Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Algarve atrai cada vez mais nómadas digitais para o alojamento local

“Já se tornou uma moda” – estrangeiros em trabalho remoto têm ajudado o alojamento local a sobreviver. Muitos trazem a família nestas estadas longas, e não falta quem tenha decidido ficar a viver no Algarve, onde elogiam a qualidade de vida

13:33 18 Novembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O inglês Garth MacLeod chegou ao Algarve em julho de 2020, para trabalhar remotamente para a tecnológica alemã SAP, e de momento tem estado num alojamento local na Meia Praia

Veio com a família de Londres para o Algarve em julho do ano passado, por tempo indeterminado, numa altura em que a pandemia ditava orientações estritas de teletrabalho. O inglês Garth MacLeod diz hoje estar “muito feliz” com a sua rotina de trabalho, das 8h da manhã às 17h, como consultor da tecnológica SAP na Alemanha, a partir de ‘casa’ – um alojamento local na Meia Praia em Lagos, inserido num condomínio com piscina comum.

“Trabalhar aqui é uma vida fantástica, já conheci muita gente e fiz amigos, aprendi surf, quero praticar ténis outra vez, e também andar de bicicleta”, enumera o consultor britânico, que aos 47 anos está cheio de planos para “este novo e excitante tempo de vida” em Portugal. “Gosto muito deste estilo de vida, o tempo é bom, as pessoas são simpáticas e a comida é ótima, adoro o peixe grelhado, as cataplanas, e claro, os vinhos que são extraordinários”.

O caso de Garth MacLeod estende-se a muitos outros estrangeiros de nacionalidades diversas que, em tempos de covid, optaram por vir para Portugal por tempo prolongado mantendo-se em trabalho remoto, e recorrendo grande parte das vezes a plataformas como a Airbnb ou o Booking.

No apartamento com placa AL à porta, o consultor britânico cumpre a rotina de trabalhar das 8h às 17h. No resto do tempo procura conviver e desfrutar de atividades que o sol do Algarve permite

Para muitas unidades de alojamento local, os nómadas digitais foram uma ’tábua de salvação’ nos tempos iniciais e mais duros da pandemia, em que o turismo praticamente regrediu a zero.

“Sentimos que continua a haver procura dos nómadas digitais, a pandemia despertou muito o interesse deste mercado de estadia longa, que pode ser um segmento importante para ajudar a combater a sazonalidade no período do inverno, época em que as ocupações são mais baixas”, considera Eduardo Miranda, presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (Alep).

“Temos pedidos de pessoas que querem ficar um mês ou dois em Lisboa, no Porto, na Madeira, mas também no Algarve ou mesmo no interior. A pandemia despertou muito este mercado de estadia longa, que pode ser importante no inverno, em que as ocupações são mais baixas”

“Anteriormente quase só eles davam ocupação aos alojamentos, mas agora é uma realidade difícil de quantificar porque já começam a misturar-se com os turistas tradicionais neste início de retoma que se sentiu em outubro, mesmo em Lisboa”, refere Eduardo Miranda, lembrando haver agora no alojamento local “um turismo de mais longa duração, pessoas que vêm por um mês ou mais com o intuito de viver a cidade ou o local”.

A procura dos trabalhadores ‘nómadas’ continua nesta fase a ter alguma expressão em diversas unidades de alojamento local. “Estamos a ter de momento pedidos de pessoas que querem ficar um mês ou dois, em Lisboa, no Porto, na Madeira, mas também no Algarve ou mesmo no interior do país”, adianta.

A pandemia também trouxe uma evolução no tipo de nómadas digitais: “Já não são só os típicos empreendedores de áreas tecnológicas que havia antes da covid, e estavam habituados a funcionar em teletrabalho, mas abrangem agora um perfil mais alargado de trabalhadores normais, pessoas que são freelance, ou que estão a fazer mestrados, e vêm para cá com as famílias por períodos longos”, faz notar o presidente da Alep.

DO ALOJAMENTO TEMPORÁRIO À DECISÃO DE FICAR A VIVER NO PAÍS

Muitos dos estrangeiros que vieram para Portugal e que se instalaram inicialmente em alojamento local estão agora à procura de casas para arrendar ou comprar, por terem decidido viver no país.

“A minha esperança é continuar a viver aqui”, garante Garth MacLeod, que decidiu trocar o alojamento local na Meia Praia por um arrendamento de maior duração, no mínimo por um período de três meses. “Tenho residência em Portugal, que consegui antes do Brexit, e no futuro poderei vir a comprar casa, só que em Lagos está tudo muito caro”, refere.

O consultor tecnológico britânico está na expectativa de saber se o seu escritório irá decidir o regresso ao trabalho presencial, e se for esse o caso está disposto a perder o contrato para continuar a viver no Algarve.

“Se perder o contrato e não encontrar logo outra possibilidade, tenho dinheiro suficiente para ficar sem trabalhar algum tempo”, assegura Garth McLeod, a quem não faltam ideias de trabalho empreendedor no país que considera ser “uma boa oportunidade de recomeço de vida”. “Uma das possibilidades é lançar um projeto na área de criptomoedas, percebi que em Portugal não há taxas de tributação”, exemplifica.

A holandesa Rose Hes e o noivo brasileiro Fellyph Cintra, na casa em Lagos onde trabalham à distância para empresas como a Google ou Linkedin. Trabalhavam em Dublin até chegar a pandemia, e decidiram vir para Portugal há um ano, instalando-se inicialmente em apartamentos Airbnb

A “SALTAR DE AIRBNB EM AIRBNB” HÁ QUASE UM ANO

Há cerca de um ano, também a holandesa Rose Hess e o brasileiro Fellyph Cintra vieram para Portugal com o objetivo de trabalhar remotamente, numa altura em que a mensagem principal da pandemia era “fique em casa”. Ambos estavam a trabalhar em Dublin para empresas tecnológicas há cinco anos, quando veio a pandemia que virou tudo de pernas para o ar.

“Eu trabalhava para o LinkedIn como estratega de média, e adorava o meu trabalho, mas a nossa equipa acabou por ser dissolvida durante a pandemia”, conta Rose Hess, lembrando que já há muito tempo “tinha a ideia de vir viver para Portugal” e a covid “deu o empurrão final” para esta decisão – que diz estar associada a “mais espaço para estar ao livre e viver a vida”.

Rose e Fellyph começaram por ir para o Porto, e há nove meses mudaram-se para o Algarve. “Andámos a ‘saltar’ de Airbnb em Airbnb de mês a mês, até que recentemente encontrarmos um bom apartamento em Lagos, onde agora vivemos e trabalhamos”.

Em Portugal, Rose Hess e Fellyph Cintra abriram-se a novas oportunidades em trabalho remoto, além de desenvolverem outros projetos criativos e “de paixão”, estando também a aprender português. Fellyph trabalha agora à distância para a Google, como gestor de uma comunidade que promove um ecossistema de respeito social, e Rose criou a sua própria empresa produtora de vídeo, a Entrepreneur in Flipflops, que cria conteúdos e promove treinos sobre branding no Linkedin. “Agora trabalho remotamente para mim”, resume a holandesa.

Da nova casa em Lagos, Rose e Fellyph fazem um direto diário na internet, o CoffeebreakLive, “que conta histórias de gamechangers, pessoas que decidiram correr o risco de tomar uma direção diferente durante a pandemia, quando tudo estava fechado, e olhar outras formas de viver a vida”, descreve a holandesa, que também está envolvida em programas de treino específico para estrangeiros que estão no Algarve em trabalho remoto, juntamente com a Lagos Digital Nomads.

Criado em agosto do ano passado, o grupo Lagos Digital Nomads promove atividades de convívio e ‘networking’ entre a comunidade de estrangeiros em teletrabalho

“Portugal está a ser muito escolhido pelos nómadas desde o início da pandemia, e sobretudo o Algarve, onde o tempo é muito bom, dá para ir à praia, fazer surf ou outras atividades de natureza. Só o facto de poderem ver o céu azul todos os dias é muito importante para esta malta”, refere Joana Glória, que em agosto do ano passado criou o grupo Lagos Digital Nomads no Facebook, com o objetivo de promover um espaço de networking entre a nova e crescente comunidade de estrangeiros em teletrabalho – que podem incluir passeios de barco, workshops ou outras atividades.

