Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Faleceu Ricardo Gouvêa Pinto, um dos primeiros docentes de Direito na Universidade do Algarve

Foi Assistente na Faculdade de Economia da UAlg (classificado em primeiro lugar em concurso público nacional), entre 1987 e 1991, período em que assegurou a lecionação e regência das disciplinas de “Princípios Gerais de Direito” e de “Finanças Públicas”

12:11 18 Junho, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Ricardo Gouvêa Pinto faleceu aos 58 anos

Ricardo Gouvêa Pinto, um dos primeiros professores de Direito na Universidade do Algarve, faleceu este domingo em Lisboa, aos 58 anos de idade, vítima de doença prolongada.

A sua morte deixou profundamente chocado o seu colega e amigo Vilhena Mesquita, “porque acreditava na sua resiliência, na sua capacidade de superação, na sua inabalável fé em Deus, para conseguir ultrapassar a doença que tanto sofrimento lhe causou ao longo da vida”.

Publicamos uma síntese biográfica feita por Vilhena Mesquita, professor universitário e historiador:

Rui Ricardo Pestana de Gouvêa Pinto, de seu nome completo, nasceu a 6-12-1962, no Mindelo, Ilha de S. Vicente, em Cabo Verde, e faleceu, no passado domingo, dia 13 de Junho de 2021, aos 58 anos, vítima de doença prolongada.

Fez toda a sua formação académica em Lisboa, onde, aliás, viveu a maior parte da sua vida. Com apenas 17 anos de idade matriculou-se na Universidade Católica, em cuja Faculdade de Direito viria concluir em 1985 a sua formação de jurista, com elevadas notas e elogiosas referências dos seus mais reputados professores.

Desde tenra idade evidenciava uma forte paixão pela leitura das obras clássicas da literatura universal, pela filosofia e pela história, o que lhe granjeou uma sólida cultura geral. Em qualquer assunto que discutia rapidamente superava os seus interlocutores. Tinha mesmo a paciência de explicar os erros de raciocínio dos seus oponentes, carreando para a discussão as mais recentes teses e teorias, mercê das quais se distanciava da vulgaridade, e do senso comum.

Na arte de rebater ideias, era difícil conseguir superar o Ricardo, porque além de ser inteligente, culto, e perspicaz, tinha também o condão de saber reservar para o fim a relativização da verdade, o atomismo da ciência, e a consciência ética. Tivemos grandes conversas sobre a filosofia da história, sobre o pensamento económico moderno, sobre as ideologias políticas que enformavam os nossos partidos políticos, e sobre a doutrina social da Igreja.

Curiosamente, o Ricardo teve o seu primeiro emprego no sector bancário e dele nunca se desligou, a não ser quando se aposentou, há cerca de quatro anos, numa altura em que a doença lhe limitara a mobilidade e a independência.

A imagem que dele ainda sustenho, é a de um jovem alegre e feliz, educado nos preceitos católicos, a que sempre foi fiel, e em cujos princípios doutrinários deu sempre provas de solidário humanismo cristão. E enquanto fomos colegas, convivendo no mesmo gabinete e leccionando no mesmo curso, na Universidade do Algarve, sempre recebi do Ricardo palavras de fraterna estima, conforto e solidariedade, naqueles momentos em que mais precisamos dos amigos.

É bom que fique para a história destes 40 anos da Universidade do Algarve, que o Ricardo Gouvêa Pinto foi Assistente da Faculdade de Economia (classificado em primeiro lugar em concurso público nacional), entre 1987 e 1991, período em que assegurou a lecionação e regência das disciplinas de «Princípios Gerais de Direito» e de «Finanças Públicas». No biénio 1988/90 foi eleito para o Conselho Pedagógico da Universidade. Nessa altura, acumulava a docência com o emprego que mantinha nos quadros superiores de gestão do BPA – Banco Português do Atlântico, em Faro.

Como a família residia em Lisboa, o Ricardo andava cá e lá, numa extenuante vida, repartida entre dois mundos, que acabaria por cindir em desfavor da nossa Universidade. Em 1992 a Caixa Geral de Depósitos ofereceu-lhe um lugar em Lisboa, que ele próprio considerou irrecusável. Isso permitiu-lhe concluir, o Mestrado em Direito (Ciências Jurídico-políticas), na Faculdade de Direito da Universidade (Clássica) de Lisboa, que havia iniciado em 1987, mas só terminou em 1992.

Em face do sucesso evidenciado durante o mestrado, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, ofereceu-lhe um lugar de Assistente, na secção de ciências jurídico-políticas (primeiro classificado em concurso público nacional), que manteve entre 1992 e 2001.

Como, entretanto, a sua vida profissional e académica embicou para o Direito Comercial e Empresarial, decidiu fazer no ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, mais um Mestrado, desta vez em Ciências Empresariais (Estratégia e Desenvolvimento Empresarial), que decorreu entre 2000 e 2003. Iniciou depois, de 2004 a 2006; o Curso de Doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, interrompendo a conclusão da dissertação, por impedimento da doença que o perseguiu até à morte. Apesar das vicissitudes da vida e doença, manteve-se nos quadros docentes, de licenciatura e mestrado, da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa até 2011.

Acresce dizer que o Dr. Ricardo Gouvêa Pinto foi Professor Auxiliar Convidado, entre 1991 e 2010, em diversas instituições do ensino superior privado, nomeadamente no Instituto Superior de Línguas e Administração, Universidade Internacional de Lisboa, Universidade Moderna de Lisboa e Instituto Superior de Gestão.

Foi também Professor Convidado do ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, 2007/2011, nos cursos de mestrado em Direito das Empresas e em Políticas Sociais.

Estava inscrito, como Advogado na Comarca de Lisboa na Ordem dos Advogados, desde 12-6-1987, suspendendo a actividade por razões de saúde.

O Dr. Ricardo Gouvêa Pinto publicou 27 estudos, nas seguintes áreas científicas: Ciências Jurídicas, Análise Económica do Direito, Ciências Económicas e Empresariais, além de Comunicações em Congressos. São todos esses estudos da sua exclusiva autoria. Nunca o Ricardo cometeu o crime de “vampirismo académico”, isto é, nunca se aproveitou da coautoria dos alunos, apensando o seu nome em trabalhos alheios, como é costume acontecer na esmagadora maioria dos investigadores e professores universitários deste país.

Dentre os seus vários trabalhos permitam-me destacar os seguintes:

“O Princípio da Legalidade do Imposto e o Procedimento em Matéria de Assistência Mútua para a Cobrança de Créditos entre os Estados-membros da Comunidade Europeia”, Revista Temas de Integração, nº 18, 2004-2, Almedina, Coimbra, pp. 109-139.

“União Europeia, Referendo e Deslegitimação ou a Renúncia a Antígona. Em torno do Acórdão nº 704/2004 do Tribunal Constitucional”, Revista Temas de Integração, nº 19, 2005-1, Almedina, Coimbra, pp. 79-141.

“Divórcio e Sigilo Bancário”, in AAVV, «Estudos Comemorativos dos 10 Anos da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa», Volume II, FDUNL / Almedina, Coimbra, 2008, pp. 449-477.

“A Circulação do Cheque e o Sigilo Bancário”, in AAVV, «Estudos em Honra ao Professor Doutor José de Oliveira Ascensão», Volume II, FDUL / Almedina, Coimbra, 2008, pp. 1159-1192.

“Os Princípios Jurídicos: breve reflexão sobre o seu sentido e a sua natureza”, in AAVV, «Liberdade e Compromisso – Estudos Dedicados ao Prof. Mário Pinto», vol. II, Universidade Católica Editora, Lisboa, 2009, pp. 379-411.

“Incerteza e Decisão de Litigância – aproximação e tentativa sobre a teoria das opções reais”, in AAVV, «Estudos Jurídicos e Económicos em Homenagem ao Prof. Doutor Sousa Franco», Volume III, FDUL, Coimbra Editora, Lisboa, 2006, pp. 763-817.

“Globalização, Pobreza e Eficiência dos Mercados: Olhai os Lírios do Campo?”, THEMIS – Revista da FDUNL, Ano VII, Nº 12, 2006, Almedina, Lisboa, pp. 117-146.

“O Factor Cliente como determinante estratégico (ensaio sobre o sector financeiro)”. Revista Economia Global e Gestão, ISCTE Business School, Lisboa, Parte I – vol. XII, 2007-2, pp. 145-166, e Parte II – vol. XIII, 2008-1, pp. 103-123.

“Da Legitimidade do Recorrente Particular em Recurso de Anulação contra as Decisões dos Orgãos da C.E.E.”, dissertação de mestrado em Direito, FDUL, 1991.

“A Raposa e a Cegonha ou o Factor Cliente no Processo de Gestão Estratégica”, dissertação de mestrado em Gestão – Estratégia e Desenvolvimento Empresarial, ISCTE, Lisboa, 2003.

“Agrupamento Complementar de Empresas: um olhar jurídico-empresarial”, ISCTE, 2000.

“Do Valor para o Consumidor à Estratégia de Marketing”, ISCTE, 2001

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ensino Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Algarve Cultura Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’

20:00 18 Junho, 2026 19:37 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformado francês de 77 anos falou sobre o amor que tinha pelo seu trabalho, que o levou a optar pela reforma depois da idade exigida pela lei francesa

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Algarve

Dois homens detidos pela PSP em Tavira por droga e condução sem carta

14:49 18 Junho, 2026 14:49 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização em Tavira resultou em duas detenções distintas e na apreensão de produto estupefaciente e documento

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Lionel Messi. Crédito: DR
Desporto Mundo

Ronaldo ‘Fenómeno’ rendido a Messi: “É altura de o mundo aceitar que é o melhor de todos os tempos”

19:05 18 Junho, 2026 17:38 18 Junho, 2026 | João Luís

Teve uma exibição decisiva pela Argentina, e Ronaldo Nazário não poupou elogios ao astro argentino Lionel Messi

Algarve

GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur

12:35 18 Junho, 2026 12:35 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Embarcação de alta velocidade colocou-se em fuga durante ação da GNR na costa de Aljezur e não foi intercetada

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Europe Direct Algarve Tech

Faro recebe evento dedicado à inclusão e acessibilidade na Biblioteca Municipal

17:30 15 Junho, 2026 17:38 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui lançamento de assistente virtual sobre direitos das pessoas com deficiência, com informação clara e acessível

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Ensino, Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Algarve, Cultura, Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’

20:00 18 Junho, 2026 19:37 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformado francês de 77 anos falou sobre o amor que tinha pelo seu trabalho, que o levou a optar pela reforma depois da idade exigida pela lei francesa

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Algarve

Dois homens detidos pela PSP em Tavira por droga e condução sem carta

14:49 18 Junho, 2026 14:49 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização em Tavira resultou em duas detenções distintas e na apreensão de produto estupefaciente e documento

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Lionel Messi. Crédito: DR
Desporto, Mundo

Ronaldo ‘Fenómeno’ rendido a Messi: “É altura de o mundo aceitar que é o melhor de todos os tempos”

19:05 18 Junho, 2026 17:38 18 Junho, 2026 | João Luís

Teve uma exibição decisiva pela Argentina, e Ronaldo Nazário não poupou elogios ao astro argentino Lionel Messi

Algarve

GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur

12:35 18 Junho, 2026 12:35 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Embarcação de alta velocidade colocou-se em fuga durante ação da GNR na costa de Aljezur e não foi intercetada

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Europe Direct Algarve, Tech

Faro recebe evento dedicado à inclusão e acessibilidade na Biblioteca Municipal

17:30 15 Junho, 2026 17:38 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui lançamento de assistente virtual sobre direitos das pessoas com deficiência, com informação clara e acessível

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Últimas Notícias

  • Carro parado na autoestrada por falta de combustível: Código da Estrada prevê coimas?
    Carro parado na autoestrada por falta de combustível: Código da Estrada prevê coimas?
  • “Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’
    “Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’
  • Ronaldo ‘Fenómeno’ rendido a Messi: “É altura de o mundo aceitar que é o melhor de todos os tempos”
    Ronaldo ‘Fenómeno’ rendido a Messi: “É altura de o mundo aceitar que é o melhor de todos os tempos”
  • Olhanenses expulsaram as tropas de Napoleão do Algarve sem exército regular: barco atracado em Olhão é símbolo da história de 1808
    Olhanenses expulsaram as tropas de Napoleão do Algarve sem exército regular: barco atracado em Olhão é símbolo da história de 1808
  • Bicicleta e autocarro testados em percurso entre campi da Universidade do Algarve
    Bicicleta e autocarro testados em percurso entre campi da Universidade do Algarve

Opinião

  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal