Entre 21 e 24 de julho, a antiga Lota de Portimão e zona envolvente recebe a sétima edição do Lota Cool Market, que das 18:00 à 01:00 será marcada por uma eCOOLogical vibe muito própria, em prol da consciencialização ambiental dos visitantes, mantendo os ingredientes que caracterizam o evento e que passam pelo cultivo do bem-estar e pela criatividade, sustentabilidade e descontração.
O “mercado mais cool do sul” é de entrada livre e contará com um cartaz musical e outros momentos de animação, promovendo o conceito de mercado pop-up ao ar livre, ao reunir propostas únicas e originais de artesãos urbanos, novos designers e artistas das mais diversas áreas.
Nuno Vieira, coordenador do evento, atenta que “em 2022, o cool será também de ecoological vibes, que constituem o mote da edição deste ano, na qual tentaremos despertar nos participantes a preocupação pela sustentabilidade, pela reciclagem e pela preservação dos recursos naturais”.
Com marcas de artesanato que usam materiais reciclados, além de food trucks e produtores empenhados na sustentabilidade, estão desde já confirmadas diversas participações, entre as quais as marcas eco-friendly Atelier Balancê, Aconchego, Wavi Art, Jewel Kat, Atelier das Jóias, Ponto Nato, Florista Suzel, Be Nature, Aummade, Ondas e Segmentos, Sun Bikinis, Cabaças do Amor, Pezinhos d’Algodão, Shyrénia’s Creations, Ildarte e Gagu Artesanato.
Na vertente das comidas e bebidas, marcarão presença as empresas Caipijoca’s, Rejoice, Rock n’ Doll, Le French Cookie, Polaroskas Street Food, Mosteiro das Hóstias, Aphrodite, A Escola do Gelado, Mini Donuts, Ginjola Alentejana e Kurtospt, além dos produtores Lagar dos Pardieiros, Queijos Bilores e As Passinhas do Algarve.
Espaço para as bandas e músicos regionais
Com destaque para as bandas e músicas da região algarvia, cujos méritos e talentos serão revelados, em todos os dias do evento atuarão músicos convidados e, pelas 22h00, terá lugar um concerto, respeitando a seguinte calendarização: 21 de julho – South Kick Band, com o convidado especial João Vila Nova; dia 22 – Gabriel de Rose, finalista do The Voice Portugal; dia 23 – Os Mirandas; dia 24 – Black Puzzle.
O Lota Cool Market tem também um programa de animação apelativo e dirigido a miúdos e graúdos, havendo insufláveis e a participação do TIPO – Teatro Infantil de Portimão.
“Depois de três anos de interrupção, pelas contingências pandémicas, é com muito entusiasmo que estamos a preparar mais um Lota Cool Market, que juntará os ingredientes habituais: artesãos e produtores com as suas ofertas criativas, gastronomia, música e muita animação, num ambiente realmente cool enquadrado no espaço envolvente do edifício da antiga Lota de Portimão e tendo o Rio Arade como pano de fundo, para grandes vibrações e muito boa disposição nas noites quentes de 21 a 24 de julho”, convida Nuno Vieira.
O evento é organizado pela Associação Teia D’Impulsos, em parceria com o Município de Portimão, e conta com o apoio da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, Algar, EMARP, Super Bock, Vinhos do Algarve, Região de Turismo do Algarve, Zomato, Choque Frontal, Alvor FM e Sul Informação.
A Teia D’Impulsos é uma associação sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é o desenvolvimento de projetos de cariz social, cultural, desportivo, formativo e ambiental, alicerçados na igualdade de direitos e oportunidades entre todos os cidadãos.