O Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes (AEFFL), de Olhão, esteve representado no Parlamento Europeu, em Bruxelas, num encontro de direitos e deveres digitais a nível europeu, no passado dia 11 de novembro, dia em que se comemorou o feriado do Armistício de Compiège.
Os seis temas principais apresentados foram os seguintes: Colocar as pessoas e os seus direitos no centro da transformação digital; Apoiar a solidariedade e a inclusão; Garantir a liberdade de escolha em linha; Promover a participação no espaço público digital; Aumentar a segurança, a proteção e a capacitação das pessoas (especialmente dos jovens) e Promover a sustentabilidade do futuro digital.
“A Declaração Europeia sobre os Direitos e Princípios Digitais promove uma transição digital moldada pelos valores europeus. A UE pretende capacitar as pessoas para aproveitarem plenamente as oportunidades proporcionadas pela transição digital. Adotou um conjunto de direitos e princípios digitais que refletem os valores da UE e promovem uma visão centrada no ser humano, segura e sustentável para a transformação digital. A declaração inclui igualmente compromissos para que a UE e os Estados-Membros atuem numa série de questões digitais”, refere o AEFFL em comunicado.
“O acesso universal a tecnologias inclusivas que respeitem os direitos da UE é essencial. Todos devem ter acesso a conectividade digital de alta velocidade e a preços acessíveis; ser capazes de adquirir a educação e as competências necessárias para usufruir dos benefícios da tecnologia digital; ter condições de trabalho justas e equitativas e ter acesso a serviços públicos digitais essenciais”, pode ler-se na nota
A UE e os seus Estados-Membros comprometeram-se “a não deixar ninguém para trás, apoiando os esforços para equipar todas as instituições de ensino e formação, garantindo o direito a desligar-se do trabalho e proporcionando uma identidade digital que dê acesso a uma vasta gama de serviços em linha”
Leia também: Preço do azeite vai descer a pique. Saiba quanto vai custar a garrafa