Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Europe Direct Algarve

Covid-19: Grandes museus têm de repensar futuro face a “crise muito grave” – ICOM Europa

“O pior que pode acontecer é um museu de referência colapsar e ter de vender a sua coleção para subsistir”, Luís Raposo

12:50 23 Janeiro, 2021 09:46 17 Março, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Na Europa, onde a maioria dos museus é da esfera pública ou tem financiamento público, “esse risco não é tão grande”, acrescentou

O presidente do Conselho Internacional dos Museus – Europa (ICOM, na sigla em inglês) defendeu que os grandes museus europeus devem repensar o futuro face à atual crise “muito grave”, e os Estados “não se devem demitir de os apoiar”.

“Apesar dos números catastróficos que têm vindo a ser anunciados, como instituições não vão desaparecer. O maior problema são os grandes museus”, disse Luís Raposo, contactado pela agência Lusa, após o ponto da situação apresentado hoje numa reunião internacional ‘online’.

No encontro com os representantes do ICOM das outras regiões mundiais, para acompanhar o impacto da pandemia, o presidente do ICOM-Europa apresentou um balanço pesado: os museus europeus perderam entre 25% e 75% dos visitantes, e os últimos dados indicam perdas globais de receitas da ordem dos 70%, com 10% em situação de ‘lay-off’.

“Esta crise veio demonstrar que os museus que estão a sofrer mais com a quebra de visitantes são aqueles que já estavam a caminhar para modelos mais comerciais, com gestão privada, e criação de exposições de grande dimensão para o turismo de massas”, avaliou.

A quebra nos visitantes – que também aconteceu em Portugal, com os museus nacionais a perderem cerca de 73%, até novembro de 2020 – deveu-se sobretudo à paralisação do turismo internacional, ao encerramento de escolas e, consequentemente, dos programas escolares, à interrupção das programações e de atividades na comunidade, devido à pandemia.

“Os museus são uma imagem de marca da Europa – entre os 20 mais visitados no mundo, dez encontram-se neste continente -, e devem continuar a ser os arquivos da memória do país quanto ao seu património. Não devem ter como foco principal o turismo, mas sim ser ativos como uma escola de cidadania”, defendeu o responsável.

Os mais recentes números divulgados pelo presidente do ICOM-Europa indicam ainda que 75% dos museus tiveram perdas semanais de receitas na ordem dos mil a 30 mil euros, 66% tiveram apoio dos governos, enquanto sete em cada dez esperam cortes nos orçamentos nos próximos anos.

“O impacto da pandemia nos museus depende sobretudo da sua dimensão e da forma como são financiados”, apontou Luís Raposo, acrescentando que, num universo de 73.000 na Europa, “os pequenos museus locais são os menos afetados, enquanto aqueles de grandes dimensões sofrem muito mais com a crise económica e do turismo, porque, apesar de terem muito mais receita habitualmente, têm muito mais despesas”.

O ponto da situação apresentado por Luís Raposo aos seus congéneres do ICOM internacional foi baseado em informações recolhidas dos dois relatórios apresentados no ano passado por aquela organização não governamental, e também dados recolhidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

“O pior que pode acontecer é um museu de referência colapsar e ter de vender a sua coleção para subsistir. Na Europa não existe esse risco atualmente, mas, no limite, é para isso que podem caminhar”, disse Luís Raposo, que fez esse alerta interno durante a reunião internacional.

Indicou que, nos Estado Unidos, onde existem muitos museus com financiamento privado, estima-se que entre 10 e 30 por cento vão ser forçados a fechar e a vender as suas coleções, enquanto no mundo árabe a situação também está a ficar “dramática”, porque está muito dependente do lucro do petróleo.

Na Europa, onde a maioria dos museus é da esfera pública ou tem financiamento público, “esse risco não é tão grande”, disse Luis Raposo. “Mas [os museus] têm de ter cuidado e refletir sobre o seu futuro”, acrescentou.

O presidente do ICOM Europa adiantou ainda que vai promover um seminário ‘online’, no dia 30 de março, no qual os grandes museus europeus vão estar representados, como o Louvre, o Prado, o Hermitage e o Vaticano.

“É visível que quanto mais os museus avançam para lógicas comerciais, mais dificuldades vão sentir em momentos de crise semelhantes a este”, reforçou, razão pela qual pretende reunir os diretores e abordar o tema concretamente.

Museus e monumentos – como todos os espaços culturais do país – estiveram encerrados de 14 de março e 17 de maio do ano passado, na sequência do confinamento decretado pelo Governo para travar a propagação do vírus covid-19, e voltaram a encerrar no passado dia 15 de janeiro, neste segundo confinamento.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.092.736 mortos resultantes de mais de 97,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.920 pessoas dos 609.136 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Carro com pano branco no retrovisor. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Viu um pano branco preso no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e o que deve fazer

09:40 20 Agosto, 2026 00:25 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco preso no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Algarve

Marinha deteta embarcação em infração durante fiscalização à pesca

12:50 20 Agosto, 2026 12:54 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A embarcação foi acompanhada pelo NRP Sagitário até ao Porto de Portimão, após a apreensão do pescado e da arte de pesca utilizada

Mulher com guarda-chuva na rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’: mau tempo vai afetar esta região e este será o dia mais chuvoso

09:00 20 Agosto, 2026 12:09 19 Agosto, 2026 | João Luís

A região portuguesa dos Açores deverá enfrentar dias de chuva nos próximos dias, com um deles a concentrar a maior instabilidade

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Router. Crédito: Freepik
Nacional Tech

MEO, NOS ou Vodafone? Especialistas elegem esta operadora como a melhor rede móvel em Portugal

14:00 20 Agosto, 2026 00:36 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Entre quatro operadores analisados, a DECO PROteste elegeu esta operadora como a melhor rede móvel em Portugal pelo segundo ano consecutivo

Algarve

GNR apreende droga e arma de fogo durante ação de patrulhamento em Quarteira

15:50 20 Agosto, 2026 15:56 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cinco indivíduos foram identificados depois de a GNR encontrar droga, material associado ao tráfico e uma arma de fogo

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare o guarda-chuva: chuva a caminho de Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

16:00 20 Agosto, 2026 12:55 19 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Algumas regiões do país estão na mira da chuva, enquanto noutras o céu deverá permanecer pouco nublado ou limpo

Algarve

Prometeu gomas e uma massagem: homem de 68 anos detido em Portimão por suspeitas de abuso sexual de criança

12:18 20 Agosto, 2026 13:24 20 Agosto, 2026 | João Luís

Um homem foi detido pela Polícia Judiciária em Portimão por suspeitas da prática de um crime de abuso sexual de crianças

Economia Nacional Saúde

Tem uma destas doenças? Pode reformar-se mais cedo sem cortes na pensão se cumprir estes requisitos

20:30 19 Agosto, 2026 19:22 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas doenças e situações de incapacidade podem permitir o acesso a uma pensão antes da idade normal da reforma

Gastronomia Opinião

A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 20 Agosto, 2026 17:45 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao longo do tempo, a vinha-d'alhos portuguesa transformou-se no vindalho goês, que hoje constitui uma das preparações mais conhecidas da cozinha goesa"

Algarve Cultura

Banho 29 regressa a Lagos e Praia da Luz com música e mergulho da meia-noite

15:30 20 Agosto, 2026 15:26 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Música, recriação histórica e concursos de trajes de banho marcam um evento em que o mergulho da meia-noite volta a ser protagonista

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Castelo de Silves.
Algarve

“Vá de manhã cedo”: turista trocou as praias pelo interior algarvio e ficou impressionada com este castelo

15:20 20 Agosto, 2026 21:18 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Turista trocou o litoral algarvio por uma visita a uma cidade do interior e destacou o castelo e o património

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Adeus reforma da Segurança Social? Governo garante que processo está “fechado”

19:20 19 Agosto, 2026 18:18 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo afasta uma reforma estrutural da Segurança Social nesta legislatura, mas admite analisar algumas propostas para melhorar o futuro dos novos pensionistas

Algarve

Algar e Plataforma Vidro+ promovem reciclagem junto da hotelaria e restauração do Algarve

14:53 20 Agosto, 2026 15:06 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A campanha promove a correta separação de vidro, papel, cartão, plástico e metal junto de estabelecimentos do setor HORECA algarvio

Carro com pano branco no retrovisor. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Viu um pano branco preso no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e o que deve fazer

09:40 20 Agosto, 2026 00:25 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco preso no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Algarve

Marinha deteta embarcação em infração durante fiscalização à pesca

12:50 20 Agosto, 2026 12:54 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A embarcação foi acompanhada pelo NRP Sagitário até ao Porto de Portimão, após a apreensão do pescado e da arte de pesca utilizada

Mulher com guarda-chuva na rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’: mau tempo vai afetar esta região e este será o dia mais chuvoso

09:00 20 Agosto, 2026 12:09 19 Agosto, 2026 | João Luís

A região portuguesa dos Açores deverá enfrentar dias de chuva nos próximos dias, com um deles a concentrar a maior instabilidade

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Router. Crédito: Freepik
Nacional, Tech

MEO, NOS ou Vodafone? Especialistas elegem esta operadora como a melhor rede móvel em Portugal

14:00 20 Agosto, 2026 00:36 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Entre quatro operadores analisados, a DECO PROteste elegeu esta operadora como a melhor rede móvel em Portugal pelo segundo ano consecutivo

Algarve

GNR apreende droga e arma de fogo durante ação de patrulhamento em Quarteira

15:50 20 Agosto, 2026 15:56 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cinco indivíduos foram identificados depois de a GNR encontrar droga, material associado ao tráfico e uma arma de fogo

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare o guarda-chuva: chuva a caminho de Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

16:00 20 Agosto, 2026 12:55 19 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Algumas regiões do país estão na mira da chuva, enquanto noutras o céu deverá permanecer pouco nublado ou limpo

Algarve

Prometeu gomas e uma massagem: homem de 68 anos detido em Portimão por suspeitas de abuso sexual de criança

12:18 20 Agosto, 2026 13:24 20 Agosto, 2026 | João Luís

Um homem foi detido pela Polícia Judiciária em Portimão por suspeitas da prática de um crime de abuso sexual de crianças

Economia, Nacional, Saúde

Tem uma destas doenças? Pode reformar-se mais cedo sem cortes na pensão se cumprir estes requisitos

20:30 19 Agosto, 2026 19:22 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas doenças e situações de incapacidade podem permitir o acesso a uma pensão antes da idade normal da reforma

Gastronomia, Opinião

A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 20 Agosto, 2026 17:45 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao longo do tempo, a vinha-d'alhos portuguesa transformou-se no vindalho goês, que hoje constitui uma das preparações mais conhecidas da cozinha goesa"

Algarve, Cultura

Banho 29 regressa a Lagos e Praia da Luz com música e mergulho da meia-noite

15:30 20 Agosto, 2026 15:26 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Música, recriação histórica e concursos de trajes de banho marcam um evento em que o mergulho da meia-noite volta a ser protagonista

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Castelo de Silves.
Algarve

“Vá de manhã cedo”: turista trocou as praias pelo interior algarvio e ficou impressionada com este castelo

15:20 20 Agosto, 2026 21:18 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Turista trocou o litoral algarvio por uma visita a uma cidade do interior e destacou o castelo e o património

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Adeus reforma da Segurança Social? Governo garante que processo está “fechado”

19:20 19 Agosto, 2026 18:18 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo afasta uma reforma estrutural da Segurança Social nesta legislatura, mas admite analisar algumas propostas para melhorar o futuro dos novos pensionistas

Algarve

Algar e Plataforma Vidro+ promovem reciclagem junto da hotelaria e restauração do Algarve

14:53 20 Agosto, 2026 15:06 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A campanha promove a correta separação de vidro, papel, cartão, plástico e metal junto de estabelecimentos do setor HORECA algarvio

Últimas Notícias

  • Banco de Portugal reforça: este é o valor máximo que pode pagar com contactless sem ter de inserir o PIN do cartão
    Banco de Portugal reforça: este é o valor máximo que pode pagar com contactless sem ter de inserir o PIN do cartão
  • Prepare o guarda-chuva: chuva a caminho de Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Prepare o guarda-chuva: chuva a caminho de Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • GNR apreende droga e arma de fogo durante ação de patrulhamento em Quarteira
    GNR apreende droga e arma de fogo durante ação de patrulhamento em Quarteira
  • Banho 29 regressa a Lagos e Praia da Luz com música e mergulho da meia-noite
    Banho 29 regressa a Lagos e Praia da Luz com música e mergulho da meia-noite
  • “Vá de manhã cedo”: turista trocou as praias pelo interior algarvio e ficou impressionada com este castelo
    “Vá de manhã cedo”: turista trocou as praias pelo interior algarvio e ficou impressionada com este castelo

Opinião

  • Discordar não é crime. Discriminar pode ser | Editorial de Henrique Dias Freire
    Discordar não é crime. Discriminar pode ser | Editorial de Henrique Dias Freire
  • A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Ao menino e ao borracho, põe-lhes Deus a mão por baixo… | Por Filomena Matos
    Ao menino e ao borracho, põe-lhes Deus a mão por baixo… | Por Filomena Matos

Europe Direct Algarve

  • Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
    Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
  • Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
    Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento