O projeto “Bem-estar Animal”, do Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo (AEVB), iniciou-se no ano de 2019, em todo o agrupamento, desde o jardim de infância ao 3º ciclo.
O projeto decorre num contexto de articulação curricular entre a professora bibliotecária e docentes de várias áreas disciplinares [Cidadania, Português, Ciências Naturais, Educação Especial e TIC], e incide na sensibilização para “a importância dos fundamentos éticos dos direitos dos animais, dando destaque às cinco liberdades que influenciam a qualidade de vida das espécies: livres de fome, de desconforto, de dor e de doenças, livres para expressarem o seu comportamento natural e livres de medo”, disse ao POSTAL a responsável por este projeto, Ilda Cabeçadas, professora bibliotecária.
Uma pessoa que trata bem os animais saberá respeitar os humanos. O projeto “Bem-estar Animal” desenvolve sentimentos de empatia, trabalha a informação e a comunicação, o pensamento crítico, criativo e torna os alunos melhores cidadãos
Neste ano letivo, 2023-2024, são abrangidos cerca de 450 alunos e “praticamente todas as turmas do Agrupamento que trabalham esta temática”.
O projeto “Bem-estar Animal” conta com ações variadas, onde se procura levar os alunos à compreensão e reflexão sobre os conceitos de “bem-estar” e dos “direitos dos animais”, através da leitura, ilustração e escrita, num cenário propício à participação e envolvimento de todos, através de palestras e discussão sobre o assunto, pesquisas, exposições temáticas, elaboração de textos, campanhas de angariação de comida, visitas por várias turmas à associação de animais de Lagos, Cadela Carlota, “alicerçado numa luta coletiva contra o abandono e maus tratos”, refere a professora Ilda Cabeçadas.
Este projeto integra-se na tipologia Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), que continua a ter enquadramento no Programa Regional ALGARVE 2030.
Abandono dos animais diminuiu no concelho de Vila do Bispo
P – Qual tem sido a recetividade?
R – Os alunos e respetivas famílias têm vindo a alterar as suas atitudes em relação aos animais, ou seja, nos últimos anos diminuiu o abandono dos animais no concelho de Vila do Bispo, e aumentou o número de esterilizações e adoções.
Este tema é do agrado da maioria dos alunos, notando-se uma maior consciência face a esta problemática e é trabalhado transversalmente em várias disciplinas, articulando sistematicamente com a biblioteca escolar.
P – E o impacto no sucesso educativo?
R – Ao realizarem trabalhos em vários suportes, escrito e digital, os alunos melhoram as suas competências, tais como linguagem e textos, informação e comunicação, pensamento crítico, entre outras, e são trabalhados valores como a responsabilidade, a cidadania, a curiosidade e reflexão.
P – Quais têm sido os resultados conseguidos?
R – Este projeto dá a oportunidade aos alunos de melhorarem as suas competências académicas e sociais, enquanto os torna mais sensíveis em relação a esta temática. Vários animais da associação foram adotados por alguns alunos.
P – Os resultados justificam a continuidade do projeto? Nos mesmos moldes?
R – Sim, este projeto é para continuar. É um tema que os alunos gostam bastante de trabalhar e que os motiva, promovendo um envolvimento e uma participação mais ativa no desenvolvimento das suas competências e aprendizagens, garantindo a efetiva inclusão de todos os alunos.
Projetos como este, não promovem apenas o sucesso educativo e melhoria da qualidade das aprendizagens, mas garantem também o desenvolvimento de competências para o exercício de uma cidadania ativa e informada, enquadrando-se nos objetivos do nosso Plano TEIP e do nosso Projeto Educativo.
Leia também: Agrupamento de Almancil: ‘Escola de Pais’ dá voz aos progenitores e encarregados de educação