Em janeiro, Joana Glória prepara-se para lançar um portal “com toda a informação que os nómadas digitais precisam de saber quando estão em Lagos”, desde cafés onde possam trabalhar até alojamentos ou espaços de co-living.

Sendo uma comunidade dinâmica e em número sempre variável, é difícil quantificar os trabalhadores nómadas de momento na cidade algarvia. O grupo Lagos Digital Nomads no Facebook tem 3500 pessoas inscritas, e em outubro os encontros reuniam semanalmente cerca de 70 pessoas.

“Não faço ideia de quantos nómadas estão cá, mas vejo muita gente na cidade nesta altura com esse perfil. E esta também é uma forma extraordinária de combater a sazonalidade que sentimos muito aqui no Algarve”, faz notar Joana Glória. “Acredito que quanto mais a pandemia se prolongar, mais nómadas teremos no Algarve, isto já se tornou uma moda”.

Grupo de nómadas digitais em convívio num complexo de apartamentos turísticos em Lagos

ALOJAMENTOS TIVERAM DE SE ADAPTAR À NOVA PROCURA DOS NÓMADAS, CRIANDO ESPAÇOS DE TRABALHO

O alojamento local tem conseguido dar resposta a este movimento de estrangeiros em teletrabalho em Portugal que se tornou forte com a pandemia, segundo frisa o presidente da Alep.

“No fundo, são residentes temporários que querem uma casa com instalações onde possam trabalhar ou estar com a família, equipamentos para cozinhar mais em casa, e o alojamento local aqui é perfeito”, sublinha Eduardo Miranda, destacando ser a prova de que o sector “não serve só o turismo tradicional ou de curta duração, e está a ir de encontro a novos perfis de procura”.

Mas os alojamentos também tiveram de fazer algumas adaptações nos seus espaços para acolher estes hóspedes, que se tornaram nos seus melhores clientes, além de criarem condições e facilidades para estadas prolongadas.

“A maior parte dos alojamentos não tinham, por exemplo, uma mesa ou uma cadeira, e tiveram de criar um pequeno espaço de trabalho. Esse público-alvo exige alguma adaptação da oferta e são ajustes que compensam porque é um mercado que existe durante o ano inteiro”, exemplifica Eduardo Miranda.

Os alojamentos locais tiveram de fazer algumas adaptações, como incluir espaços de trabalho, para atender à procura crescente de nómadas digitais

Um dos principais obstáculos identificados foi a falta de fibra ótica nos centros históricos das cidades ou em zonas do interior, que também são procuradas por trabalhadores nómadas que “querem estar em sítios isolados e em contacto com a natureza”.

“O acesso a Internet rápida é fundamental para este perfil de trabalhadores, e começa a haver operadores que estão a alargar este serviço nos centros históricos”, refere o responsável da associação de alojamento local.

Os nómadas digitais “estão a ser um complemento muito interessante”, mas “não é uma solução para todos” num sector que foi fortemente abalado pela pandemia, sublinha Eduardo Miranda. Apesar de se sentirem alguns sinais de retoma,”neste momento, a maior parte dos operadores estão fragilizados financeiramente”, frisa.

“Com o verão a situação melhorou, mas não foi suficiente para criar reservas aos operadores, e este inverno ainda vai ser bastante duro do ponto de vista financeiro até conseguirmos chegar à Páscoa”, destaca Eduardo Miranda. Um golpe recente para o sector, detalha, veio com a proposta do PS em suspender novos registos de alojamento local em toda a cidade de Lisboa por um período de seis meses, extensível até que entre em vigor um novo regulamento.

A Alep já reagiu, lamentando que “o alojamento local seja usado mais uma vez como arma de arremesso num jogo de disputa política local”, numa “proposta de última hora com fins eleitorais”. E enfatizou que esta proposta “surge num momento em que o alojamento local registou, pela primeira vez na história, uma diminuição do número total de registos em Lisboa, tanto em 2020 como em 2021” – “nas plataformas online como a Airbnb, a oferta real ativa reduziu-se em mais de 2000 alojamentos desde finais de 2019″.

– Notícia do Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Algarve Desporto Edição Papel

Do voleibol ao kickboxing: a vida de superação de Rogério Bugalho contra a doença de Parkinson

08:00 9 Maio, 2026 08:16 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Parkinson não trava vida ativa de Rogério Bugalho, que aos 70 anos continua a encontrar no desporto a força para superar limites

Mulher numa secretária surpreendida ao receber um papel. Crédito: Freepik
Economia Mundo

Banco transfere por engano 81 biliões de dólares na conta de um cliente: há obrigação legal de devolver o dinheiro?

11:00 9 Maio, 2026 11:04 9 Maio, 2026 | João Luís

Este banco transferiu por engano 81 biliões de dólares para conta de cliente. Saiba se, de acordo com a lei, o dinheiro tem de ser devolvido

Homem com dor no peito. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Especialistas alertam para sintomas ‘menos conhecidos’ de enfarte e AVC que a maioria dos portugueses ignora

14:00 9 Maio, 2026 13:45 9 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Para além dos sinais mais comuns de enfarte e AVC, existem sintomas menos conhecidos que, de acordo com um estudo recente, a maioria ignora

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí dias com chuva ‘a potes’: depressão fria traz mau tempo a esta região e este será o período mais chuvoso

11:10 9 Maio, 2026 23:29 8 Maio, 2026 | João Luís

Chuva forte a caminho: saiba as horas com maior probabilidade de precipitação e quando pode escapar aos aguaceiros

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e ventos fortes vão ‘ameaçar’ Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 9 Maio, 2026 10:49 9 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal serão acompanhados por chuva intensa, ventos fortes e episódios de trovoada nestas regiões

Praia da Falésia, Algarve Crédito: Magnific
Algarve Europa Vida & Lazer

Britânicos elegem praia do Algarve com 5 km de extensão e água quente como a melhor da Europa

09:50 9 Maio, 2026 20:18 8 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Esta praia do Algarve foi distinguida como a melhor da Europa, desta vez num ranking elaborado pelos britânicos

Algarve Cultura Edição Papel

Conservatório de Albufeira celebra 30 anos com programa cultural e António Nóbrega revisita o percurso e os desafios futuros

10:00 9 Maio, 2026 07:58 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ENTREVISTA: António Nóbrega, presidente e fundador do Conservatório de Albufeira, recorda três décadas de cultura e inclusão.

Botija de gás.
Economia Nacional

Estes portugueses não têm de ir a Espanha para comprar gás mais barato: saiba se também pode ser um deles

12:20 9 Maio, 2026 16:14 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Preço da botija de gás disparou para valores recorde, mas há um apoio do Governo que permite pagar bem menos

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Este mês já foi pago e para o próximo há mais: muitos idosos podem ter direito a este dinheiro extra na pensão e é isto que têm de fazer

18:30 8 Maio, 2026 23:30 8 Maio, 2026 | João Luís

Apoio já foi pago este mês, mas continua disponível. Muitos idosos podem ter direito a um complemento na pensão

Algarve Gastronomia

Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

18:40 8 Maio, 2026 18:43 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada e do Mar regressa a Armação de Pêra, entre 22 e 24 de maio, com gastronomia, tradição e sustentabilidade

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Cristina Ferreira, santa padroeira do machosfera | Por Cobramor

10:30 8 Maio, 2026 20:45 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Algarve, Desporto, Edição Papel

Do voleibol ao kickboxing: a vida de superação de Rogério Bugalho contra a doença de Parkinson

08:00 9 Maio, 2026 08:16 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Parkinson não trava vida ativa de Rogério Bugalho, que aos 70 anos continua a encontrar no desporto a força para superar limites

Mulher numa secretária surpreendida ao receber um papel. Crédito: Freepik
Economia, Mundo

Banco transfere por engano 81 biliões de dólares na conta de um cliente: há obrigação legal de devolver o dinheiro?

11:00 9 Maio, 2026 11:04 9 Maio, 2026 | João Luís

Este banco transferiu por engano 81 biliões de dólares para conta de cliente. Saiba se, de acordo com a lei, o dinheiro tem de ser devolvido

Homem com dor no peito. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Especialistas alertam para sintomas ‘menos conhecidos’ de enfarte e AVC que a maioria dos portugueses ignora

14:00 9 Maio, 2026 13:45 9 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Para além dos sinais mais comuns de enfarte e AVC, existem sintomas menos conhecidos que, de acordo com um estudo recente, a maioria ignora

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí dias com chuva ‘a potes’: depressão fria traz mau tempo a esta região e este será o período mais chuvoso

11:10 9 Maio, 2026 23:29 8 Maio, 2026 | João Luís

Chuva forte a caminho: saiba as horas com maior probabilidade de precipitação e quando pode escapar aos aguaceiros

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e ventos fortes vão ‘ameaçar’ Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 9 Maio, 2026 10:49 9 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal serão acompanhados por chuva intensa, ventos fortes e episódios de trovoada nestas regiões

Praia da Falésia, Algarve Crédito: Magnific
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Britânicos elegem praia do Algarve com 5 km de extensão e água quente como a melhor da Europa

09:50 9 Maio, 2026 20:18 8 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Esta praia do Algarve foi distinguida como a melhor da Europa, desta vez num ranking elaborado pelos britânicos

Algarve, Cultura, Edição Papel

Conservatório de Albufeira celebra 30 anos com programa cultural e António Nóbrega revisita o percurso e os desafios futuros

10:00 9 Maio, 2026 07:58 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ENTREVISTA: António Nóbrega, presidente e fundador do Conservatório de Albufeira, recorda três décadas de cultura e inclusão.

Botija de gás.
Economia, Nacional

Estes portugueses não têm de ir a Espanha para comprar gás mais barato: saiba se também pode ser um deles

12:20 9 Maio, 2026 16:14 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Preço da botija de gás disparou para valores recorde, mas há um apoio do Governo que permite pagar bem menos

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Este mês já foi pago e para o próximo há mais: muitos idosos podem ter direito a este dinheiro extra na pensão e é isto que têm de fazer

18:30 8 Maio, 2026 23:30 8 Maio, 2026 | João Luís

Apoio já foi pago este mês, mas continua disponível. Muitos idosos podem ter direito a um complemento na pensão

Algarve, Gastronomia

Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

18:40 8 Maio, 2026 18:43 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada e do Mar regressa a Armação de Pêra, entre 22 e 24 de maio, com gastronomia, tradição e sustentabilidade

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Cristina Ferreira, santa padroeira do machosfera | Por Cobramor

10:30 8 Maio, 2026 20:45 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa, Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Últimas Notícias

  • Algarve mantém desemprego acima da média nacional no arranque de 2026
    Algarve mantém desemprego acima da média nacional no arranque de 2026
  • Especialistas alertam para sintomas ‘menos conhecidos’ de enfarte e AVC que a maioria dos portugueses ignora
    Especialistas alertam para sintomas ‘menos conhecidos’ de enfarte e AVC que a maioria dos portugueses ignora
  • Estes portugueses não têm de ir a Espanha para comprar gás mais barato: saiba se também pode ser um deles
    Estes portugueses não têm de ir a Espanha para comprar gás mais barato: saiba se também pode ser um deles
  • Vêm aí dias com chuva ‘a potes’: depressão fria traz mau tempo a esta região e este será o período mais chuvoso
    Vêm aí dias com chuva ‘a potes’: depressão fria traz mau tempo a esta região e este será o período mais chuvoso
  • Banco transfere por engano 81 biliões de dólares na conta de um cliente: há obrigação legal de devolver o dinheiro?
    Banco transfere por engano 81 biliões de dólares na conta de um cliente: há obrigação legal de devolver o dinheiro?
  • Muitos ignoram este passo no e‑Fatura e só percebem no IRS: saiba do que se trata e quais as consequências
    Muitos ignoram este passo no e‑Fatura e só percebem no IRS: saiba do que se trata e quais as consequências

Opinião

  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal