Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Desalento: Monchique ainda aguarda reparação dos danos de incêndio de 2018

Por incompetência, negligência ou esquecimento, passados quase três anos há quem ainda aguarde por uma solução para a sua casa. Há casas e atividade agrícola e florestal por recuperar” para desespero de alguns que voltam a ser vítimas da burocracia

10:39 25 Julho, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em Monchique, ainda se aguarda a reparação de grande parte dos danos do incêndio de 2018, que durante uma semana consumiu mais de 27 mil hectares de floresta e terrenos agrícolas e destruiu dezenas de habitações.

Passados quase três anos há quem ainda aguarde por uma solução para a sua casa, há quem já tenha conseguido uma nova habitação e há quem tenha perdido a esperança de reabilitar o seu património.

Alferce é uma das freguesias onde é fácil encontrar vestígios do incêndio, com muitas árvores queimadas e algumas casas destruídas pelo fogo ainda bem visíveis, como a que José António tinha arrendada.

“Estavam ali pessoas a viver, ardeu e tiveram de sair, porque a casa ficou com está agora. Com o problema da falta de dinheiro não a vou poder reconstruir tão cedo”, lamenta já que, como se trata de uma segunda habitação, ficou fora dos apoios garantidos pelo Governo.

Também a propriedade onde cultivava citrinos biológicos que exportava para a Alemanha foi afetada, tendo submetido um projeto para apoios, que foi aprovado, mas a necessidade de se endividar fê-lo desistir da ideia.

“Tinha que pagar tudo à cabeça e depois receber a apoio. Para isso tinha que recorrer a bancos e acabava por não conseguir suportar a minha parte”, sustenta, adiantando que acabou por vender o terreno estando a “tentar viver” com o dinheiro que recebeu.

Com a responsabilidade de gerir uma área de 90 hectares e pouco menos de 500 habitantes, o presidente da Junta de Alferce lamenta que, passado este tempo, ainda não tenho sido reposta a “normalidade” já que ainda haja “casas e atividade florestal e agrícola por recuperar”.

“Não fomos todos competentes para dar a resposta que era necessária”, aponta José Gonçalves.

Numa freguesia com “grande parte do território” incluído na reserva agrícola ou ecológica nacional ou na Rede Natura 2000, o autarca aponta a “dificuldade com a legislação”, a existência de “algumas ampliações” ilegais ou a “falta de capacidade das famílias” em completarem os projetos, como algumas das razões para a não recuperação das casas.

O governante queixa-se que a legislação não permite a deslocalização das habitações caso estejam num zona de “risco muito elevado ou elevado”, mesmo que se adotem medidas como “sistemas automáticos de combate a incêndios” ou outras que permitiram manter as populações nas zonas de baixa densidade.

“É uma legislação que terá de ser alterada”, destaca.

A cerca de sete quilómetros percorridos em estradas estreitas e sinuosas fica a Picota, local onde vivia Roquelina Varela, com o irmão e a cunhada, mas o fogo tornou a casa inabitável e uma discordância com uma outra irmã não permitiu que fosse reabilitada.

A solução encontrada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e o município foi adquirirem uma nova, para onde se mudaram há dois anos, depois de um a residirem numa casa emprestada pela paróquia.

É na nova habitação que, anos 76 anos, revela que finalmente viram o problema “resolvido”, mas que não esquece o que aconteceu em 2018 já que ficou apenas com a roupa que “tinha vestida”.

Este é um dos quatro casos que foram resolvidos, três por compra e uma por reabilitação num processo que o presidente da Câmara aponta como “muito longo”.

Problema sério no futuro para Monchique

Rui André explica que alguns casos “foram excluídos” por razões várias e apenas 26 foram aceites para apoio, sendo que algumas pessoas não mostraram vontade em avançar com o processo.

Nesta altura há “sete agregados em casa arrendadas”, as quatro que foram resolvidas e 12 casos que estão “em fase ou arranque de obra”.

O autarca manifesta discordância com a não inclusão das segundas habitações no apoios, defendendo que se poderia ter encontrado uma solução que permitisse abrigar os arrendatários e recuperar o património do proprietário.

Em relação à recuperação da área florestal ardida, destaca alguns projetos interessantes de “replantação e reconversão”, mas alerta que o processo para se redesenhar a paisagem está “aquém” do que esperava.

“A burocracia e o facto de o Governo não estar a abrir mais avisos para os proprietários têm levado a que esta janela de oportunidade se esteja cada vez mais a fechar e temo que ela se possa perder”, realça.

As novas regras que limitam as áreas de plantação de eucalipto podem, segundo o autarca, fazer com que algumas empresas de celulose “saiam do concelho”, deixando os terrenos nas mãos dos proprietários e “sem gestão”.

“Pode haver um problema sério no futuro para Monchique, já que a atividade florestal é um importante ativo económico no concelho, gerador de emprego e de riqueza. Certamente há muita coisa a corrigir no ordenamento, mas essa mudança tem de ser feita com as pessoas”, sustenta.

Para Rui André, o futuro passa também pela elaboração de várias áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), uma delas envolve a criação de um “anel ecológico e de proteção” à volta da vila de Monchique e das Caldas, que incluí um “corredor ecológico” entre os dois núcleos para que “nunca mais” o fogo entre na vila.

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Praia da Falésia, Algarve Crédito: Magnific
Algarve Europa Vida & Lazer

Britânicos elegem praia do Algarve com 5 km de extensão e água quente como a melhor da Europa

09:50 9 Maio, 2026 20:18 8 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Esta praia do Algarve foi distinguida como a melhor da Europa, desta vez num ranking elaborado pelos britânicos

Mulher no banco.
Economia Europa Nacional

“Sinto-me muito mais feliz aqui”: emigrante regressa a Portugal ao fim de 18 anos e o Estado pagou-lhe 9.000€

17:40 9 Maio, 2026 17:02 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Emigrante voltou a Portugal ao fim de quase duas décadas e recebeu um apoio financeiro que pode chegar aos cinco dígitos

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a íltima palavra

19:30 9 Maio, 2026 13:07 9 Maio, 2026 | João Luís

O idoso deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora,, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Mulher numa secretária surpreendida ao receber um papel. Crédito: Freepik
Economia Mundo

Banco transfere por engano 81 biliões de dólares na conta de um cliente: há obrigação legal de devolver o dinheiro?

11:00 9 Maio, 2026 11:04 9 Maio, 2026 | João Luís

Este banco transferiu por engano 81 biliões de dólares para conta de cliente. Saiba se, de acordo com a lei, o dinheiro tem de ser devolvido

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e ventos fortes vão ‘ameaçar’ Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 9 Maio, 2026 10:49 9 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal serão acompanhados por chuva intensa, ventos fortes e episódios de trovoada nestas regiões

mv hondius. Crédito: lusa
Europa Saúde

“Dão-me pena mas tenho medo”: navio associado ao hantavírus chega hoje a este porto espanhol e causa preocupação

15:40 9 Maio, 2026 15:23 9 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O navio MV Hondius, associado a um surto de hantavírus, deverá chegar a Tenerife este domingo

Algarve Desporto Edição Papel

Do voleibol ao kickboxing: a vida de superação de Rogério Bugalho contra a doença de Parkinson

08:00 9 Maio, 2026 08:16 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Parkinson não trava vida ativa de Rogério Bugalho, que aos 70 anos continua a encontrar no desporto a força para superar limites

Algarve Economia Edição Papel

Algarve mantém desemprego acima da média nacional no arranque de 2026

15:00 9 Maio, 2026 11:12 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Taxa de desemprego no Algarve supera média nacional e mantém região entre as mais afetadas do país no primeiro timestre de 2026

Casamento. Crédito: Magnific
Economia Nacional

Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal

15:00 8 Maio, 2026 13:49 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Preço médio do casamento voltou a subir em 2026 e estes são os serviços que mais aumentaram de custo, de acordo com os especialistas

Algarve Gastronomia

Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

18:40 8 Maio, 2026 18:43 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada e do Mar regressa a Armação de Pêra, entre 22 e 24 de maio, com gastronomia, tradição e sustentabilidade

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Cidade do México a afundar. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo

NASA ‘viu’ e lançou alerta ‘máximo’: esta cidade com mais de 20 milhões de habitantes está a afundar a alta velocidade e é urgente tomar medidas

12:30 6 Maio, 2026 10:51 5 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um satélite da NASA lançou novos dados recentemente que demonstram que esta cidade com milhões de habitantes está a afundar rapidamente

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Praia da Falésia, Algarve Crédito: Magnific
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Britânicos elegem praia do Algarve com 5 km de extensão e água quente como a melhor da Europa

09:50 9 Maio, 2026 20:18 8 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Esta praia do Algarve foi distinguida como a melhor da Europa, desta vez num ranking elaborado pelos britânicos

Mulher no banco.
Economia, Europa, Nacional

“Sinto-me muito mais feliz aqui”: emigrante regressa a Portugal ao fim de 18 anos e o Estado pagou-lhe 9.000€

17:40 9 Maio, 2026 17:02 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Emigrante voltou a Portugal ao fim de quase duas décadas e recebeu um apoio financeiro que pode chegar aos cinco dígitos

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a íltima palavra

19:30 9 Maio, 2026 13:07 9 Maio, 2026 | João Luís

O idoso deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora,, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Mulher numa secretária surpreendida ao receber um papel. Crédito: Freepik
Economia, Mundo

Banco transfere por engano 81 biliões de dólares na conta de um cliente: há obrigação legal de devolver o dinheiro?

11:00 9 Maio, 2026 11:04 9 Maio, 2026 | João Luís

Este banco transferiu por engano 81 biliões de dólares para conta de cliente. Saiba se, de acordo com a lei, o dinheiro tem de ser devolvido

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e ventos fortes vão ‘ameaçar’ Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 9 Maio, 2026 10:49 9 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal serão acompanhados por chuva intensa, ventos fortes e episódios de trovoada nestas regiões

mv hondius. Crédito: lusa
Europa, Saúde

“Dão-me pena mas tenho medo”: navio associado ao hantavírus chega hoje a este porto espanhol e causa preocupação

15:40 9 Maio, 2026 15:23 9 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O navio MV Hondius, associado a um surto de hantavírus, deverá chegar a Tenerife este domingo

Algarve, Desporto, Edição Papel

Do voleibol ao kickboxing: a vida de superação de Rogério Bugalho contra a doença de Parkinson

08:00 9 Maio, 2026 08:16 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Parkinson não trava vida ativa de Rogério Bugalho, que aos 70 anos continua a encontrar no desporto a força para superar limites

Algarve, Economia, Edição Papel

Algarve mantém desemprego acima da média nacional no arranque de 2026

15:00 9 Maio, 2026 11:12 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Taxa de desemprego no Algarve supera média nacional e mantém região entre as mais afetadas do país no primeiro timestre de 2026

Casamento. Crédito: Magnific
Economia, Nacional

Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal

15:00 8 Maio, 2026 13:49 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Preço médio do casamento voltou a subir em 2026 e estes são os serviços que mais aumentaram de custo, de acordo com os especialistas

Algarve, Gastronomia

Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

18:40 8 Maio, 2026 18:43 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada e do Mar regressa a Armação de Pêra, entre 22 e 24 de maio, com gastronomia, tradição e sustentabilidade

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Cidade do México a afundar. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo

NASA ‘viu’ e lançou alerta ‘máximo’: esta cidade com mais de 20 milhões de habitantes está a afundar a alta velocidade e é urgente tomar medidas

12:30 6 Maio, 2026 10:51 5 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um satélite da NASA lançou novos dados recentemente que demonstram que esta cidade com milhões de habitantes está a afundar rapidamente

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa, Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Últimas Notícias

  • Tem carta de condução mas pode estar em infração sem saber: veja o que deve confirmar
    Tem carta de condução mas pode estar em infração sem saber: veja o que deve confirmar
  • Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a íltima palavra
    Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a íltima palavra
  • Espanha ‘apertou’ validade da carta de condução: e em Portugal, como ficou o prazo?
    Espanha ‘apertou’ validade da carta de condução: e em Portugal, como ficou o prazo?
  • “Sinto-me muito mais feliz aqui”: emigrante regressa a Portugal ao fim de 18 anos e o Estado pagou-lhe 9.000€
    “Sinto-me muito mais feliz aqui”: emigrante regressa a Portugal ao fim de 18 anos e o Estado pagou-lhe 9.000€
  • Tem uma carreira contributiva muito longa? Saiba como antecipar a reforma sem penalizações
    Tem uma carreira contributiva muito longa? Saiba como antecipar a reforma sem penalizações
  • Para breve em Portugal? Pensionistas neste país da UE em ‘alarme’ com pressão futura sobre as pensões
    Para breve em Portugal? Pensionistas neste país da UE em ‘alarme’ com pressão futura sobre as pensões

Opinião

  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal