Numa sociedade distópica baseada no consumo descontrolado e no descarte inconsequente de resíduos, nasce um projeto para sensibilizar a população, através da expressão artística, para a importância da preservação dos oceanos. Vamos Fazer uma Onda de Mudança, pois mais do que sensibilizar a sociedade, deveremos incentivar todos os cidadãos e instituições governamentais a assumirem atitudes informadas e responsáveis sobre o Oceano e os seus recursos.
O poder de despertar a consciência ambiental sobre o nosso dilema dos resíduos plásticos e contribuir para um modo de vida mais sustentável, com o objetivo de marcar uma diferença positiva na comunidade, permite aos alunos converter ideias teóricas em ação.
Os produtos de plástico de utilização única e as artes de pesca que contêm plástico representam, portanto, um problema particularmente grave no âmbito do lixo marinho, acarretam um sério risco para os ecossistemas marinhos, a biodiversidade e a saúde humana, e causam prejuízos a atividades como o turismo, as pescas e o transporte marítimo.
Porque somos Escola Azul aceitámos o Desafio lançado pela Europe Direct do Algarve para participarmos no Projeto “Lix’ARTE” e pusemos “Mãos à Obra”. Este Desafio pretende não só envolver a Comunidade Escolar como também a nossa Comunidade Local.
A aprendizagem de competências de intervenção social beneficia e valoriza todo o processo de educação. Este é sem dúvida um projeto escolar ao serviço da comunidade visando uma intervenção prática. Através da criação desta tapeçaria, os alunos e professores envolvidos pretendem transmitir uma poderosa mensagem “A Influência do Oceano em Nós, e a nossa Influência no Oceano”
O projeto visa ajudar a cumprir os objetivos do Pacto Ecológico Europeu e, de uma maneira geral, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Numa perspetiva de trabalho colaborativo, organizámos e agilizámos duas Campanhas de Limpeza com parceiros da nossa Comunidade local, como a Câmara Municipal de Olhão; o ICNF e a Moju. Pois juntos #SomosMaisFortes e todas as Ações são Importantes.
Após as Campanhas de Limpezas passámos à fase de seleção e separação do lixo marinho recolhido. Depois de uma sessão de Brainstorming, os alunos avançaram com ideias para a elaboração da tapeçaria. Através deste processo, pretende-se que os alunos desenvolvam competências de resolução de problemas complexos, habilidades avançadas de comunicação, a sua capacidade de conectar o conhecimento diversificado e por último a sua perseverança para superar obstáculos.
A consecução da tapeçaria irá ser posta em prática em articulação com a Karina Pinto da MOJU e a voluntária Ana Rita Afonso, aluna de Artes e antiga aluna da Escola Básica Dr. Alberto Iria. Este projeto está a ser coordenado pela Professoras Manuela Valentim, Laura dos Reis e pelo professor José Carlos Teixeira com a turma do 9ºB no âmbito da Escola Azul e enquadrado no Projeto Educativo, no Plano 21/23 Escola+ e na Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola.
RELACIONADOS:
Workshop LIXARTE: Ação de Capitação – SOS Planeta
LIXARTE: The future of the carbon market in Portugal | O futuro do mercado do carbono em Portugal
LIXARTE: Confi-Arte: + Arte + Cidadania
I Vegan Festival em Olhão, parceiro LIXARTE
LIXARTE – A conscientização do lixo marinho: de acordos internacionais a tapeçarias regionais
LIXARTE celebra o Dia dos oceanos (Estaremos ainda a tempo de salvar o planeta?)
LIXARTE: Parcerias ao serviço da juventude, pela MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão
LIXARTE – Transformar o lixo em Arte [vídeo]
LIXARTE – Transformar o lixo em Arte
DetektivePT, detetives para a sustentabilidade
Quando descobrimos que tudo à nossa volta pode ser Arte … até o lixo!
O projeto LIXARTE – Transformar o Lixo em Arte é um projeto-piloto de diversos parceiros da região do Algarve, com a mentoria de Ana Sousa, professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Diversas escolas, algumas inseridas no Plano Nacional das Artes e na rede Escola Azul, estão a trabalhar para construir uma tapeçaria a partir de lixo (sobretudo marinho), a apresentar publicamente, em cada escola, no dia 8 de junho – Dia dos Oceanos – promovendo assim a mensagem do EU Climate Pact, o cumprimento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a missão do Ano Europeu da Juventude.
Participam como parceiros no projeto: o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa e o Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro, o Agrupamento de Escolas João da Rosa e o Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, em Olhão, e ainda a Faro2027 – candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, a APA-ArH Algarve, a SCIAENA, a MOJU, o Centro Ciência Viva do Algarve e o Europe Direct Algarve.
Mais informações sobre o LIXARTE, podem ser obtidas através do Europe Direct Algarve, das redes sociais, ou de qualquer um dos parceiros apresentados nesta rubrica.
#EMD #WORLDOCEANDAY #GD4Y (GREENDEAL4YOUTH) #PLANONACIONALARTES
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram (em breve no Linkedin e Youtube)