Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

João Rendeiro detido pela Polícia Judiciária

O ex-banqueiro que estava fugido à justiça desde setembro foi apanhado esta madrugada na África do Sul. Esta detenção, poucos meses após a fuga, está a ser considerada “um sucesso espetacular da Polícia Judiciária”

10:19 11 Dezembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O ex-presidente do Banco Privado Português foi detido esta madrugada, na sequência de uma ação conjunta da Polícia Judiciária com as autoridades sul-africanas

O ex-presidente do BPP, João Rendeiro, que fugiu de Portugal em setembro para não cumprir pena pelos crimes de burla e falsificação a que tinha sido condenado, foi detido esta madrugada pela Polícia Judiciária (PJ) na África do Sul.

O site da PJ confirma a detenção do ex-banqueiro e remete mais informações para uma conferência de imprensa a realizar esta manhã, pelas 9h30.

João Rendeiro estava condenado por 16 crimes em três processos ligados ao colapso do BPP. No final de novembro, deu uma entrevista à CNN Portugal, sem revelar onde estava, para garantir que só voltaria ao país se fosse ilibado ou indultado pelo Presidente.

Na entrevista, Rendeiro assegurou ainda que iria colocar um processo contra Portugal nos tribunais internacionais e pedir 30 milhões de euros de indemnização pelo atraso da Justiça e alegou que estava a ser vítima de um tratamento injusto.

Rendeiro saiu do BPP em 2008, por afastamento determinado pelo Banco de Portugal, e nos anos seguintes começou a ser alvo de acusações judiciais e dos supervisores, tendo sido condenado em três processos a penas de 10, 5 e 3 anos e meio de prisão.

Findos todos os recursos, uma das penas, de 5 anos, transitou em julgado, mas o ex-banqueiro conseguiu fugir em setembro antes de ser detido para cumprir pena. Na altura, quando estava apenas com Termo de Identidade e Residência, informou a justiça portuguesa que iria passar uns dias de férias em Londres e aproveitou a oportunidade para fugir de Inglaterra e anunciar que não voltaria a Portugal.

– Notícia do Expresso, jornal parceiro do POSTAL

A ordem de execução que leva a penhora de bens foi dada. Parte de ativos sob arresto vão pagar sanção do Banco de Portugal

JUSTIÇA EXECUTA PENSÃO, CONTAS, CASAS E QUADROS A RICARDO SALGADO

A lista é extensa. A pensão de reforma, várias pinturas, moradias e contas bancárias: o Ministério Público deu ordem para que sejam executados 3,7 milhões de euros a Ricardo Salgado, o banqueiro que durante mais de 20 anos presidiu ao Banco Espírito Santo, de acordo com informações obtidas pelo Expresso.

Dos vários casos, criminais e administrativos, que correm contra o banqueiro, este foi o primeiro a transitar em julgado e como tal o primeiro a chegar à fase em que Salgado será obrigado a pagar coimas. O cerco acaba de se fechar.

O objetivo da execução é obter bens para saldar a coima imposta pelo Banco de Portugal na contraordenação levantada por falhas no desempenho na função de banqueiro.

Salgado é visado, entre outros, por atos de gestão ruinosa e por falhas na implementação de sistemas de gestão de risco na colocação do papel comercial emitido por sociedades do Grupo Espírito Santo colocado em clientes do BES.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve

PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves

18:50 9 Junho, 2026 18:15 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima e suspeito trabalhavam juntos numa obra em Silves, onde terão surgido desentendimentos frequentes

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?

19:00 9 Junho, 2026 16:18 9 Junho, 2026 | João Luís

O sistema Volta trouxe um depósito de 10 cêntimos para algumas garrafas e latas, mas a cobrança tem regras e deve ser indicada ao consumidor

Algarve Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Sismo. Crédito: Foto DR
Algarve

Sismo de magnitude 3,5 registado perto de Sagres sem danos reportados

18:30 9 Junho, 2026 18:01 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O sismo de magnitude 3,5 foi registado esta terça-feira ao largo do Cabo de São Vicente, em Sagres

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Ciência Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Algarve

Prisão preventiva para homem suspeito de perseguir ex-companheira em VRSA

17:40 8 Junho, 2026 17:45 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigação da PSP termina com prisão preventiva de homem suspeito de violência doméstica e de violar medidas de coação

Mulher de 37 anos que fingia ter 12.
Mundo

Mulher de 37 anos fingiu ter 12 para ser adotada: tia foi a primeira a desconfiar

14:40 8 Junho, 2026 14:21 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Uma mulher de 37 anos fingiu ser adolescente para ser adotada no Brasil e viveu mais de um ano com uma família sem levantar suspeitas

Mulher triste ao telemóvel.
Mundo Nacional

Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”

13:30 5 Junho, 2026 12:23 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Jovem português desaparece após viagem à Tailândia e passagem pelo Vietname, deixando família sem respostas e apenas pistas dispersas

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Termómetros vão ‘disparar’: vem aí uma massa de ar quente e temperaturas chegam aos 40 ºC nestas regiões

18:20 8 Junho, 2026 17:22 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente subtropical vai influenciar Portugal continental a partir de quarta-feira

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória

18:10 8 Junho, 2026 18:02 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Já é possível testar carros autónomos em vias públicas em Portugal, mas as novas regras escondem exigências rigorosas que podem surpreender

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve

PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves

18:50 9 Junho, 2026 18:15 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima e suspeito trabalhavam juntos numa obra em Silves, onde terão surgido desentendimentos frequentes

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?

19:00 9 Junho, 2026 16:18 9 Junho, 2026 | João Luís

O sistema Volta trouxe um depósito de 10 cêntimos para algumas garrafas e latas, mas a cobrança tem regras e deve ser indicada ao consumidor

Algarve, Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Sismo. Crédito: Foto DR
Algarve

Sismo de magnitude 3,5 registado perto de Sagres sem danos reportados

18:30 9 Junho, 2026 18:01 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O sismo de magnitude 3,5 foi registado esta terça-feira ao largo do Cabo de São Vicente, em Sagres

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Ciência, Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Algarve

Prisão preventiva para homem suspeito de perseguir ex-companheira em VRSA

17:40 8 Junho, 2026 17:45 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigação da PSP termina com prisão preventiva de homem suspeito de violência doméstica e de violar medidas de coação

Mulher de 37 anos que fingia ter 12.
Mundo

Mulher de 37 anos fingiu ter 12 para ser adotada: tia foi a primeira a desconfiar

14:40 8 Junho, 2026 14:21 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Uma mulher de 37 anos fingiu ser adolescente para ser adotada no Brasil e viveu mais de um ano com uma família sem levantar suspeitas

Mulher triste ao telemóvel.
Mundo, Nacional

Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”

13:30 5 Junho, 2026 12:23 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Jovem português desaparece após viagem à Tailândia e passagem pelo Vietname, deixando família sem respostas e apenas pistas dispersas

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia, Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Termómetros vão ‘disparar’: vem aí uma massa de ar quente e temperaturas chegam aos 40 ºC nestas regiões

18:20 8 Junho, 2026 17:22 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente subtropical vai influenciar Portugal continental a partir de quarta-feira

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória

18:10 8 Junho, 2026 18:02 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Já é possível testar carros autónomos em vias públicas em Portugal, mas as novas regras escondem exigências rigorosas que podem surpreender

Últimas Notícias

  • México de má memória para Portugal: a polémica de Saltillo que transformou o Mundial de 1986 num pesadelo
    México de má memória para Portugal: a polémica de Saltillo que transformou o Mundial de 1986 num pesadelo
  • A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região
    A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região
  • Tia de 26 anos acusada de 123 crimes de abuso sexual sobre os dois sobrinhos
    Tia de 26 anos acusada de 123 crimes de abuso sexual sobre os dois sobrinhos
  • Redução de verbas municipais deixa futuro do Imortal Basket em aberto
    Redução de verbas municipais deixa futuro do Imortal Basket em aberto
  • Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?
    Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?
  • PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves
    PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves

Opinião

  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
    O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal