No âmbito da sua missão de divulgação e promoção da transformação em curso no setor agrícola algarvio, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), com o apoio da Rede Rural Nacional e em parceria com o setor agroalimentar regional, está a desenvolver uma campanha de vídeos curtos que apresenta, na primeira pessoa, histórias de sucesso de investimentos realizados com o apoio de fundos europeus, um dos casos em destaque é o da marca RiaFresh®.
Trata-se de um projeto nascido da investigação sobre a cultura sustentável de halófitas, conduzida pela empresa Agro-On entre 2011 e 2014, no Parque da Reserva Natural de Castro Marim. Esta investigação envolveu ainda parceiros como o Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Com sede no Sítio do Besouro, em Faro, a RiaFresh® tem como missão “melhorar e diversificar os hábitos alimentares da população para um padrão mais saudável, fomentar o aproveitamento dos vegetais marinhos como parte da inovação no sector hortícola e promover a prosperidade na região do Algarve”, como refere a CCDR Algarve em comunicado.
Os produtos RiaFresh® são vegetais marinhos do Parque Natural da Ria Formosa e da Costa Algarvia, cultivados com elevados padrões de qualidade. Para além da salicórnia — o produto estrela da marca — a RiaFresh® cultiva e comercializa outras halófitas como valverde, rossio, sarcocórnia, sea fingers, inula, rúcula marinha, ficoide glacial, funcho do mar e salicórnia glauca.
Estas plantas têm propriedades gastronómicas únicas, sendo que um dos maiores impulsos para a diferenciação da marca foi o projeto XtremeGourmet, que reuniu chefs conceituados sob a coordenação do chefe Leonel Pereira. O objetivo foi alcançar uma produção de vegetais marinhos de excelência ao nível gastronómico, nutricional e agronómico.
A sustentabilidade é outro dos pilares do projeto. Apesar de os cultivos não serem feitos diretamente no solo, Miguel Salazar garante que são cumpridos todos os requisitos para ser um produto com certificação biológica. A marca possui já as certificações Global G.A.P. e GRASP, assegurando a sustentabilidade ambiental, segurança alimentar, boas práticas sociais e condições de trabalho dignas.
Através do apoio do PDR 2020, a RiaFresh® conseguiu melhorar substancialmente a sua eficiência produtiva, hídrica e energética, apostando na otimização dos recursos e no reforço da competitividade. Atualmente, os produtos da marca já são exportados para Espanha, França, Itália, Holanda, Bélgica e Alemanha, posicionando o Algarve como um polo de inovação agroalimentar.
Leia também: Este estendal universal do Aldi é ideal para secagens rápidas com estrutura que facilita a circulação de ar