Ursula Von Der Leyen, a “green lady”
Primeira mulher a assumir as rédeas da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen centrou seu mandato em torno de um grande projeto: a luta contra o aquecimento global, iniciada com um conjunto de propostas e iniciativas no âmbito ad criação do Pacto Ecológico Europeu. Primeira mulher a chefiar o Ministério da Defesa da Alemanha, entre 2013 e 2019, depois de liderar os Ministérios do Trabalho e dos Assuntos Sociais, entre 2009 e 2013, e da Família, da Terceira Idade, das Mulheres e da Juventude, entre 2005 e 2009. Ser mãe de sete filhos não a impediu de vencer na política: Ela preside a Comissão Europeia desde 1º de dezembro de 2019.
Roberta Metsola, a “ultraconservadora”
No dia do seu 43º aniversário, Roberta Metsola tornou-se a mais jovem Presidente do Parlamento e apenas a terceira mulher a ocupar o cargo depois das francesas Simone Veil (1979-1982) e Nicole Fontaine (1999-2002). Exerceu funções de Adida de Cooperação Jurídica e Judiciária de Malta na Representação Permanente de Malta para a União Europeia e de 2012 a 2013 e como Assessora Jurídica de Catherine Ashton, Vice-Presidente da Comissão e Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança. Roberta Metsola concilia a política com o seu papel de mãe de quatro filhos e assumiu publicamente ser contra o direito ao aborto o que levou a ser considerada de como ultraconservadora. É presidente do Parlamento Europeu desde 12 de janeiro de 2022.
Christine Lagarde, a “guardiã das finanças”
Quase não precisa de apresentação, ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Ministra da Economia num país do G8 e, também, a primeira mulher a exercer o cargo de Diretora-Geral do Fundo Monetário Internacional (FMI). Já foi arrolada como uma das cem personalidades mais influentes do mundo, Christine Lagarde é presidente do Banco Central Europeu desde 1 de novembro de 2019.
Estas três senhoras foram escolhidas pelas suas qualidades intelectuais, longe de qualquer ideia feminista, pois a União Europeia não se contenta em incentivar a liderança feminina, decidiu mostrar o caminho a seguir para a igualdade dos géneros.
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram (em breve no Linkedin e Youtube)