Do começo: Se puderes olhar, vê. Se puderes ver, repara
Tudo começou num fim de tarde de agosto, em Roma, no Museu do Vaticano. Frente a uma tapeçaria de El Anatsui, Ana Sousa ficou fascinada por finalmente poder ver ao vivo uma peça deste artista, que tanto admira.
Ana Lopes Burnay, ao aproximar-se de uma obra de tão grande escala e cromaticamente tão vibrante, partilhou a emoção e deixou-se contaminar, desde logo, pela ideia de “transformar o lixo em arte”, ao mesmo tempo que Ana Sousa lhe explicava todo o processo, a grandeza e delicadeza que tornavam estas obras tão impressionantes. E assim nasceu o projeto Lixarte.
Ana Sousa – Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Da arte sustentável: Estética e ética no artivismo
O ARTivismo climático tem vindo a revelar-se um grande aliado para a conscientização dos jovens (e daqueles com quem convivem) para a problemática das alterações do clima. É uma forma criativa e reinventada de nos juntarmos a esta luta diária.
Beatriz Barradas, 17 anos, Escola Secundária Tomás Cabreira, Faro
A Sciaena, uma ONGA de conservação marinha portuguesa, baseada em Faro, promove o ARTivismo como prática que junta a arte e o ativismo da ONG, para sensibilizar as pessoas sobre o grande impacto e problema da poluição por plásticos.
Promove anualmente o Mar Motto e o Scianema, e apoia a organização do MaréS, na ilha da Culatra. É um dos parceiros científicos do LIXARTE sendo responsável pela imagem do projeto.
Valentina Muñoz, Bióloga Marinha e mestrado em Recursos Naturais
Da consciência ambiental: Há mar e mar, há ir e voltar
O projeto Lixarte mudou-nos de alguma forma, embora já estivéssemos atentas e interessadas nas questões ambientais, tão importantes nos dias de hoje, saímos ainda mais preparadas.
Melhorámos alguns dos nossos hábitos diários para fazer a nossa parte pelo ambiente e tudo o que aprendemos deu-nos ânimo para trazer essas ideias e projetos também para o nosso país de origem, a Itália.
Giulia e Marika, voluntárias do Serviço Civil italiano
O que fazer quando quem devia proteger-nos, aplica políticas que nos levam ao caos climático? O artivismo, surge aqui como arte ao serviço do ativismo, desempenhando um papel vital na consciencialização e mobilização para a transformação social. Mais do que limpar o lixo, o LIXARTE quer envolver jovens a pensar sobre ambiente e cidadania, e alertar que só a ação individual é insuficiente para resolver um problema sistémico.
Mourana Monteiro, Ativista Interseccional | EcoPsi x Greve Climática Estudantil
Das redes: Porque juntos vamos mais longe
Recolher e reequilibrar algumas palavras e ações dissonantes para tecermos juntos caminhos de convergência sustentável. É neste desejo que se conectam os fios do Confi-Arte e do LixArte, projetos artivistas que unem as mãos em prol da transformação do lixo em arte, que enfrentam as ameaças climáticas através de gestos que reforçam a confiança no nosso poder – individual e coletivo – de ensinar e de aprender a transfigurar e a reconfigurar os modos como habitamos o mundo. É por aí que queremos ir: reinventando o presente.
Rita Basílio, Investigadora na Universidade NOVA-FCSH
A combinação da arte com a ciência no LixArte tem permitido SENTIR a problemática. O LixArte tem ligado alunos, professores, cidadãos, escolas, instituições e cidades criando uma comunidade que se junta pela mensagem: “Salvem o Oceano” numa “Aliança pela Água”.
Sónia Oliveira, Ciências da Comunicação, Centro Ciência Viva do Algarve
Agência Portuguesa do Ambiente, através da APA-ARH Algarve, promove na região o projeto de ciência cidadã “Voluntariado Ambiental para a Água” que, entre outras ações, promove campanhas de limpeza em ribeiras e zonas costeiras. Ao realizar essas ações percebemos o impacte brutal nos ecossistemas, mas também a impassividade de muitos.
O Lixarte vem contribuir, ao trabalhar criativamente o “lixo” encontrado, para uma valiosa chamada de atenção aos nossos padrões de consumo e à necessidade urgente da humanidade reformular os seus atuais valores e modo de vida, sob pena de deixarmos às gerações futuras uma Casa Comum destruída e inabitável.
Paula Vaz, Engª Química, APA-ARH Algarve
O Greening Our Future a 6 de junho último, realizado no âmbito da EU Green Week 2023 (europa.eu) e do projeto Horizontes Sustentáveis (Sustainable Horizons – SHEs widera. education) e European University of the Seas (sea-eu.org), teve a parceria da comunidade LIXARTE e marcou o início de uma jornada mais ampla, uma vez que tanto a Universidade do Algarve como os parceiros envolvidos estão comprometidos em continuar a desenvolver ações para promover a sustentabilidade e a preservação da natureza rumo a um horizonte mais verde e sustentável, incentivando ao mesmo tempo um sentimento de responsabilidade coletiva para enfrentar os desafios ambientais atuais.
Vânia Serrão Sousa, Investigadora Doutorada do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE) da Universidade do Algarve. Especialista em Gestão Sustentável e Tratamento de Água
Do processo: Mãos no lixo, das coisas nascem coisas
No Projeto LIXARTE, a arte tem o papel e a força de nos consciencializar, e aos outros, e de conduzir à transformação do mundo para melhor.
O aproveitamento/reaproveitamento de lixo marinho e a escolha dos materiais são feitos com uma reflexão do porquê da sua reutilização e com o objetivo de transmitir através das peças LIXARTE uma crítica e uma mensagem – pensar o passado e o presente, contribuir para mudar/melhorar o futuro. Se se conseguir atribuir uma nova função utilitária ao lixo marinho recolhido na conceção da peça, será sempre ouro sobre azul.
Através da arte e das soluções “fora da caixa” das peças construídas pretende-se um reforço da consciência individual e coletiva e contagiar positivamente no caminho da mudança de comportamentos, para um mundo mais sustentável e justo. Não basta apenas ver, observar e pensar, é urgente agir.
Marília Estriga, Professora de Educação Visual (grupo 600) do Agrupamento de Escolas Dr Alberto Iria – Olhão
Da disseminação: É urgente o amor. É urgente um barco no mar
O LIXARTE – transformar lixo marinho em arte – assume-se hoje como um projeto de ARTivismo climático. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a urgência de proteger os Oceanos, cumprindo as metas do Pacto Ecológico Europeu e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovados pela ONU.
O projeto teve início em 2021 e na fase inicial do projeto participaram alunos e professores de cinco escolas dos concelhos de Faro e Olhão e a mentoria foi da professora de Belas-Artes Ana Sousa. Foram criadas 6 tapeçarias, a partir de lixo recolhido na costa algarvia e inspiradas na obra do artista africano El Anatsui.
As peças foram apresentadas ao público, pela primeira vez, no dia 08 de junho de 2022, Dia Mundial dos Oceanos e estão em itinerância pela região desde então.
A edição de 2023 agrega 23 parceiros, em 7 concelhos. Participam 2 universidades, 4 ONG, 2 ONGA, 5 entidades públicas, fotógrafos, biólogos, comunicadores, ativistas climáticos de todas as idades. Foram construídas 14 esculturas/instalações para espaços públicos, inspiradas na ÁGUA e respeitando os princípios do Novo Bauhaus Europeu: Belo, Sustentável e para Todos.
Informações sobre o projeto pelo e-mail [email protected]
Queres fazer parte deste movimento? CONCORRE ao I Concurso de Fotografia LIXARTE até 31 julho (+ informação no Facebook do Europe Direct Algarve)
RELACIONADOS:
LIXARTE: Por favor acorde, precisamos de fazer os 8 “R”! | Por Mourana Monteiro
I Concurso de Fotografia LIXARTE : Transformar o lixo das praias em Arte | Por Lilly Castanho
LIXARTE: uma aula com Carlos Perrone. Desenhando Horizontes | Por Lilly Castanho
LIXARTE: Voz aos jovens na Conferência Climática Estudantil | Por Beatriz Barrada
LIXARTE: 8º Encontro Nacional pela Justiça Climática – oceano e clima | Por Ana Matias
Workshop LIXARTE: Ação de Capitação – SOS Planeta
LIXARTE: The future of the carbon market in Portugal | O futuro do mercado do carbono em Portugal
LIXARTE: “Quando tomava banho, sentia-me culpada”: como Mourana deixou de se sentir ecoansiosa
LIXARTE: Confi-Arte: + Arte + Cidadania
I Vegan Festival em Olhão, parceiro LIXARTE
LIXARTE celebra o Dia dos oceanos (Estaremos ainda a tempo de salvar o planeta?)
LIXARTE: Arte e jovens – uma combinação improvável para ajudar o ambiente
LIXARTE: A Escola Secundária Tomás Cabreira vai ‘Mar Adentro’ para proteger os oceanos
LIXARTE: Parcerias ao serviço da juventude, pela MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão
LIXARTE: “Agir Localmente, Pensar Globalmente”, pela Escola EB 2/3 Dr Alberto Iria – Olhão [vídeo]
LIXARTE – Transformar o lixo em Arte [vídeo]
LIXARTE – Transformar o lixo em Arte
DetektivePT, detetives para a sustentabilidade
Quando descobrimos que tudo à nossa volta pode ser Arte … até o lixo!
LIXARTE – uma onda gigante para salvar os Oceanos!
O LIXARTE – transformar lixo marinho em arte – assume-se hoje como um projeto de ARTivismo climático. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a urgência de proteger os Oceanos, cumprindo as metas do Pacto Ecológico Europeu e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovados pela ONU. O projeto teve início em 2021 e na fase inicial do projeto participaram alunos e professores de cinco escolas dos concelhos de Faro e Olhão e a mentoria foi da professora de Belas Artes Ana Sousa. Foram criadas 6 tapeçarias, a partir de lixo recolhido na costa algarvia e inspiradas na obra do artista africano El Anatsui. As peças foram apresentadas ao público, pela primeira vez, no dia 08 de junho de 2022, Dia Mundial dos Oceanos e estão em itinerância pela região desde então.
A edição de 2023 agrega 23 parceiros, em 7 concelhos. Participam 2 universidades, 4 ONG, 2 ONGA, 5 entidades públicas, fotógrafos, biólogos, comunicadores, ativistas climáticos de todas as idades. Foram construías 13 esculturas/instalações para espaços públicos.
#LixArte #lixo #arte #oceanos #sustentabilidade #EUGreenDeal #EMD #DiadosOceanos #WorldOceanDay #belo #sustentavel #acessivel #OfuturoeTeu #NewEuropeanBauhaus #albauhaus #plasticfreeoceans #ods6 #ods14 #GD4Y (GREENDEAL4YOUTH) #PLANONACIONALARTES #conservação #sensibilização
Apanhe esta onda e participe como voluntário ou parceiro ✍️ [email protected]
Siga no FACEBOOK – Comunidade LIXARTE e LIXARTE 🇵🇹🌊🚯♻️🇪🇺 (@lixarte_alg) • fotos e vídeos do Instagram
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram