O Eurobarómetro de março de 2021, lançado na preparação para a adoção do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, revelou que nove em cada dez europeus (88%) consideram a Europa social importante para eles pessoalmente.
E no Compromisso Social do Porto, em maio último foram subscritos os três grandes objetivos para 2030, definidos no plano de ação sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais da Comissão:
1 – Pelo menos 78 % da população entre os 20 e os 64 anos devem ter emprego,
2 – Pelo menos 60 % de todos os adultos devem participar anualmente em ações de formação,
3 – O número de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social deve diminuir pelo menos 15 milhões, incluindo, pelo menos, 5 milhões de crianças.
Contudo, apesar dos progressos alcançados, há grupos, onde se incluem as pessoas com deficiência, particularmente vulneráveis e que continuam a enfrentar obstáculos consideráveis, correndo maiores riscos de pobreza e exclusão social.
No Algarve, neste particular, há sinais positivos. A Estratégia de Desenvolvimento do Algarve 2030 preconiza um Algarve mais social, mais inclusivo.São reais os esforços de integração profissional de pessoas com deficiência, de algumas instituições e empresas, como o Centro de Ciência Viva do Algarve, a AMBIOLHÃO, o Hospital de Faro, alguns hipermercados ou a própria CCDR Algarve, acompanhados pelo IEFP e pelos seus centros de recursos regionais, como a ASMAL ou a Fundação Irene Rolo. Na acessibilidade, no setor turístico,o Algarve For All– promoção e desenvolvimento do turismo acessível, promovido pelaAccessible Portugal, com a colaboração da Região de Turismo do Algarve, leva aos 16 municípios da região algarvia um sinal de muita esperança.
Neste enquadramento, e dada a importância do tema, também no Algarve, onde se estimam cerca de 65.000 pessoas com alguma deficiência (cerca de 1/5 da população rsidente), este foi o tema escolhido para a primeira conversa com futuro, realizada a 16 de julho, contribuição do Algarve para a Conferência sobre o Futuro da Europa.
O eurodeputado José Gusmão aceitou o convite para fazer a apresentação da Estratégia europeia que se desenha em torno dos três temas‑chave são: direitos na UE; vida independente e autonomia; não discriminação e igualdades de oportunidades. A Estratégia sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2030, adotada em março deste ano, e construída sobre a avaliação da anterior,abriu caminho a uma Europa sem barreiras onde as pessoas com deficiência possam usufruir dos seus direitos e participar plenamente na sociedade e na economia: “Nada sobre nós, sem nós!
A integrar o painel que respondeu às questões dos cidadãos, participaram também: Teresa Lobo, em representação do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, no Algarve, na impossibilidade da participação da Delegada Regional Madalena Feu e Fernanda Sousa, em representação do INR – Instituto Nacional de Reabilitação. Elizabethe Noronha, da ASMAL, fez a moderação da conversa.
Falou-se de muitos obstáculos, sobretudo na região do Algarve. Ouviram-se testemunhos. E da reflexão e partilha surgiram alguns contributos pata o futuro:
► Educação e formação de Novos Pais e Novos Cidadãos para a Inclusão.
► Incrementar a mobilidade e o acesso à informação das pessoas com deficiência
► Olhar com mais atenção e respeito para a pessoa com deficiência
► Integrar docentes dos níveis de ensino.
► Uma política pública para as pessoas com deficiência que se encontram sem rede familiar
► Criar uma rede nacional de voluntariado no apoio a deficiência
Disponibiliza-se a gravação integral da conversa aqui. Se quiser fazer chegar o seu contributo sobre este tema, pode fazê-lo neste link https://forms.gle/7j1jp5agLhtjXAWK6 ou escrever diretamente para o eurodeputado [email protected]. Esta conversa insere-se no tópico Valores e direitos, estado de direito e segurança, um dos 10 temas definidos para a CoFoE.
O ciclo de Conversas com futuro / Future Talks, são diálogos para a escuta ativa da região, promovidos pelo Europe Direct Algarve, no âmbito da Conferência sobre o futuro da Europa (CoFoE), que decorre até à primavera de 2022.
As conversas com futuro, vão propor a tod@s, até dezembro de 2021, o debate de 9 temas, que vão também acompanhar o calendário europeu.
FAZ-TE OUVIR!
#OFuturoéTeu #IstoéEuropa #CoFoE
Links úteis:
Plataforma da CoFoE https://futureu.europa.eu/?locale=pt
Partilhar uma ideia https://futureu.europa.eu/processes
Participar num evento https://futureu.europa.eu/meetings
Organizar um evento https://futureu.europa.eu/pages/organiseanevent
O Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros.
Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 27 Estados Membro da União Europeia.
A Rede Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal. Atua como intermediária entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local com o lema «A Europa na sua região»!