Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional, Opinião

Continuamos a trabalhar para que a travessia pedonal para a Ilha de Cabanas venha a ser uma realidade

Artigo de opinião de José António Pinto, representante do Grupo de Cidadania ‘Por uma ponte pedonal para a Praia de Cabanas de Tavira’: “Iremos até onde tivermos que ir, na defesa dos superiores interesses de Cabanas, pelo futuro da nossa terra e por todos os cabanenses”

12:55 29 Outubro, 2021
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
José António Pinto
Representante do Grupo de Cidadania “Por uma ponte pedonal para a Praia de Cabanas de Tavira”

Passaram 16 meses desde que criamos este grupo para debater o tema da construção de uma ponte para a ilha de Cabanas de Tavira.

Contamos com mais de 3400 assinaturas online, mais de 1000 em papel, pelo que podemos afirmar que os objectivos há muito foram cumpridos, no que toca ao esclarecimento e sensibilização das pessoas para este assunto que une todos quantos amam Cabanas, sejam naturais, residentes ou turistas.

E também verifico com imenso agrado que, muitas das pessoas que tinham uma opinião contrária à nossa pretensão, com os debates e esclarecimentos que aqui promovemos, compreenderam os motivos apontados e a importância para o futuro de Cabanas de uma acessibilidade pedonal, que permita o acesso permanente, democrático, seguro à ilha e não menos relevante referir, que se constitua como uma alternativa verdadeiramente ecológica à travessia intensiva de barcos, que como todos facilmente reconhecem, é causa evidente de um terrível atentado ambiental e da destruição, daquela que antes era uma aprazível praia fluvial e um habitat marinho de enorme riqueza.

Mas como quase tudo na vida, este tema não é consensual, contudo se no início me questionava se a ponte poderia de algum modo ser contraproducente por motivos que eu não estivesse a vislumbrar, passados estes 16 meses o que me apraz dizer é que a minha convicção é muito mais vincada do que alguma vez foi.

Em boa verdade, ninguém que seja contra a travessia conseguiu apresentar um único argumento, que de algum modo me leve a sentir insegurança quanto à importância de que uma travessia pedonal para a ilha se reveste, para o futuro desta magnífica vila que marca indelevelmente a minha identidade.

E depois destes meses em que debatemos o tema com variadas pessoas, dei por mim a pensar nas acusações que algumas pessoas nos têm injustamente apontado e é sobre isso que irei comentar de seguida:

1. “Queremos destruir empregos”

Esse é o argumento mais facilmente desmontável, a economia de Cabanas está centrada no turismo, como pode uma travessia pedonal que permita o acesso todo o ano à sua ilha, destruir empregos?

Com o acesso à ilha os empreendimentos turísticos irão promover a ilha todo o ano e fora da época balnear o turismo nunca é massivo, é um turismo de pessoas de idade mais avançada, principalmente vindos do norte da Europa, amantes de caminhadas pelas praias, pessoas com grande capacidade financeira e que não tendo praia acessível em Cabanas optam por outros destinos turísticos, como por exemplo as praias vizinhas até V.R. Santos António ou a Praia do Barril.

Com o clima típico de Cabanas, a ilha aberta todo o ano atrairá turistas para actividades náuticas e para a pesca desportiva, as empresas de passeios de barcos que nos longos meses do ano em que a ilha está inacessível, ficam praticamente sem actividade, irão seguramente ter muita procura.

Veja-se o que se passa em todo o país onde as praias são acessíveis, com a procura turística pela praia, vem a procura pela restauração e comércio uma maior empregabilidade e mais estável, nadadores salva-vidas e diversos funcionários das concessões manterão os seus empregos ao longo do ano e como consequência, a fixação da população residente, que assim não necessita emigrar para ganhar a vida.

Quanto aos barqueiros, que previsivelmente deixarão de ter essa actividade de passar pessoas intensamente durante 2, ou 3 meses, seguramente que terão mais e melhores oportunidades de trabalho e ao longo de todo o ano. De resto, os meses de verão em que os barqueiros trabalham, são precisamente aqueles em que há mais falta de mão-de-obra do que de ofertas de trabalho.

2. “Pretendemos prejudicar o Manuel Coelho e/ou a Macieira Coelho”

Este é um movimento cívico que apela a uma travessia pedonal para a ilha, todos nós que fazemos parte deste grupo, cresceu em Cabanas, vivemos grande parte ou a vida toda em Cabanas e temos todos pela ilha e pela ria um amor incondicional, resultando de uma vivência de acessibilidade livre à ilha e todos nós, desde tenra idade, gozamos dos prazeres e liberdade de nadar na ria, livre do trânsito infernal e de poluição.

Somos todos membros desta comunidade, conhecidos e respeitados pela generalidade dos cabanenses e ninguém nos pode apontar qualquer animosidade contra a empresa que tem a licença de travessia e concorre para obter a exclusividade por 25 anos, nem contra o dito empresário.

Pessoalmente nem conheço a pessoa em questão, nunca tive qualquer tipo de relacionamento e quanto aos demais membros do grupo, parte deles até nutre estima e amizade pelo Sr. Manuel Coelho.

É totalmente infundada essa acusação, nada nos move contra quem quer que seja, apenas pretendemos poder desfrutar da ilha e da ria, livremente e ao longo de todo o ano.

Mas sendo verdade que esta luta não é contra ninguém, não tenham dúvida de que lutaremos convictamente contra quem quer que tenha a pretensão de se apropriar da Ria e da Ilha de Cabanas.

E nesse sentido terei que dizer que não somos nós quem está a lutar contra o empresário ou a empresa que pretende ficar com a exclusividade da travessia de Cabanas, pelo contrário, são as pessoas que tendo interesses nas actividades marítimas comerciais, estão a lutar ferozmente contra a nossa pretensão, pois querem manter a ilha isolada e se possível ainda mais isolada por força de nova e violenta dragagem.

3. “Temos interesses políticos e/ou económicos”

Conforme referi no ponto anterior, somos sobejamente conhecidos em Cabanas, temos todos diversas ideologias e entre nós, alguns com actividade política activa por diferentes partidos, aliás, adversários políticos com lutas de décadas, sendo que a maior parte dos membros, não tem qualquer filiação ou vida activa partidária, como é o meu caso concreto.

Quanto a interesses económicos, não somos nós quem pretende facturar com a travessia, é fácil perceber quem realmente tem interesses económicos em manter a ilha isolada, nós apenas queremos poder ir livremente à ilha de Cabanas.

Posto isto, resta-me informar que continuamos a trabalhar para que a travessia pedonal venha a ser uma realidade o mais breve possível.

A dimensão e o conceito, de crescimento/desenvolvimento de Conceição e Cabanas, exige um projecto de mobilidade integrado. A travessia actual, é um completo caos no verão e praticamente inexistente na época baixa.

Sendo a fruição do produto turístico âncora, a praia, torna-se imperioso integrar uma acessibilidade facilitada e universal.

É fundamental de uma vez por todas pensar estrategicamente e nenhum sistema de transporte fluvial conseguirá alguma vez dar resposta à dimensão da população em época alta e cada vez mais importa pensar na época baixa!

Citando o nosso Primeiro-Ministro António Costa, numa intervenção pública recente: “Espaços públicos plurais, democráticos, que sejam seguros e confortáveis para todas as pessoas e não espaços públicos entregues à especulação ou à mercantilização”

Que sentido faz que os cabanenses tenham que sair de Cabanas para fazer praia?

O meu apelo é que todos os cabanenses juntem a sua à nossa voz, mostremos a toda a gente, que jamais nos conformaremos com a pretensão de alguém se apropriar da Ria de Cabanas.

Iremos até onde tivermos que ir, na defesa dos superiores interesses de Cabanas, pelo futuro da nossa terra e por todos os cabanenses.

Por Cabanas e por uma ilha acessível a todos.

Filho de manifestante em Lisboa.
Economia Nacional Vídeo

Filho de manifestante revela dificuldades com a crise da habitação: “A mãe precisa do dinheiro para não ficarmos na rua”

11:10 28 Outubro, 2026 12:12 28 Outubro, 2026

Mãe de dois filhos contou que paga 800 euros de renda e recebe 460 euros de salário: o filho também explicou como vive esta realidade

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Cultura

Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças

12:50 28 Outubro, 2026 12:46 28 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween no Tavira Plaza, nos dias 30 e 31 de outubro, com ateliers infantis, brincadeiras e doces

Algarve Cultura Opinião

História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo

11:50 28 Outubro, 2026 11:45 28 Outubro, 2026

"No Sul, os pequenos assentamentos nas proximidades da costa e estuários, junto a terrenos férteis, mantêm uma economia agropastoril complementada por recursos marinhos e fluviais"

Elevador da Glória.
Economia Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Fábio Paim.
Algarve

Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”

12:10 28 Outubro, 2026 11:42 28 Outubro, 2026

Antigo futebolista quebrou o silêncio sobre a acusação de violação de uma estudante em Faro e garante que vai provar a sua inocência

Opinião Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Economia Europe Direct Algarve

Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego

09:39 28 Outubro, 2026 10:19 28 Outubro, 2026

Encontro sobre inovação social reuniu mais de 50 entidades do Algarve, Alentejo e Andaluzia para debater inclusão, empreendedorismo e emprego

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Cultura Ensino Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve Ciência

Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular

18:52 27 Outubro, 2026 19:06 27 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween em Tavira, no dia 31 de outubro, com experiências científicas, cozinha molecular e surpresas

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Saúde Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Filho de manifestante em Lisboa.
Economia, Nacional, Vídeo

Filho de manifestante revela dificuldades com a crise da habitação: “A mãe precisa do dinheiro para não ficarmos na rua”

11:10 28 Outubro, 2026 12:12 28 Outubro, 2026

Mãe de dois filhos contou que paga 800 euros de renda e recebe 460 euros de salário: o filho também explicou como vive esta realidade

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Cultura

Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças

12:50 28 Outubro, 2026 12:46 28 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween no Tavira Plaza, nos dias 30 e 31 de outubro, com ateliers infantis, brincadeiras e doces

Algarve, Cultura, Opinião

História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo

11:50 28 Outubro, 2026 11:45 28 Outubro, 2026

"No Sul, os pequenos assentamentos nas proximidades da costa e estuários, junto a terrenos férteis, mantêm uma economia agropastoril complementada por recursos marinhos e fluviais"

Elevador da Glória.
Economia, Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Fábio Paim.
Algarve

Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”

12:10 28 Outubro, 2026 11:42 28 Outubro, 2026

Antigo futebolista quebrou o silêncio sobre a acusação de violação de uma estudante em Faro e garante que vai provar a sua inocência

Opinião, Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Economia, Europe Direct Algarve

Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego

09:39 28 Outubro, 2026 10:19 28 Outubro, 2026

Encontro sobre inovação social reuniu mais de 50 entidades do Algarve, Alentejo e Andaluzia para debater inclusão, empreendedorismo e emprego

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Cultura, Ensino, Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve, Ciência

Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular

18:52 27 Outubro, 2026 19:06 27 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween em Tavira, no dia 31 de outubro, com experiências científicas, cozinha molecular e surpresas

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Saúde, Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Últimas Notícias

  • Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças
    Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças
  • No Barlavento algarvio há uma vila que hoje é conhecida pelas praias mas no passado foi o “celeiro do Algarve”
    No Barlavento algarvio há uma vila que hoje é conhecida pelas praias mas no passado foi o “celeiro do Algarve”
  • Museu de Tavira promove oficina gratuita de presépios algarvios em barro para famílias
    Museu de Tavira promove oficina gratuita de presépios algarvios em barro para famílias
  • Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”
    Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”
  • Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios
    Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios

Opinião

  • História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
  • A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel
    A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel
  • O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório
    O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

Europe Direct Algarve

  • Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
    Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
  • Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
    Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal