A Juventude Socialista (JS) de Olhão participou recentemente em duas iniciativas internacionais de formação política promovidas pela IUSY – International Union of Socialist Youth, organização que reúne juventudes socialistas de todo o mundo. A representação olhanense esteve a cargo de Sílvia Nemchuk Shulzhyk, dirigente local da JS, que integrou programas dedicados ao desenvolvimento de competências de liderança, facilitação política e promoção da paz.
Entre 13 e 18 de outubro, em Viena, na Áustria, Sílvia Nemchuk participou no “IUSY Training of Trainers: YouthLead – Empowering Political Facilitation with Digital Tools”, um programa intensivo dirigido a jovens formadores políticos. A formação teve como propósito capacitar os participantes para organizar, liderar e gerir eventos políticos juvenis, integrando metodologias de educação não formal e ferramentas digitais emergentes, incluindo tecnologias de inteligência artificial.
Ao longo da iniciativa, os jovens envolvidos desenvolveram competências práticas, criaram ferramentas aplicáveis a ações de formação e participaram numa rede internacional e intercultural de trainers. A presença no programa permitiu ainda a integração de Sílvia Nemchuk Shulzhyk no corpo central de formadores da IUSY Pool of Trainers, reforçando a representação portuguesa – e particularmente de Olhão – na estrutura internacional.
Esta ação contou com participantes de diversas organizações membro da IUSY, evidenciando a diversidade cultural e política que caracteriza o movimento socialista global.
Já entre 17 e 21 de novembro, em Budapeste, Hungria, a dirigente da JS voltou a marcar presença numa iniciativa internacional, integrando a Study Session “PeaceLens: Rethinking Peace, Politics and Inclusion”, organizada pela IUSY em parceria com o Youth Department do Conselho da Europa. A sessão reuniu ativistas e jovens líderes de vários países para debater temas como liderança ética, comunicação não-violenta, transformação de conflitos, pensamento crítico, inclusão e outros aspetos essenciais para a construção e manutenção da paz.
A participação nestes projetos, sublinha a estrutura local, reforça o compromisso da Juventude Socialista de Olhão com a formação política, o diálogo internacional e a preparação de jovens dirigentes para os desafios contemporâneos, trazendo para o concelho novas práticas e aprendizagens desenvolvidas a nível europeu.
A JS de Olhão afirma que continuará “a apostar na participação ativa das suas jovens e dos seus jovens em iniciativas internacionais, promovendo a capacitação, o intercâmbio e a presença de Olhão nos maiores fóruns de juventudes socialistas”.
Leia também: Tempestade intensa aproxima-se de Portugal e estas regiões vão ser as mais ‘castigadas’















