As alterações no clima são uma realidade cada vez mais assente e próxima de todos nós nos dias que correm e foi sobre este tema que se debruçou, há 5 anos, um grupo de alunos da Escola Secundária de Loulé ao criar a I CEAAC, uma atividade de participação cívica consciente desenvolvida por alunos para alunos, de forma a sensibilizar a população e criar formas de combater as alterações climáticas.
Nesta edição, o tema transversal a todos os participantes é: “Aliança pela Água”, sugerido pela engenheira Paula Vaz da Agência Portuguesa do Ambiente (APA); a preservação dos nossos recursos hídricos é um assunto de extrema prioridade e este tema abre portas para criação e partilha de estratégias e teorias relevantes para a preservação deste bem tão precioso e em perigosa escassez.
Este ano, os mais novos juntam-se a esta iniciativa com a criação da I CEAAC Júnior. Deste modo, procura-se expandir o alcance do tema a todos os agrupamentos de escolas de Faro e criar nos alunos o interesse pela proteção do ambiente e luta contra as mudanças climáticas.
Para este evento, desde o início do ano letivo, as Escolas Secundárias Tomás Cabreira, João de Deus, Pinheiro e Rosa, Loulé e Dr. Francisco Fernandes Lopes têm vindo a unir esforços e a participar em reuniões de preparação e colaboração com o Centro de Ciência Viva de Faro, DGEstE, APA e Câmara Municipal de Faro. Para além disso, as conferências contam com o apoio de muitas outras entidades regionais.
É no dia 27 de abril que os 200 alunos e 20 professores das escolas básicas e secundárias se vão reunir presencialmente para divulgar e partilhar as atividades desenvolvidas pela comunidade educativa no combate à problemática, bem como as perspetivas para o futuro. A IV CEAAC será disponibilizada, em direto, no YouTube e posteriormente postada na plataforma.
Com uma nova edição, a IV CEAAC conta com novos convidados: a Escola Secundária de Oeiras e o Oceanopolis de Brest, França, novos aliados que trazem um maior alcance a esta luta diária.
Antes da conferência, a professora doutora Manuela Moreira da Silva da Universidade do Algarve irá dinamizar a palestra “Água e Alterações Climáticas – O Papel dos (que Hoje são) Jovens”, incidindo nos “desafios complexos na gestão de recursos, nomeadamente na resposta à crescente procura de água para usos cada vez mais diversos” e procurando discutir ideias dos jovens, os principais agentes da mudança, de forma a combater o cenário degradante que se avizinha. Ainda, na parte da tarde do dia 27, cada escola secundária participante irá dinamizar um workshop próprio de forma a alertar os participantes para a falta de água; para além disso, podemos contar com atuações dinamizadas pelas turmas de Intérpetre/Ator/Atriz e Intérprete de Dança Contemporânea, que se debruçam sobre este tema. Para o almoço, as turmas de Técnico/a de Restaurante e Bar irão criar um menu que compreende e salienta a diversidade de espécies da região algarvia.
A conferência insere-se no programa da II Semana Temática “Mar Adentro”, que começa a 27 de abril e termina a 3 de maio. Esta iniciativa foi criada pelo Clube de Ciência Viva e envolve os vários ciclos do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira. Esta edição é enriquecida por diversas palestras de investigadores conceituados no âmbito das alterações climáticas, OpenLabs, exposições, Dia Aberto e Corrida de Orientação pela Cidade Velha, entre outras atividades que pretendem consciencializar os estudantes para um conjunto de temáticas de desenvolvimento cívico.
Como dito pela aluna da ESTC e organizadora da IV CEAAC, Ana Catarina Serra, “esta conferência é a oportunidade dos estudantes apresentarem a sua opinião”, é a forma que temos de chegar à nossa comunidade de modo a sensibilizarmos e alertarmos para a importância da boa gestão da água. Fazer parte da organização deste dia tão marcante é, sem dúvida, importante para se chegarem a soluções adequadas para a resolução do problema em estudo, mas também uma forma de os estudantes adquirirem “competências organizacionais e cívicas”.
Todas as etapas e caminhos percorridos têm sido fundamentais para a construção de um sentimento de amizade e colaboração entre a comunidade estudantil, que se tem dedicado arduamente à organização das atividades.
Deste modo, os eventos do próximo dia 27 de abril não se resumem somente àquilo que é mostrado ao público, pois compreendem um processo de entreajuda, partilha, desenvolvimento e crescimento dos jovens.
RELACIONADOS:
LIXARTE: 8º Encontro Nacional pela Justiça Climática – oceano e clima | Por Ana Matias
Workshop LIXARTE: Ação de Capitação – SOS Planeta
LIXARTE: The future of the carbon market in Portugal | O futuro do mercado do carbono em Portugal
LIXARTE: Confi-Arte: + Arte + Cidadania
I Vegan Festival em Olhão, parceiro LIXARTE
LIXARTE celebra o Dia dos oceanos (Estaremos ainda a tempo de salvar o planeta?)
LIXARTE: Arte e jovens – uma combinação improvável para ajudar o ambiente
LIXARTE: A Escola Secundária Tomás Cabreira vai ‘Mar Adentro’ para proteger os oceanos
LIXARTE: Parcerias ao serviço da juventude, pela MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão
LIXARTE: “Agir Localmente, Pensar Globalmente”, pela Escola EB 2/3 Dr Alberto Iria – Olhão [vídeo]
LIXARTE – Transformar o lixo em Arte [vídeo]
LIXARTE – Transformar o lixo em Arte
DetektivePT, detetives para a sustentabilidade
Quando descobrimos que tudo à nossa volta pode ser Arte … até o lixo!
LIXARTE – uma onda gigante para salvar os Oceanos!
O LIXARTE – transformar lixo marinho em arte – assume-se hoje como um projeto de ARTivismo climático. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a urgência de proteger os Oceanos, cumprindo as metas do Pacto Ecológico Europeu e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovados pela ONU. A coordenação é do Europe Direct do Algarve e a mentoria da professora de Belas Artes Ana Sousa. O projeto teve início em 2021 e na fase piloto do projeto, participaram alunos e professores de cinco escolas dos concelhos de Faro e Olhão. Foram criadas 6 tapeçarias, inspiradas na obra do artista africano El Anatsui, a partir de lixo recolhido na costa algarvia que estão em itinerância pela região desde junho de 2022. As peças foram apresentadas ao público, pela primeira vez, no dia 08 de junho de 2022, Dia Mundial dos Oceanos. Em 2023 somos 23 parceiros, em 7 concelhos. Participam 2 universidades, 4 ONG, 2 ONGA, 5 entidades públicas, fotógrafos, biólogos, comunicadores, ativistas climáticos de todas as idades. Estão em elaboração 10 esculturas/instalações para espaços públicos.
#LixArte #lixo #arte #oceanos #sustentabilidade #EUGreenDeal #EMD #DiadosOceanos #WorldOceanDay #GD4Y #belo #sustentavel #acessivel #agirlocalmente #pensarglobalmente #OfuturoeTeu #NewEuropeanBauhaus #albauhaus #plasticfreeoceans #ods6 #ods14
#GD4Y (GREENDEAL4YOUTH) #PLANONACIONALARTES
Apanhe esta onda e participe como voluntário ou parceiro ✍️ europedirect@ccdr-alg.pt
Siga no FACEBOOK – Comunidade LIXARTE e LIXARTE 🇵🇹🌊🚯♻️🇪🇺 (@lixarte_alg) • fotos e vídeos do Instagram
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram