Moncarapacho volta a viver em pleno a sua “Batalha das Flores”, após dois anos festejados de forma diferente devido à pandemia.
Segundo a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, “em 2023, o Carnaval de Moncarapacho – o mais antigo do Algarve, realizando-se desde 1899 – comemora 124 anos e, como habitualmente, a organização não instituiu um tema, deixando margem para a imaginação dos responsáveis pelos carros alegóricos, que, como é da tradição, são decorados com flores de papel, que envolvem – desde o início de janeiro – a colaboração da população local na sua confeção”.
Esta particularidade confere ao Carnaval de Moncarapacho o cognome de “Batalha das Flores” que, em tempos idos, distinguia os carros com decoração mais vistosa.
Com entrada livre, o corso sai à rua nos dias 19 e 21 de fevereiro, a partir das 15:00, com doze carros alegóricos e catorze grupos de animação, mobilizando cerca de 500 foliões no desfile, sendo esperados mais de 20 mil pessoas, nos dois dias do evento. Nos carros alegóricos são retratadas figuras do imaginário infantil, a preservação da biodiversidade das espécies marinhas da Ria Formosa e a prevenção rodoviária, entre outros temas.
Paralelamente, de 17 (sexta-feira) a 21 de fevereiro (terça-feira), com o apoio da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, a Casa do Povo de Moncarapacho organiza os tradicionais bailes de máscaras, com início às 21:00h.
O Carnaval de Moncarapacho é organizado pela União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, conta com o apoio do Município de Olhão e com a colaboração da população local.