • Trabalha em Portugal? Este é o valor que se ganha em média por uma hora de trabalho
    Trabalha em Portugal? Este é o valor que se ganha em média por uma hora de trabalho
  • Condóminos denunciam proprietário por realizar obras num pátio interior sem autorização: tribunal teve ‘última palavra’
    Condóminos denunciam proprietário por realizar obras num pátio interior sem autorização: tribunal teve ‘última palavra’
  • Recusou uma carreira em Engenharia para seguir este ofício: “O que me fazia feliz era viver na minha terra”
    Recusou uma carreira em Engenharia para seguir este ofício: “O que me fazia feliz era viver na minha terra”

Opinião

  • Lapsus linguae ministeriais | Por José Figueiredo Santos
    Lapsus linguae ministeriais | Por José Figueiredo Santos
  • Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
    Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
  • Colangite Biliar Primária: a importância do diagnóstico precoce e do tratamento atempado | Por João Madaleno
    Colangite Biliar Primária: a importância do diagnóstico precoce e do tratamento atempado | Por João Madaleno

Europe Direct Algarve

  • Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
    Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
  • Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
    Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento