Sob o lema “A luz que abraça a diferença”, arranca no próximo 9 de maio mais uma edição da Campanha Pirilampo Mágico, iniciativa nacional de solidariedade que promove os direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.
Até ao dia 1 de junho, a campanha contará com a participação de centenas de profissionais, voluntários e pessoas apoiadas pelas 84 organizações aderentes, que irão desenvolver ações de sensibilização em todo o território nacional, com o objetivo de envolver a população e reforçar o compromisso com a inclusão.
Este ano, o icónico boneco solidário estará à venda por 2,50 euros e a expectativa é ultrapassar a marca de meio milhão de exemplares vendidos. As receitas revertem integralmente a favor das CERCI (Cooperativas de Solidariedade Social) e outras entidades que prestam apoio a crianças, jovens e adultos com deficiência e às suas famílias.
Um dos elementos distintivos da campanha é o suspense em torno da cor do Pirilampo, que só é revelada no arranque oficial da campanha. Todos os anos, esta tradição mobiliza as redes sociais, com palpites e entusiasmo de milhares de apoiantes.
Criada em 1987, a Campanha Pirilampo Mágico é organizada pela FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, em parceria com a Antena 1 e a RTP, que desde o início dão visibilidade à iniciativa através da sua programação e conteúdos dedicados.
Ao sucesso da campanha junta-se ainda o apoio dos parceiros estratégicos Banco Montepio, Pingo Doce e CTT, que reforçam a distribuição do Pirilampo em todo o país, incluindo nas regiões autónomas.
O boneco solidário poderá ser adquirido nos balcões do Banco Montepio, lojas CTT, caixas do Pingo Doce, bem como em escolas, bancas de rua, estabelecimentos comerciais autorizados e nas diversas atividades de animação promovidas localmente pelas instituições participantes.
Leia também: Esta localidade a meia hora do Algarve tem uma “alta qualidade de vida” e fica ao pé da praia
