Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

COP26: Ativistas climáticos portugueses esperam “falsas declarações de vitória e palavras vazias”

Começa a sério a grande cimeira do clima, mas as expetativas são baixas. Filipa, Diana e Carolina querem que os países poluidores assumam responsabilidade pelas suas ações. Mas acham que vai ser mais uma oportunidade perdida com líderes mundiais a fazerem propaganda ecológica enganosa

13:40 1 Novembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
As expetativas são muito baixas: “Em 25 anos a COP falhou, este ano provavelmente vai falhar outra vez”

A cada ano que passa e a cada cimeira que é feita, desde a primeira COP, em 1995, há cada vez mais urgência. “A COP26 é a última oportunidade que nós temos para fazer mesmo uma diferença e manter o compromisso dos 1,5ºC” de aquecimento relativamente ao período pré-industrial, o valor fixado no Acordo de Paris”, alerta Filipa Costa, 23 anos, ativista da Federation of Young Green European (FYEG), organização observadora nas negociações climáticas.

Para Carolina Falcato, porta-voz do Climáximo, um coletivo de defesa da justiça climática, a desconfiança é a palavra de ordem: “Muitos ativistas já não confiam que saia alguma coisa útil da COP”. Na sua opinião, as emissões continuam a aumentar porque “as próprias instituições políticas são desenhadas não para proteger as pessoas e o planeta mas o lucro das empresas”, condena a jovem de 21 anos.

É a 26.ª vez que se realiza a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, daí o nome. “Já é a 26.ª vez que vamos falar sobre este assunto 一 isso já diz tudo”, acrescenta Filipa Costa, que através da FYEG está na cimeira que arrancou oficialmente no domingo, em Glasgow, mas em que só esta segunda-feira os líderes mundiais vão de facto pôr a “mão na massa”. Sem surpresa, também está pouco confiante com o sucesso da cimeira: “Ainda não entrou na cabeça dos líderes mundiais e políticos que a nossa casa está a arder, acho que vai ser mais uma maneira de eles fazerem greenwashing” (propaganda ecológica enganosa).

Foto D.R. Carlos Barria


O sentimento também é partilhado por Diana Neves, porta-voz nacional da Greve Climática Estudantil: “Em 25 anos a COP falhou, este ano provavelmente vai falhar outra vez”. Diana diz que é preciso começar a agir hoje, não é amanhã nem daqui a duas semanas, porque “neste momento já era para ontem”.

É preciso uma atitude pró-ativa, já não é ativa, insiste a jovem ativista de 21 anos, que defende que o ambiente e o clima deveriam ser um direito fundamental e básico, que permitisse a todos os seres humanos viver com condições climáticas estáveis. Mas se nada for feito, “isso não vai acontecer nem na minha geração nem nas que estão para vir”, alerta.

A conferência decorre até ao dia 12 de novembro. O que Carolina Falcato espera é que tal, como noutras COPS, existam “falsas declarações de vitória dos governos, muito greenwashing e palavras vazias”, diz a porta-voz do Climáximo, um coletivo que se define como aberto, horizontal e anticapitalista.

Filipa, Diana e Carolina não são as únicas com poucas expetativas para a COP26. Alguns líderes que vão estar presentes já manifestaram alguma reticência com o sucesso da cimeira, desde o primeiro-ministro britânico Boris Johnson ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e ao ministro do Ambiente português, João Pedro Matos Fernandes: “Não estou ainda muito otimista”, disse na semana passada.

E parte deste pessimismo deve-se às ausências que já estão a ser sentidas. Líderes de grandes potências mundiais como a China, Brasil e Rússia, que têm um grande impacto na crise climática, não vão à cimeira. “Isso mostra uma falta de compromisso tanto para com as alterações climáticas, como para com a importância que este tipo de encontros tem no rumo da história da humanidade”, nota Diana Neves.

LADO POSITIVO: ATIVISTAS E MOBILIZAÇÃO DAS PESSOAS

Mas nem tudo será mau e, para Filipa Costa, há coisas mais importantes do que a ausência de alguns líderes mundiais. É o caso da participação de ativistas dos “MAPA”, acrónimo para “most affected people and areas” — em português, pode ser traduzido como áreas e pessoas mais afetadas, neste caso, pelas alterações climáticas. “Honestamente, não quero saber a opinião do Bolsonaro nem do Xi Jinping, eu quero ouvir a voz desses ativistas que já estão a lutar nisto há imenso tempo”.

O termo “MAPA” tem sido utilizado pelos movimentos de justiça climática em substituição da expressão “sul global”. Refere-se às pessoas e às regiões do planeta que mais sofrem com as consequências da crise climática, apesar de terem menos responsabilidade e menos preparação para tal. É o caso de África, América do Sul e Índia, por exemplo. O sul global opõe-se ao norte global (Europa, América do Norte, Rússia, Austrália).

O principal, defende Filipa, é deixar de ouvir os governos, os bancos, as empresas poluidoras, e começar a ouvir as pessoas. “Polluters out, people in” (poluidores fora, pessoas dentro), resume a ativista que também já foi porta-voz nacional e regional da Greve Climática Estudantil.

A mobilização da sociedade civil vai ser outro ponto positivo da 26.ª Conferência das Partes. Observadores, organizações não governamentais e grupos ativistas vão mobilizar-se durante os dias da cimeira para mostrar o seu descontentamento. Carolina Falcato está confiante de que a sociedade civil “vai voltar a levantar-se” e a falta de resposta vai “dar energia às pessoas para procurarem outras soluções”.

Foto D.R. Yves Herman


JUSTIÇA CLIMÁTICA E OUTROS DESEJOS

É longa a lista de compromissos que as jovens ativistas ouvidas pelo Expresso gostavam que fossem assumidos na COP26. Todas concordam que tem de haver “justiça climática e responsabilidade histórica”. Isso pode passar por criar um plano de financiamento para a mitigação das alterações climáticas nos países do sul global (ou “MAPA”, como se explica acima), que têm menos responsabilidade e, ao mesmo tempo, menos capacidade de mudança.

A isto chamam-se reparações climáticas. “É uma coisa de que ninguém fala e também importa, porque há países do sul global que já têm uma dívida climática tão alta, estão a sofrer de um consumo excedente que estamos a ter aqui no ocidente, e não são compensados devidamente”, alerta Filipa Costa.

Carolina Falcato também tem algumas ideias. “Bons resultados da COP seriam a eliminação do lobbying das empresas de combustíveis fósseis de todos os passos de negociação”. Gostava também que fosse criado um plano climático vinculativo com objetivos concretos e sanções, caso os países não o cumprissem.

É preciso criar leis fortes a favor do clima, concorda Diana Neves, que limitassem e regulassem as emissões de gases. E ainda acelerar a transição de combustíveis fósseis para energias renováveis: “é uma mudança difícil mas é aquela que precisa de ser feita”.

A ativista deixa uma mensagem final: os planos não podem ficar no papel, têm de ser postos em prática, e é preciso que os líderes mundiais percebam que “o que está em causa é mesmo a sobrevivência da humanidade”.

Notícia exclusiva do parceiro do jornal Postal do Algarve: Expresso

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Carro parado na garagem.
Auto Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Algarve Economia Vida & Lazer

Faro reforça oferta de lazer com abertura da NEOFUN

18:10 12 Junho, 2026 18:07 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo centro combina atividade física, tecnologia e trabalho em equipa em desafios onde os participantes entram no jogo

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Algarve Cultura

“Silves Subterrânea” dá a conhecer espaços arqueológicos escondidos da cidade

15:31 12 Junho, 2026 15:31 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Visitas passam por ruínas sob a Biblioteca Municipal, Couraça Islâmica, Poço-Cisterna e Cisterna da Rua do Castelo

Alecrim. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

16:30 13 Junho, 2026 16:16 13 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Elimine maus odores com um simples ramo de alecrim. Há um local em casa onde o deve mesmo colocar para obter melhores resultados

JOAQUIM MANUEL DA SILVA - Juiz Desembargador. Foto DR
Edição Papel Opinião

O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva

15:20 13 Junho, 2026 16:14 13 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Justiça restaurativa, apontamentos sobre um novo protocolo: ‘Matar o casal conjugal, para fazer nascer o casal parental”

Algarve Economia Edição Papel

Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada

18:00 13 Junho, 2026 16:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Feriados de junho levam mais portugueses ao Algarve e deixam setor turístico confiante para a época alta que se aproxima

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto Economia

Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro

13:30 13 Junho, 2026 11:06 11 Junho, 2026 | João Luís

Muitos condutores hesitam entre abrir as janelas ou ligar o ar condicionado. A resposta depende sobretudo da velocidade a que circula

Edição Papel Ensino Opinião

Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo

11:00 13 Junho, 2026 08:03 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os resultados alcançados demonstram a crescente adesão da comunidade educativa a este modelo de aprendizagem"

Economia Edição Papel Europe Direct Algarve Opinião Política

Irritações cívicas | Por Mendes Bota

07:30 13 Junho, 2026 08:16 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dois dos municípios mais pujantes do Algarve, são dos mais avarentos. Faro, devolve a ninharia de 0,5%, e Olhão prescinde apenas de 1%. Há um elo comum chamado António Pina. Liderava Olhão, e agora chefia Faro. O sovina é o mesmo"

Carro parado na garagem.
Auto, Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Algarve, Economia, Vida & Lazer

Faro reforça oferta de lazer com abertura da NEOFUN

18:10 12 Junho, 2026 18:07 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo centro combina atividade física, tecnologia e trabalho em equipa em desafios onde os participantes entram no jogo

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Algarve, Cultura

“Silves Subterrânea” dá a conhecer espaços arqueológicos escondidos da cidade

15:31 12 Junho, 2026 15:31 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Visitas passam por ruínas sob a Biblioteca Municipal, Couraça Islâmica, Poço-Cisterna e Cisterna da Rua do Castelo

Alecrim. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

16:30 13 Junho, 2026 16:16 13 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Elimine maus odores com um simples ramo de alecrim. Há um local em casa onde o deve mesmo colocar para obter melhores resultados

JOAQUIM MANUEL DA SILVA - Juiz Desembargador. Foto DR
Edição Papel, Opinião

O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva

15:20 13 Junho, 2026 16:14 13 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Justiça restaurativa, apontamentos sobre um novo protocolo: ‘Matar o casal conjugal, para fazer nascer o casal parental”

Algarve, Economia, Edição Papel

Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada

18:00 13 Junho, 2026 16:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Feriados de junho levam mais portugueses ao Algarve e deixam setor turístico confiante para a época alta que se aproxima

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro

13:30 13 Junho, 2026 11:06 11 Junho, 2026 | João Luís

Muitos condutores hesitam entre abrir as janelas ou ligar o ar condicionado. A resposta depende sobretudo da velocidade a que circula

Edição Papel, Ensino, Opinião

Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo

11:00 13 Junho, 2026 08:03 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os resultados alcançados demonstram a crescente adesão da comunidade educativa a este modelo de aprendizagem"

Economia, Edição Papel, Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Irritações cívicas | Por Mendes Bota

07:30 13 Junho, 2026 08:16 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dois dos municípios mais pujantes do Algarve, são dos mais avarentos. Faro, devolve a ninharia de 0,5%, e Olhão prescinde apenas de 1%. Há um elo comum chamado António Pina. Liderava Olhão, e agora chefia Faro. O sovina é o mesmo"

Últimas Notícias

  • Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)
    Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)
  • Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas
    Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas
  • Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada
    Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada
  • Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”
    Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”
  • Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027
    Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027
  • Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)
    Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

Opinião

  • O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
    O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
  • Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
    Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
    Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
    “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
  • Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
    Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal