O número de reclamações no setor das comunicações registou uma descida de 3% em 2024, totalizando 104,1 mil queixas, menos três mil do que no ano anterior. No entanto, o Algarve continua a ser uma das regiões do país com mais queixas no setor, particularmente nos serviços postais, segundo os dados divulgados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
Comunicações eletrónicas lideram
As comunicações eletrónicas continuam a ser o setor mais reclamado, representando 60% do total de queixas, com 62,3 mil reclamações. Apesar de ter registado uma redução de 11% em relação a 2023, a faturação e a contratação de serviços continuam a ser os principais motivos de insatisfação dos consumidores.
Entre os principais operadores, a NOS foi a empresa com mais reclamações (37% do total), seguida pela Vodafone (34%) e pela Meo (26%). No entanto, foi esta última que registou a maior descida no número de queixas (-18%), seguida da Vodafone (-13%) e da NOS (-3%).
Com a entrada da Digi no mercado nacional no último trimestre de 2024, verificou-se um aumento das reclamações relacionadas com esta nova operadora, que representou 0,9% do total de queixas, sobretudo devido a problemas na portabilidade de números móveis e dificuldades na ativação dos serviços.
Setor postal com aumento de queixas no Algarve
Os serviços postais foram responsáveis por 41,8 mil reclamações, um aumento de 12% face ao ano anterior. A principal queixa dos consumidores continua a ser a falta de tentativa de entrega no domicílio, representando 21% do total de reclamações do setor e 18% das reclamações contra os CTT.
Os CTT foram os mais visados, concentrando 81% das reclamações no setor postal, com um total de 33,7 mil queixas, um aumento de 10% em relação a 2023. A DPD também registou um crescimento nas queixas, com mais 10% do que no ano anterior, totalizando 3,7 mil queixas.
Outros operadores, como a UPS, General Logistics, CEPII e DHL, também viram aumentar o número de reclamações, registando um crescimento de 31% face ao ano anterior, com destaque para a DHL Parcel e a UPS.
Algarve entre as regiões com mais reclamações
A nível geográfico, os distritos de Lisboa, Setúbal e Faro lideraram as taxas de reclamação no setor das comunicações, com mais de 100 reclamações por 10 mil habitantes em 2024. No setor das comunicações eletrónicas, Setúbal apresentou a maior taxa de reclamações (80 por 10 mil habitantes), enquanto a Região Autónoma dos Açores registou a menor taxa (14 por 10 mil habitantes).
No setor postal, Faro foi o distrito mais afetado, com cerca de 65 reclamações por 10 mil habitantes, consolidando-se como uma das zonas do país onde a insatisfação com os serviços de entregas é mais elevada. Em contraste, Bragança registou a menor taxa de reclamações neste setor, com apenas 12 por 10 mil habitantes.
A Anacom sublinha que, apesar da redução global do número de reclamações, o aumento significativo das queixas nos serviços postais e a persistência de problemas nas comunicações eletrónicas demonstram a necessidade de reforçar a qualidade dos serviços prestados aos consumidores.
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