Secar a roupa no inverno pode ser um verdadeiro desafio devido à elevada humidade, que torna o processo mais lento. Muitas famílias optam pelas máquinas de secar roupa, embora estas representem um dos eletrodomésticos mais dispendiosos, tanto na compra como no consumo energético. No entanto, existe um método simples e económico para acelerar a secagem da roupa, mesmo sem uma máquina de secar.
Segundo especialistas, um pequeno truque que demora apenas mais 10 minutos na máquina de lavar pode fazer toda a diferença. Trata-se de acrescentar uma centrifugação extra ao final do ciclo de lavagem. Este processo ajuda a remover a água acumulada nas peças, permitindo que sequem mais depressa. “A centrifugação extra no final de um ciclo de lavagem irá reduzir a quantidade de água que a roupa retém”, explicam os especialistas, citados pela Leak. Além disso, quanto mais alta for a rotação por minuto da máquina, mais eficaz será o resultado.
Este método não só é mais rápido como também evita o inconveniente de pendurar roupa molhada dentro de casa, o que pode aumentar os níveis de humidade e provocar o aparecimento de bolor. Aliás, é importante evitar secar roupa diretamente nos radiadores, pois esta prática pode agravar o problema da humidade. Em alternativa, o uso de um desumidificador pode ajudar a manter o ambiente mais saudável enquanto a roupa seca.
Portanto, experimente este truque dos 10 minutos na máquina de lavar. É uma solução prática, económica e que pode melhorar significativamente a forma como seca a sua roupa nos dias frios e húmidos, ajudando muito na poupança, na medida em que não tem necessidade de investir uma quantia considerável na compra de uma máquina de secar roupa.
Leia também: Este é o truque dos finlandeses para manter a casa quente por 2€ e sem aquecedores