Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Autocaravanistas defendem fim da proibição de pernoita em zonas que não o permitam expressamente

Contra a introdução do conceito de pernoita para as autocaravanas na legislação portuguesa, o presidente da Associação Autocaravanista de Portugal disse que a questão foi criada “para beneficiar, de uma maneira inconstitucional, os proprietários dos parques de campismo”

08:39 15 Julho, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As associações de autocaravanismo defenderam esta quarta-feira, no parlamento, o fim da proibição de pernoita destes veículos em zonas que não o permitam expressamente, enquanto as associações locais da Costa Vicentina reclamaram o combate ao “caravanismo selvagem”.

No total, 10 entidades foram ouvidas, por videoconferência, na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, na Assembleia da República, em Lisboa, no âmbito da apreciação dos projetos de lei de PCP, PEV, BE e PSD, que propõem alterações a artigos do Código da Estrada, inclusive ao 50º-A sobre a proibição de pernoita e aparcamento de autocaravanas.

Nesta quinta-feira, os grupos parlamentares têm oportunidade de apresentar propostas de alteração a estes quatro projetos de lei em discussão na especialidade.

“Fazem sempre mistura do que é o campismo selvagem, que condenamos em absoluto e que só existe porque as autoridades não foram capazes, até o momento, de pôr cobro a tal prática”, afirmou o presidente da Associação Autocaravanista de Portugal (CPA), Paulo Moz Barbosa, reforçando que autocaravanismo e campismo são atividades distintas: “o que vemos são tendas e são carrinhas transformadas que nem sequer têm cozinha, nem ‘toilet’, nem águas, portanto isso não é autocaravanismo e as autoridades têm de ter a mão pesada”.

Contra a introdução do conceito de pernoita para as autocaravanas na legislação portuguesa, o presidente da CPA disse que a questão foi criada “para beneficiar, de uma maneira inconstitucional, os proprietários dos parques de campismo”.

A representar a Federação Portuguesa de Autocaravanismo (FPA), Manuel Bragança expôs que “o autocaravanismo itinerante tem impresso o conceito de liberdade”, considerando “abusivo” a introdução do conceito de pernoita no artigo 50º-A do Código da Estrada, uma vez que o estacionamento destes veículos “não é acampamento”.

Manuel Bragança referiu ainda que a Federação Internacional de Autocaravanismo, que representa 10 países europeus e em que a FPA é membro efetivo, apresentou em junho no gabinete da comissária dos transportes da União Europeia uma queixa contra Portugal sobre a nova legislação, em vigor desde janeiro deste ano.

Já o presidente da Associação de Caravanismo de Portugal (CDP), Joaquim Carvalho, indicou que é “contra o artigo 50º-A tal como está redigido para todo o território nacional, porque é demasiado generalista, sem prever qualquer tipo de exceção”, acrescentando que “o caravanista também é itinerante, não é só o autocaravanista”.

Em representação da Automóvel Clube de Portugal (ACP), Luís Figueiredo apoiou o autocaravanismo itinerante, uma vez que “autocaravanas são equipamentos que estão homologados pelo IMT [Instituto da Mobilidade e dos Transportes], que tem dispositivo sanitário e tem separação de águas limpas e águas sujas, que permite que sejam completamente autossuficientes na proteção da natureza até 72 horas”.

“Ter uma autocaravana e estar em pernoita num qualquer lugar não é uma ameaça à natureza”, apontou o responsável da ACP, propondo que no artigo 50º-A façam a distinção entre autocaravanas e similares de autocaravanas e “no caso de autocaravanas seja permitida a pernoita até um máximo de 72 horas”.

Para o diretor-geral da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), Carlos Vieira, o artigo 50º-A deve continuar com está, explicando que para pernoita existem dois locais, nomeadamente as áreas de serviço e os parques de campismo.

“Neste momento, existem mais 130 áreas de serviço a ser construídas”, avançou o diretor-geral da FCMP, recusando alguma vantagem económica, até porque “muitos destes espaços são a custo zero para os autocaravanistas”.

Da Associação de Parques de Campismo do Alentejo e Algarve (APCAA), Carlos Rodrigues expôs a necessidade de se encontrar uma solução que seja equilibrada para todas as partes, entendendo que o artigo 50º-A visa “combater os comportamentos abusivos e garantir as questões de salubridade e segurança”, mas acredita que pode ser melhorado.

“Não é pela retirada da questão da pernoita, mas sim pela criação de bolsas onde não existe qualquer infraestrutura, nem privada, nem pública”, propôs Carlos Rodrigues, rejeitando também a questão monetária sobre a pernoita, ainda que seja benéfico em termos de organização e que permite mais qualidade do usufruto dos autocaravanistas e das populações residentes.

De acordo com a presidente da associação Rota Vicentina, Marta Cabral, tem-se registado uma crescente procura por este tipo de turismo itinerante em caravanas e autocaravanas, pelo que é preciso “que seja distinguido aquilo que é o caravanismo do caravanismo selvagem ou caravanismo desregulado”, defendendo o ordenamento de qualquer tipo de pernoita, “independentemente de ser numa cama, numa tenda, num veículo, o que é importante é a capacidade de carga do território e a necessidade de ordenamento”.

“Estamos perante, não um movimento orgânico, mas um negócio com uma expressão gigantesca”, descreveu Marta Cabral, reclamando uma estratégia de turismo que se foque nas comunidades residentes e que garanta um futuro sustentável.

Na perspetiva de António Ferreira, da Associação de Defesa da Costa Vicentina (Arriba), “a massificação deste ‘van-life-style’, através do negócio milionário de carrinhas adaptadas, ‘rent-a-cars’ com tendas no tejadilho e empresas de aluguer de autocaravanas, veio matar definitivamente o autocaravanismo clássico”.

Assegurando que não é contra os autocaravanistas, o representante da Arriba realçou que o artigo 50º-A no Código da Estrada e a multa na hora funcionaram, pela primeira vez, como “um efeito tampão” à devassa da natureza e ocupação dos terrenos do Parque Natural da Costa Vicentina.

Já o presidente da delegação do Algarve da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Cristóvão Lopes, declarou que, pela importância da classificação dos destinos turísticos, “é fundamental que se mantenham as regras que entraram em vigor em janeiro de 2021”, mas há disponibilidade para introduzir melhorias.

Além destas nove entidades, a audição contou com a intervenção da GNR.

As alterações ao Código da Estrada, contestadas pelos representantes dos autocaravanistas, entraram em vigor em janeiro, consagrando a proibição de aparcamento e pernoita de autocaravanas fora dos locais autorizados.

Foi atribuída competência fiscalizadora à GNR, à PSP, à Polícia Marítima e aos municípios para atuarem fora das vias públicas e áreas protegidas em situações de pernoita e aparcamento de autocaravanas ou rulotes fora dos locais autorizados.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Algarve

Seis suspeitos apanhados na Fuzeta com combustível e material naval

09:33 21 Junho, 2026 09:34 21 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

As autoridades detiveram seis homens por contrabando de combustível, encontrando jerricans e materiais na embarcação suspeita

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Alerta laranja: verão chega a ‘escaldar’ e estas regiões podem chegar aos 40 graus

06:30 21 Junho, 2026 15:18 20 Junho, 2026 | João Luís

Verão arranca com calor intenso em Portugal continental, avisos do IPMA e temperaturas muito elevadas em várias capitais de distrito

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Estádio Algarve.
Algarve Desporto

Benfica ruma ao Algarve para preparar a nova época

09:10 21 Junho, 2026 21:29 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sabe-se que o Benfica já definiu parte da pré-temporada e volta a escolher o Algarve para preparar a nova época

Algarve Cultura Economia

Feira da Dieta Mediterrânica distingue inovação agroalimentar no Algarve

08:30 21 Junho, 2026 12:39 20 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas ao Prémio Inovação decorrem até 24 de agosto e vencedores serão conhecidos a 6 de setembro, em Tavira

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Opinião Saúde

Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho

07:30 21 Junho, 2026 20:00 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os principais sinais de alerta são os ombros a alturas diferentes, um lado da anca mais levantado do que o outro, inclinação do corpo para um dos lados e proeminência da grelha costal ao fletir a coluna para a frente"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Limites de velocidade podem baixar em Portugal: nova proposta quer reduzir de 90km/h para 70km/h nestas estradas

14:40 20 Junho, 2026 14:21 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária propõe reduzir o limite de velocidade fora das localidades, dos atuais 90 km/h para 70 km/h

Ralo entupido. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem o ralo do duche entupido? Há um truque simples e rápido que está a surpreender muita gente

19:50 20 Junho, 2026 18:40 20 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Se a água do duche demora a desaparecer, há um truque simples que pode ajudar a desentupir o ralo em pouco tempo

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Tempo

Vem aí calor extremo: temperaturas até 44 graus em Portugal e este será o dia mais quente

06:00 20 Junho, 2026 16:00 19 Junho, 2026 | João Luís

Dias de calor intenso, com temperaturas muito acima do normal. Há um dia em particular que deverá concentrar os valores mais elevados

António Rosa.
Algarve

“Maior trauma da minha vida”: ex-concorrente do Casados à Primeira Vista é detido no Mercado de Faro e ‘culpa’ o filho pela noite na cela

18:50 19 Junho, 2026 13:13 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de sair de "Casados à Primeira Vista", António Rosa diz ter vivido o momento mais duro da sua vida, numa detenção inesperada em Faro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Portugal vai ter cortes de luz prolongados nestas datas: veja as zonas afetadas

18:00 19 Junho, 2026 13:59 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estão previstos cortes de luz programados em várias zonas do país durante os dias 21 e 28 de junho. Algumas interrupções poderão prolongar-se durante várias horas

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 18:26 19 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Casal recebe a chave da nova casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quer vender a sua segunda casa sem pagar mais-valias? Saiba como o fazer e poupar milhares de euros

13:11 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | João Luís

A venda de uma segunda habitação pode beneficiar de isenção de IRS sobre mais-valias, mas só se forem cumpridos prazos e condições

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Algarve

Seis suspeitos apanhados na Fuzeta com combustível e material naval

09:33 21 Junho, 2026 09:34 21 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

As autoridades detiveram seis homens por contrabando de combustível, encontrando jerricans e materiais na embarcação suspeita

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Alerta laranja: verão chega a ‘escaldar’ e estas regiões podem chegar aos 40 graus

06:30 21 Junho, 2026 15:18 20 Junho, 2026 | João Luís

Verão arranca com calor intenso em Portugal continental, avisos do IPMA e temperaturas muito elevadas em várias capitais de distrito

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Estádio Algarve.
Algarve, Desporto

Benfica ruma ao Algarve para preparar a nova época

09:10 21 Junho, 2026 21:29 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sabe-se que o Benfica já definiu parte da pré-temporada e volta a escolher o Algarve para preparar a nova época

Algarve, Cultura, Economia

Feira da Dieta Mediterrânica distingue inovação agroalimentar no Algarve

08:30 21 Junho, 2026 12:39 20 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas ao Prémio Inovação decorrem até 24 de agosto e vencedores serão conhecidos a 6 de setembro, em Tavira

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Opinião, Saúde

Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho

07:30 21 Junho, 2026 20:00 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os principais sinais de alerta são os ombros a alturas diferentes, um lado da anca mais levantado do que o outro, inclinação do corpo para um dos lados e proeminência da grelha costal ao fletir a coluna para a frente"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Limites de velocidade podem baixar em Portugal: nova proposta quer reduzir de 90km/h para 70km/h nestas estradas

14:40 20 Junho, 2026 14:21 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária propõe reduzir o limite de velocidade fora das localidades, dos atuais 90 km/h para 70 km/h

Ralo entupido. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem o ralo do duche entupido? Há um truque simples e rápido que está a surpreender muita gente

19:50 20 Junho, 2026 18:40 20 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Se a água do duche demora a desaparecer, há um truque simples que pode ajudar a desentupir o ralo em pouco tempo

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Tempo

Vem aí calor extremo: temperaturas até 44 graus em Portugal e este será o dia mais quente

06:00 20 Junho, 2026 16:00 19 Junho, 2026 | João Luís

Dias de calor intenso, com temperaturas muito acima do normal. Há um dia em particular que deverá concentrar os valores mais elevados

António Rosa.
Algarve

“Maior trauma da minha vida”: ex-concorrente do Casados à Primeira Vista é detido no Mercado de Faro e ‘culpa’ o filho pela noite na cela

18:50 19 Junho, 2026 13:13 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de sair de "Casados à Primeira Vista", António Rosa diz ter vivido o momento mais duro da sua vida, numa detenção inesperada em Faro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Portugal vai ter cortes de luz prolongados nestas datas: veja as zonas afetadas

18:00 19 Junho, 2026 13:59 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estão previstos cortes de luz programados em várias zonas do país durante os dias 21 e 28 de junho. Algumas interrupções poderão prolongar-se durante várias horas

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 18:26 19 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Casal recebe a chave da nova casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quer vender a sua segunda casa sem pagar mais-valias? Saiba como o fazer e poupar milhares de euros

13:11 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | João Luís

A venda de uma segunda habitação pode beneficiar de isenção de IRS sobre mais-valias, mas só se forem cumpridos prazos e condições

Últimas Notícias

  • Seis suspeitos apanhados na Fuzeta com combustível e material naval
    Seis suspeitos apanhados na Fuzeta com combustível e material naval
  • Benfica ruma ao Algarve para preparar a nova época
    Benfica ruma ao Algarve para preparar a nova época
  • Feira da Dieta Mediterrânica distingue inovação agroalimentar no Algarve
    Feira da Dieta Mediterrânica distingue inovação agroalimentar no Algarve
  • Jazz volta a animar os finais de tarde de julho em Sagres
    Jazz volta a animar os finais de tarde de julho em Sagres
  • Alerta laranja: verão chega a ‘escaldar’ e estas regiões podem chegar aos 40 graus
    Alerta laranja: verão chega a ‘escaldar’ e estas regiões podem chegar aos 40 graus

Opinião

  • Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
    Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
  • Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
    Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
    Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
  • 10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
    10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal