No norte de Inglaterra, uma moradora ficou em choque ao encontrar uma ratazana de dimensões invulgares dentro de casa, com um tamanho comparável ao de um gato pequeno. O episódio, registado em Normanby (Redcar and Cleveland, North Yorkshire), no passado mês de julho, obrigou à intervenção de técnicos de controlo de pragas, que acabaram por capturar o animal.
Segundo o jornal britânico The Independent, os especialistas mediram o roedor e confirmaram que este tinha cerca de 55,8 centímetros de comprimento. Inicialmente, o som dos arranhões nas paredes e no teto levou a proprietária a acreditar que se tratava de um gato preso no interior da casa. A surpresa veio quando perceberam que era afinal uma ratazana, que consideram possivelmente a maior alguma vez encontrada no Reino Unido.
Alerta para aumento da população de roedores
Segundo o jornal digital espanhol HuffPost, o incidente não é um caso isolado e está a gerar preocupação na Europa. O vereador David Taylor admitiu que a presença de ratos de grandes dimensões tem vindo a ser registada em vários pontos da cidade, nomeadamente em ruelas, contentores de lixo e, mais recentemente, dentro de habitações. “Quanto mais se ignore isto, pior será”, alertou o autarca, defendendo a adoção urgente de medidas de combate por parte do Governo.
Outro autarca, Stephen Martin, confirmou que a proliferação destes animais é uma preocupação crescente para as autoridades locais, não só pelo incómodo que causam, mas também pelos riscos sanitários associados.
Situação semelhante em Espanha
Casos como este também se têm registado noutros pontos da Europa. Em Espanha, o jornal Faro de Vigo relatou que, em abril, foi encontrado um roedor de grandes dimensões na freguesia de Cabral. O animal, que inicialmente se pensava ser uma ratazana comum, acabou por ser identificado como um coipú, uma espécie invasora originária da América do Sul.
De acordo com a publicação, o coipú encontrado em território espanhol terá provavelmente chegado a partir de França, país onde a espécie já se encontra estabelecida e considerada uma ameaça à fauna e flora locais.
De acordo com o HuffPost, as autoridades alertam que a presença de roedores de grande porte nas zonas urbanas e rurais é um problema que exige resposta rápida, sob pena de se transformar numa verdadeira praga com impactos ambientais e de saúde pública.
Leia também: Viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o que significa e o que deve fazer
















