Os trabalhos de manutenção e pintura em toda a extensão dos passadiços da praia de Monte Gordo já arrancaram.
A intervenção contempla “a aplicação de material conservante e de proteção das madeiras – incluindo bancos, papeleiras, corrimãos, rampas e escadas -, assim como o arranjo de tábuas e a colocação e substituição de parafusos danificados”, refere a autarquia vila-realense em comunicado.
O valor global da obra ascende aos 108 mil euros (mais IVA) e corresponde a uma necessidade há muito identificada pelo município, protegendo os materiais da formação de fungos, mofos e manchas.
As obras visam também “aumentar o tempo de vida útil desta estrutura pedonal e de lazer e garantir a segurança de pessoas e bens, contribuído ainda mais para o processo de requalificação da zona balnear de Monte Gordo”.
“A manutenção deverá estar concluída até ao final de março e é concretizada neste período tendo em consideração que os passadiços se encontram interditados – por via das medidas de prevenção à Covid-19 – e que muitos dos estabelecimentos ali existentes se encontram neste momento encerrados, evitando-se assim constrangimentos para utentes e comércio”.
Com três quilómetros de extensão, o passadiço da praia de Monte Gordo foi inaugurado em 2017 e é o maior do sotavento algarvio. Está iluminado em toda a sua extensão, possuindo zonas de descanso, bem como um circuito pedonal e de lazer.
Estes trabalhos juntam-se à requalificação dos espaços exteriores da frente marítima de Monte Gordo, cuja obra atualmente em curso dá seguimento à empreitada realizada nos jardins e contempla a criação de novas áreas de estadia e de circulação acessível, promovendo o enquadramento dos espaços verdes recentemente construídos.