Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Algarve, Vida & Lazer

Vai a esta ilha no Algarve? Conheça a alteração que pode comprometer a sua visita

A extensão total da ilha ronda os 11 quilómetros de comprimento e nem nos meses de verão as suas praias costumam ficar lotadas

17:30 7 Abril, 2025 00:18 8 Abril, 2025 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Algarve distingue-se pelas suas praias e é a beleza das mesmas que justifica a vinda de centenas de milhares turistas à região sul de Portugal, ano após ano. No entanto, algumas das praias algarvias encontram-se em ilhas distintas e para lá chegar é necessário apanhar um barco. As diferentes épocas do ano pedem diferentes horários dos barcos e há uma ilha em particular que viu as horas das ligações serem alteradas.

O acesso é feito de barco

A Ilha de Tavira é uma das várias ilhas-barreira que integram o Parque Natural da Ria Formosa, no sotavento algarvio. É nesta ilha que se encontra a praia mais visitada da zona de Tavira. Com um extenso areal voltado a sul, a Praia de Tavira, também assim nomeada, é procurada por milhares de veraneantes durante a época balnear. O seu acesso realiza-se exclusivamente por via fluvial, através de ligações de ferry operadas por empresas locais.

No verão há chapéus de colmo e espreguiçadeiras

A extensão total da ilha ronda os 11 quilómetros de comprimento, com uma largura variável entre 150 metros e um quilómetro. Esta configuração garante à praia bastante espaço disponível, mesmo em períodos de maior procura. A zona mais frequentada, junto à entrada dos ferries, dispõe de concessões balneares organizadas. Aí, os visitantes encontram chapéus de colmo, espreguiçadeiras para alugar, camas de massagens e até redes de voleibol e balizas. Esta diversidade atrai tanto residentes como turistas nacionais e estrangeiros.

Apesar da elevada afluência durante o verão, a praia raramente atinge níveis de lotação excessivos. A amplitude do areal permite distribuir os banhistas por diferentes áreas, mantendo uma sensação de tranquilidade. A qualidade ambiental do espaço é reconhecida anualmente com a atribuição da Bandeira Azul. Esta distinção internacional confirma os critérios de limpeza, segurança, acessibilidade e qualidade da água balnear. Durante o verão, a vigilância é assegurada por nadadores-salvadores credenciados.

Água pode chegar aos 22 graus

A temperatura média da água atinge os 22 graus nos meses mais quentes, o que contribui para a elevada procura familiar. A ausência de correntes fortes e a ondulação geralmente calma fazem da Praia de Tavira uma opção segura para crianças. Ao chegar à ilha, os visitantes percorrem um pequeno trilho florestal entre pinheiros até ao areal.

Não há infraestruturas urbanas na ilha

A Ilha de Tavira não tem habitação permanente nem infraestruturas urbanas, sendo a sua ocupação exclusivamente sazonal. As únicas construções são os apoios de praia, o parque de campismo e os estabelecimentos de restauração. A partir da zona central é possível explorar a ilha a pé em direção a outras praias. Caminhando para oeste, o areal torna-se progressivamente mais tranquilo e menos frequentado. É nessa área que se encontram grupos de naturistas, sobretudo em zonas não concessionadas.

Continuando pela linha costeira, a cerca de 20 minutos a pé da zona principal, situa-se a Praia da Terra Estreita. Esta praia tem acesso alternativo por ferry a partir de Santa Luzia, mas pode ser alcançada também pela caminhada desde a Praia de Tavira.

Praia do Barril é alcançável a pé

A tranquilidade desta zona atrai visitantes em busca de um contacto mais íntimo com a natureza. Mais adiante, a cerca de 40 minutos a pé, localiza-se a Praia do Barril. Este local é conhecido pelo cemitério das âncoras e por ter sido em tempos uma aldeia de pescadores.

Recomendamos: ‘Las Vegas do Alentejo’: conheça a aldeia do jogo, termas e contrabando que está à venda por 9 milhões de euros

Um destino versátil para diferentes perfis de visitantes

Para quem desejar prolongar a caminhada, é possível chegar até à Praia do Homem Nu. Esta é uma praia oficialmente naturista, frequentada por pessoas que procuram maior privacidade e contacto com o ambiente natural. Todas estas praias partilham o mesmo areal contínuo da Ilha de Tavira. A diversidade de ambientes permite escolher entre zonas concessionadas, familiares ou mais recatadas. Esta possibilidade faz da ilha um destino versátil para diferentes perfis de visitantes.

O transporte até à ilha é feito por ferries operados pela empresa Silnido, que partem do cais das Quatro Águas e do centro de Tavira. Durante o verão, as saídas são mais frequentes, muitas vezes a cada 30 minutos. Fora da época alta, os barcos partem habitualmente de hora a hora. O trajeto é feito em embarcações com capacidade para dezenas de passageiros.

Horários dos barcos estão diferentes

Com a chegada do mês de abril, os horários dos barcos para a ilha de Tavira mudaram e deverá consultá-los para que a sua visita não fique comprometida. A partir de agora, os barcos saem do centro de Tavira às 9:30h, 10:40h, 11:40h, 12:40h, 14:40h, 15:40h, 16:40 e 17:40h. Se optar por partir do cais das Quatro Águas, saiba que os barcos saem às 10h, 11h, 12h, 13h, 15h, 16h, 17h e 17:50h.

A travessia fluvial dura cerca de 10 minutos a partir do cais das Quatro Águas e 20 minutos desde o centro da cidade. Os bilhetes de ida e volta custam 1,90€ e 2,50€, respetivamente, e são vendidos nas bilheteiras junto aos cais de embarque. O cais das Quatro Águas localiza-se a cerca de 20 minutos a pé do centro histórico de Tavira. Para quem se desloca de automóvel, existe um parque de estacionamento perto do local de embarque. O acesso é feito através da Estrada das Quatro Águas.

Viagem pela Ria Formosa

Durante a viagem, os passageiros podem observar as paisagens da Ria Formosa e a fauna local. Entre as aves avistadas com frequência encontram-se flamingos, garças e outras espécies que habitam os sapais. A travessia é considerada parte da experiência turística, permitindo uma introdução ao ambiente natural da ilha. A embarcação navega entre canais e pequenas ilhotas antes de chegar ao cais da Praia de Tavira. O desembarque faz-se por uma ponte de madeira que liga ao trilho pedonal entre pinheiros.

Uma referência no sotavento algarvio

A Ilha de Tavira é uma das principais referências balneares do sotavento algarvio, acolhendo milhares de visitantes todos os anos. A sua localização dentro do Parque Natural da Ria Formosa confere-lhe um valor ambiental e paisagístico distinto.

A gestão da ilha segue princípios de preservação da natureza e controlo da ocupação turística. Todos os equipamentos e serviços são sazonais e removíveis, assegurando a recuperação natural do território no final do verão. A ausência de habitação permanente mantém o seu carácter natural e protegido.

A conjugação entre acesso controlado, qualidade ambiental e extensão do areal contribui para a popularidade da Ilha de Tavira. Além de atrair turistas nacionais e internacionais, é também um espaço frequentado por residentes do concelho. A diversidade de praias e serviços disponíveis permite uma oferta balnear adaptada a várias preferências.

Os esforços de conservação e a integração no Parque Natural ajudam a garantir a sustentabilidade deste destino. A vigilância, limpeza e sinalização reforçam a segurança e conforto de quem o visita.

Leia também: Carta de condução: veja as novas regras e saiba o impacto para os condutores europeus

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas

20:20 1 Julho, 2026 20:19 1 Julho, 2026 | João Luís

Carta de condução não é igual para todos: tudo depende da categoria do veículo, da idade do condutor e da data em que o título foi obtido

Algarve Cultura

Motards regressam a Pechão para fim de semana de festa e espírito das duas rodas

07:15 2 Julho, 2026 07:15 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A XVIII edição do Encontro Motard de Pechão promete dois dias de festa, música ao vivo e convívio entre amantes das motos

Algarve

Praias de Loulé distinguidas com Bandeira Azul e galardão Praia Acessível

07:36 2 Julho, 2026 07:39 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Dez zonas balneares de Loulé receberam Bandeira Azul e oito foram distinguidas como Praia Acessível nesta época balnear

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Economia Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Algarve Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Escombros.
Mundo Nacional

Crianças de 5 e 8 anos com raízes madeirenses encontradas com vida nos escombros de uma padaria na Venezuela

11:55 30 Junho, 2026 10:51 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Pai e dois filhos lusodescendentes foram localizados com vida sob os escombros de uma padaria na Venezuela

Martelo de juíz.
Nacional

Mulher desferiu um soco a uma enfermeira no Hospital de Aveiro depois de lhe ter pedido que esperasse pela sua vez

15:11 1 Julho, 2026 14:40 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tribunal da Relação do Porto confirmou multa de 825 euros a mulher que agrediu enfermeira no Hospital de Aveiro

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas

20:20 1 Julho, 2026 20:19 1 Julho, 2026 | João Luís

Carta de condução não é igual para todos: tudo depende da categoria do veículo, da idade do condutor e da data em que o título foi obtido

Algarve, Cultura

Motards regressam a Pechão para fim de semana de festa e espírito das duas rodas

07:15 2 Julho, 2026 07:15 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A XVIII edição do Encontro Motard de Pechão promete dois dias de festa, música ao vivo e convívio entre amantes das motos

Algarve

Praias de Loulé distinguidas com Bandeira Azul e galardão Praia Acessível

07:36 2 Julho, 2026 07:39 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Dez zonas balneares de Loulé receberam Bandeira Azul e oito foram distinguidas como Praia Acessível nesta época balnear

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais, Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Economia, Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Algarve, Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Escombros.
Mundo, Nacional

Crianças de 5 e 8 anos com raízes madeirenses encontradas com vida nos escombros de uma padaria na Venezuela

11:55 30 Junho, 2026 10:51 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Pai e dois filhos lusodescendentes foram localizados com vida sob os escombros de uma padaria na Venezuela

Martelo de juíz.
Nacional

Mulher desferiu um soco a uma enfermeira no Hospital de Aveiro depois de lhe ter pedido que esperasse pela sua vez

15:11 1 Julho, 2026 14:40 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tribunal da Relação do Porto confirmou multa de 825 euros a mulher que agrediu enfermeira no Hospital de Aveiro

Últimas Notícias

  • NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
    NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
  • Praias de Loulé distinguidas com Bandeira Azul e galardão Praia Acessível
    Praias de Loulé distinguidas com Bandeira Azul e galardão Praia Acessível
  • Motards regressam a Pechão para fim de semana de festa e espírito das duas rodas
    Motards regressam a Pechão para fim de semana de festa e espírito das duas rodas
  • Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve
    Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve
  • Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas
    Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
  • Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
    Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
    NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal