A capital do Algarve recebe este mês as comemorações do Dia da Marinha. As celebrações irão concentrar-se de 19 a 22 de maio, mas desde o dia 3 são muitas as atividades que assinalam a efeméride.
Até 22 de maio está patente ao público no Forum Algarve uma exposição de capacidades e valências de várias áreas da Marinha, como demonstrações operacionais de Fuzileiros, de militares da Marinha da área da hotelaria e cozinha e diversas oficinas e workshops. Também a Banda da Armada tem atuações no Forum Algarve.
O público pode ainda ter diversas experiências nas tendas de demonstração militar, de Airsoft e ainda na torre de escalada. Com o tema “Novas Tecnologias na Marinha”, o público tem oportunidade ainda de, durante quatro dias, visitar navios, realizar batismos de mar, de mergulho, visitar a exposição no Museu Municipal de Faro, participar em provas desportivas, assistir a atuações da banda da Armada, entre muitas outras atividades. As atividades estarão divididas entre o exterior, de acesso livre, de 19 a 22 de maio no Jardim Manuel Bivar, e interior, no Museu Municipal de Faro.
No dia 20 de maio, a Banda da Armada subirá ao palco na companhia do cantor algarvio Nuno Guerreiro às 21:30 no Jardim Manuel de Bivar.
No dia 22 de maio, às 12:00, no Jardim Manuel Bivar, acontece a habitual cerimónia militar que encerra as comemorações. O Dia da Marinha regressa assim à sua celebração habitual numa localidade, após dois anos em que foi celebrado com um programa online, devido à pandemia causada pela Covid-19. Os objetivos mantêm-se os de sempre, nomeadamente estreitar os laços entre a população portuguesa e a sua Marinha, dando a conhecer o trabalho desenvolvido por este ramo das Forças Armadas.
O Dia da Marinha comemora-se em homenagem ao feito de Vasco da Gama que no dia 20 de maio de 1498, pela primeira vez na História, ligou, por via marítima, a Europa ao Oriente, com a chegada a Calecute, na Índia.