Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Aprovada recomendação para ligação ferroviária Faro/Sevilha

Presidente da CCDR do Algarve disse que se trata de uma ligação ferroviária “de grande importância para o desenvolvimento da mobilidade entre as regiões do Sul, podendo no futuro estender-se a Beja e a Lisboa”

21:46 29 Setembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Comissão Luso/Espanhola para a Cooperação Transfronteiriça (CLECTF) aprovou hoje um conjunto de recomendações aos governos de Portugal e de Espanha, nomeadamente a concretização da ligação ferroviária de alta velocidade entre Sevilha (Andaluzia) e Faro, no Algarve.

A extensão do designado corredor ferroviário transeuropeu do Atlântico e Mediterrânico, entre Sevilha (Espanha) e Faro (Algarve), foi uma das propostas de mobilidade transfronteiriça apresentadas pelo grupo de trabalho composto pelas regiões portuguesas do Algarve e Alentejo e da Andaluzia espanhola, na reunião anual da comissão que decorreu em Mérida (Espanha).

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, José Apolinário, disse que se trata de uma ligação ferroviária “de grande importância para o desenvolvimento da mobilidade entre as regiões do Sul, podendo no futuro estender-se a Beja e a Lisboa”.

“Esta foi uma necessidade já identificada em 1992 quando se realizou a exposição mundial [Expo92] em Sevilha, tendo sido colocada na oportunidade seguinte. Por isso, faz sentido que todos os atores institucionais e empresariais dos dois países defendam que este tema tenha a maior prioridade por parte dos governos de Lisboa e de Madrid”, notou.

Na opinião do presidente da CCDR/Algarve, o tema da aposta na ferrovia “tem andado a passo de caracol”, apontando a necessidade de ser dado “um maior impulso e um registo coerente à mobilidade ferroviária”.

“No plano nacional queremos a eletrificação da linha do Algarve e a redução do tempo de viagem entre a região e Lisboa, mas também queremos que a ligação do Algarve com a Andaluzia possa ter uma resposta mais moderna em termos das ligações ferroviárias transeuropeias”, defendeu.

Para José Apolinário, a aposta ferroviária nesta zona do território europeu [Algarve e Andaluzia] “não tem andado às velocidades de comboio, média ou alta, mas, sim, à velocidade de caracol”.

Apolinário assegurou que, enquanto presidente da CCDR/Algarve, irá debater-se por uma aposta na ligação ferroviária, “seja na qualificação e eletrificação da linha ferroviária do Algarve, com ligação ao aeroporto de Faro e à universidade do Algarve, seja em novos modos de transporte coletivo ferroviário”.

“Parece-me evidente que o futuro é o transporte coletivo por meios suaves e ferroviários”, sublinhou José Apolinário.

Além da ligação ferroviária de alta velocidade entre o Algarve e a Andaluzia, foram também aprovados na reunião da comissão Luso/Espanhola para a cooperação transfronteiriça, os documentos apresentados pela comunidade EuroAAA no domínio das infraestruturas para a mobilidade entre as regiões portuguesas do Alentejo e Algarve e a Andaluzia espanhola.

Entre as prioridades, o grupo de trabalho aponta a ligação transfronteiriça Alcoutim(Algarve)/Sanlúcar del Guadiana(Andaluzia), a navegabilidade do rio Guadiana até Mértola e a conclusão da rede europeia de ciclovias (EUROVELO), que ligará Sagres a Vila Real de Santo António e a Ayamonte, em Espanha.

O conjunto de recomendações hoje aprovado na reunião da comissão para a cooperação transfronteiriça vai ser enviado aos governos de Portugal e de Espanha, que se vão reunir na 32.ª Cimeira Ibérica, agendada para o dia 28 de outubro, em Trujillo, na comunidade autónoma espanhola da Extremadura.

O documento seguirá também para a Comissão Europeia para ser analisado no âmbito das prioridades de desenvolvimento dos diferentes corredores de mobilidade transeuropeus.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 12:38 10 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século e é já nesta data

19:20 10 Junho, 2026 18:09 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista uma vez a cada 114 anos

João Neves.
Algarve Vida & Lazer

João Neves voltou às origens: algarvio esteve em Tavira dias antes de se juntar ao estágio da Seleção Nacional

18:20 10 Junho, 2026 17:33 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarvio João Neves passou dias em Tavira para descansar antes de se juntar à Seleção Nacional e preparar o Mundial 2026

Ladrão a tentar assaltar carro. Crédito: Foto AI
Algarve

Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia

07:00 10 Junho, 2026 17:11 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Assaltos a viaturas nas Açoteias, em Albufeira, estão a gerar preocupação entre empresários e turistas na zona

Ensino Opinião Tech

Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral

11:00 10 Junho, 2026 10:52 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Aquilo que faz correr um aluno para um abraço de reencontro a um professor é muito mais do que um algoritmo disfarçado de 'olhar humano'"

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor intenso: subida forte da temperatura chega neste dia e há zonas onde sobe até 8 graus

13:31 10 Junho, 2026 13:31 10 Junho, 2026 | João Luís

As temperaturas vão subir de forma acentuada em Portugal continental, com calor mais intenso a partir deste dia

Elemento da Polícia Marítima.
Algarve

A praia é de quem? Polícia Marítima fiscaliza chapéus de sol nas concessões em Vila Real de Santo António

14:30 8 Junho, 2026 08:31 10 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Polícia Marítima está a fiscalizar a colocação de chapéus de sol em frente às concessões em praias de Vila Real de Santo António

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória

18:10 8 Junho, 2026 18:02 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Já é possível testar carros autónomos em vias públicas em Portugal, mas as novas regras escondem exigências rigorosas que podem surpreender

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 12:38 10 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século e é já nesta data

19:20 10 Junho, 2026 18:09 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista uma vez a cada 114 anos

João Neves.
Algarve, Vida & Lazer

João Neves voltou às origens: algarvio esteve em Tavira dias antes de se juntar ao estágio da Seleção Nacional

18:20 10 Junho, 2026 17:33 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarvio João Neves passou dias em Tavira para descansar antes de se juntar à Seleção Nacional e preparar o Mundial 2026

Ladrão a tentar assaltar carro. Crédito: Foto AI
Algarve

Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia

07:00 10 Junho, 2026 17:11 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Assaltos a viaturas nas Açoteias, em Albufeira, estão a gerar preocupação entre empresários e turistas na zona

Ensino, Opinião, Tech

Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral

11:00 10 Junho, 2026 10:52 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Aquilo que faz correr um aluno para um abraço de reencontro a um professor é muito mais do que um algoritmo disfarçado de 'olhar humano'"

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor intenso: subida forte da temperatura chega neste dia e há zonas onde sobe até 8 graus

13:31 10 Junho, 2026 13:31 10 Junho, 2026 | João Luís

As temperaturas vão subir de forma acentuada em Portugal continental, com calor mais intenso a partir deste dia

Elemento da Polícia Marítima.
Algarve

A praia é de quem? Polícia Marítima fiscaliza chapéus de sol nas concessões em Vila Real de Santo António

14:30 8 Junho, 2026 08:31 10 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Polícia Marítima está a fiscalizar a colocação de chapéus de sol em frente às concessões em praias de Vila Real de Santo António

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória

18:10 8 Junho, 2026 18:02 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Já é possível testar carros autónomos em vias públicas em Portugal, mas as novas regras escondem exigências rigorosas que podem surpreender

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Últimas Notícias

  • Autoridade Tributária explica: descubra quando é importante pedir número de contribuinte (NIF) na fatura
    Autoridade Tributária explica: descubra quando é importante pedir número de contribuinte (NIF) na fatura
  • Advogados prometem livrar condutores de multas? Bastonário quer avaliar publicidade e sites
    Advogados prometem livrar condutores de multas? Bastonário quer avaliar publicidade e sites
  • Exposição “lugar-depois” assinala nova etapa do Museu Zer0 em Tavira
    Exposição “lugar-depois” assinala nova etapa do Museu Zer0 em Tavira
  • Vai assar chouriço nos Santos Populares? Estes truques fazem toda a diferença
    Vai assar chouriço nos Santos Populares? Estes truques fazem toda a diferença
  • Atraso na Linha do Algarve bloqueia reforço ferroviário no Alentejo
    Atraso na Linha do Algarve bloqueia reforço ferroviário no Alentejo
  • Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século e é já nesta data
    Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século e é já nesta data

Opinião

  • Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
  • Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
    Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal