Os CTT – Correios de Portugal disponibilizam, em todas as suas lojas próprias, atendimento em Língua Gestual Portuguesa (LGP) para clientes surdos, através de uma parceria com a Serviin. O serviço é gratuito e visa reforçar a inclusão da comunidade surda no atendimento presencial.
Para aceder ao serviço, o cliente surdo apenas precisa de informar um colaborador da loja. Através de um dispositivo CTT, será feita uma videochamada com um intérprete da Serviin, que fará a tradução em tempo real entre cliente e colaborador.
Segundo Sandra Moás, diretora-coordenadora da rede de retalho dos CTT, “este é um passo muito importante na já sólida parceria com a Serviin e vem colmatar a necessidade de comunicação da Comunidade Surda com os CTT, agora presencialmente, nas nossas lojas. É com muito orgulho que disponibilizamos mais uma ferramenta para criar uma igualdade de oportunidades quando se fala de acesso à informação, permitindo total autonomia às pessoas surdas”.
Filipe Pereira, CEO da Serviin, afirma: “Este novo serviço vem fortalecer a nossa parceria com os CTT e dar maior visibilidade ao trabalho desenvolvido pela equipa dos CTT ao longo deste último ano. Estou certo que terá um impacto muito positivo no dia a dia de muitos surdos, e que deve ser visto como um exemplo a seguir nas políticas de acessibilidade e equidade por outros serviços públicos e privados.”
Esta iniciativa complementa o serviço de atendimento telefónico em LGP, já lançado no início de 2024. Este serviço, também gratuito, funciona com uma videochamada feita através da app da Serviin, sendo depois feita a mediação entre o intérprete e o apoio ao cliente CTT. Está disponível em dias úteis, entre as 08:30 e as 19:30.
Leia também: País com mais de meio milhão de portugueses diz ‘adeus’ aos multibancos e prepara mudança histórica