Comunidade, visitantes, entidades parceiras e equipa celebraram esta quarta-feira, com criatividade e alegria, um quarto de século do Centro Ciência Viva do Algarve.
A ciência e a arte dominaram grande parte do programa das festividades, expressando de uma forma muito clara a importância e relevância das colaborações e partilha de experiência, na promoção da cultura científica.
Além da dinamização de atividades no espaço expositivo aberto ao público, o dia iniciou-se com a inauguração da exposição temporária “LIXARTE – Transformar o lixo em Arte ”, que resulta de um projeto coordenado pela Europe Direct Algarve em colaboração com 10 parceiros regionais, entre os quais o CCVAlg através do projeto “The Plastic Detectives of Portugal” do Programa Crescimento Azul – EEA Grants Portugal e quatro agrupamentos escolares, e que contou com a mentoria da Professora Ana Sousa da Faculdade de Belas – Artes da Universidade de Lisboa, que fez as honras da casa ao apresentar as obras expostas nos vários espaços do centro.
Pelo meio da manhã, o concerto ao ar livre, oferecido pela “Banda JR”, grupo musical constituído por alunos e professores das Escolas do Agrupamento João da Rosa em Olhão, encheu a rua de música com ritmos dinâmicos, impulsionando um momento de muita energia e alegria, mas também orgulho por serem parceiros em tantos projetos.
Ao fim da manhã, o soprar das velas e os parabéns foram acompanhados pela antestreia de um novo equipamento, brevemente disponível no espaço expositivo do CCVAlg, que consiste numa experiência imersiva de “Mergulho na Ria Formosa” em Realidade Virtual, e que resulta da colaboração do CCVAlg com a empresa dinamarquesa Khora no âmbito do projeto europeu Digitraining.
A manhã ainda contou com uma pequena mostra de produtos regionais inovadores, com a presença de empresas que nasceram do know-how adquirido e/ou desenvolvido na Universidade do Algarve, como “Bake my Dog Happy”, “BEQ- Barra Energética de Querença” e “RiaFresh”.
Ao longo de todo o dia, os visitantes e convidados participaram em várias atividades dinamizadas pela equipa do CCVAlg, microscópios no laboratório, observação do sol e Ciência Fresquinha na rua e ainda uma atividade de engenhocarias que tinha como objetivo produzir várias peças para o momento final das festividades.
E foi assim, que ao fim da tarde, se concluiu o programa com uma reação em cadeia, juntando todas as peças elaboradas de uma forma colaborativa e muito criativa, ao longo de um percurso que acabou por levantar a bandeira dos 25 anos e lançar os confettis, sob uma salva de palmas do público.
O Centro Ciência Viva do Algarve referiu que “este dia muito especial beneficiou do apoio dos serviços técnicos da Câmara Municipal de Faro e da União de Freguesias Sé – São Pedro, da Fagar e do Centro Ciência Viva de Tavira, a quem agradecemos e contou com a presença de Adriana Nogueira, diretora Regional da Cultura; Alexandra Gonçalves, diretora da ESGHT da UAlg; Alexandra Teodósio, vice-reitora da UAlg, Ana Paula Lopes, Europe Direct Algarve; Carlos Carmo, vereador da CM de Loulé; Carlos Pedro Godinho, presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira; Luís Felício, diretor do Agrupamento de Escolas João da Rosa; Paula Vaz, Agência Portuguesa do Ambiente; Sérgio Vieira, diretor da FCHS da UAlg; e Teresa Santos, presidente do CCVAlg e vereadora da CM de Faro, que muito nos honrou”.
O dia 3 de agosto corresponde ao início das comemorações do 25.º Aniversário do Centro Ciência Viva do Algarve que irão decorrer até dia 11 de março de 2023, com mais iniciativas e novidades.