A Biblioteca Municipal de Tavira acolheu, no passado dia 20 de abril, a sessão de apresentação do livro “Provérbios Europeus / European Proverbs / Proverbji Ewropej”, da autoria de Rui Soares (Tavira, Portugal) e Charles Saliba (Gozo, Malta).
Ana Paula Martins, presidente da Câmara Municipal de Tavira, presidiu à sessão que teve a honrosa presença de uma delegação da Embaixada da República de Malta em Portugal composta pelo embaixador e pelo conselheiro cultural, John Camilleri e Mario Buttigieg, respetivamente.
Na assistência encontravam-se muitos amigos dos autores e, entre outras personalidades, alguns vereadores da Câmara, assim como o presidente José Mateus e o secretário Sérgio Pereira, da União de Freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago).
Este livro, o 8º da série “Provérbios Europeus / European Proverbs / …” tem quatro secções: a primeira é uma lista dos provérbios, ordenada alfabeticamente para cada uma das três línguas (Português, Inglês e Maltês); a segunda apresenta os equivalentes nas três línguas para os 111 provérbios do livro; na terceira é dada uma possível explicação nas três línguas para cada um desses provérbios; finalmente, na secção quatro, são apresentados exercícios para que o leitor possa treinar as suas competências linguísticas.
Durante a apresentação, usaram da palavra Ana Paula Martins, John Camilleri, Charles Saliba e Rui Soares.
No seu discurso, Ana Paula Martins agradeceu a presença da representação diplomática e mencionou o apreço pelo trabalho da Associação Internacional de Paremiologia / International Association of Paremiolgy (AIP-IAP) em prol da preservação e difusão da cultura ancestral.
“A edição deste livro é mais uma oportunidade para partilhar o gosto dos autores pelo estudo do património intangível e, simultaneamente, um contributo para revelar o enorme potencial que as expressões proverbiais encerram”, salientou a autarca.
Por seu turno, John Camilleri começou por se dirigir (em português) aos membros da mesa, convidados e amigos para “expressar a honra e o prazer de estar presente nesta sessão”. Continuou (em inglês) referindo que “graças ao meticuloso trabalho dos autores, as tradições orais continuam vivas para que os cidadãos de cada nação possam apreciar a sabedoria que os seus pais inscreveram ao longo dos tempos e transmiti-la às gerações futuras”.
Terminou a sua intervenção com um agradecimento “à AIP-IAP pela capacidade de unir pessoas de países e culturas diferentes”.
Charles Saliba retratou aspetos “de natureza psicossocial dos dois povos e culturas, geograficamente distantes, mas cujas histórias se cruzaram por mais de uma vez”. Acrescentou que “este livro desperta a curiosidade do leitor português/maltês para conhecer melhor as belezas de Malta/Portugal e saber mais acerca das respectivas culturas”.
Rui Soares enquadrou a edição deste livro “na atividade regular da AIP-IAP, tendo em atenção os novos estatutos e as finalidades nele vertidas”. A título de exemplo realçou “a importância da temática paremiológica na promoção da paz mundial dado que a AIP-IAP foi confirmada como uma Organização Não Governamental (ONG) da UNESCO acreditada para prestar serviço de consultoria ao Comité do Património Cultural Imaterial da UNESCO na área da tradição oral-paremiologia”.
Em jeito de resumo enunciou os pensamentos: “Bem-aventurados os puros de coração porque a Deus verão (Bíblia)“; “Com esforço, fé, paciência e esperança, tudo se alcança” e “Integridade é manter um compromisso mesmo depois que as circunstâncias mudaram“.
Os autores agradeceram ao embaixador John Camilleri “por ter prefaciado o livro e pela sua presença nesta sessão cultural”; ao presidente da Câmara de Għajnsielem (Gozo, Malta) e à presidente da Câmara de Tavira (Portugal), “pelas introduções exaradas no livro”; ao pessoal da Biblioteca Municipal de Tavira “por acolher o evento”; ao secretário da Assembleia Geral da AIP-IAP, Tomás Ferreira, “por opinar sobre aspetos científicos deste trabalho e pela sua relevância para o diálogo intercultural entre Malta e Portugal”.
Por fim, a delegação maltesa agradeceu “a cordial reunião nos Paços do Concelho concedida pela presidente da Câmara Municipal de Tavira e a visita à sede da AIP-IAP onde apreciaram a exposição de quadros com provérbios em homenagem ao povo ucraniano”.