O Prémio Cidade Acessível, organizado pela Comissão Europeia em parceria com o Fórum Europeu da Deficiência (FED), é uma distinção atribuída às cidades mais empenhadas em melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiência. As candidaturas para 2025 já começaram e prolongam-se até ao dia 10 de setembro deste ano. Destinam-se apenas a municípios ou áreas urbanas com mais de 50 mil habitantes.
Esta será a 15ª edição e contará com a atribuição de um prémio de 150 mil euros à cidade vencedora e outros de 120 mil e 80 mil à segunda e terceira classificadas, respetivamente. Poderão ainda ser atribuídas até cinco menções honrosas a cidades que se destaquem numa área concreta de acessibilidade, bem como a dos transportes e infraestruturas relacionadas, por exemplo.
O processo de seleção divide-se em duas fases: uma de pré-seleção, a nível nacional, e outra, final, ao nível Europeu. Os vencedores serão anunciados na cerimónia de prémios da Conferência do Dia Europeu das Pessoas com Deficiência, que este ano ocorrerá dia 29 de novembro, em Bruxelas, na Bélgica.
As cidades que pretendam candidatar-se deverão fazê-lo online, através da página da Comissão Europeia, onde poderão encontrar toda a informação necessária e em maior detalhe.
Mais informações: Apply now for the 2025 Access City Award – Employment, Social Affairs & Inclusion – European Commission (europa.eu) e Access City Award 2025 – candidaturas até 10 set 2024 (turismodeportugal.pt)
Leia também: Salário de 2.200 euros com alojamento no país mais seguro da Europa? Veja como se candidatar
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram