Na última semana foram divulgados os resultados do Concurso Mundial de Bruxelas, tendo os vinhos do Algarve arrecadado um total de cinco medalhas, entre as quais uma Grande Medalha de Ouro para o Vinho Regional Algarve, Lusco Fusco 2021, do produtor Casa Santos Lima.
Foram ainda atribuídas duas Medalhas de Ouro para Quinta do Francês 2019 e Portas da Luz 2021 (Casa Santos Lima) e duas Medalha de Prata para Herdade Barranco do Vale Blend Branco Reserva 2021 e Barrocal 2021 (Casa Santos Lima).
Os vinhos do Algarve têm tido resultados sólidos em vários concursos internacionais, tais como Citadelle du Vin, International Wine Challenge, Concurso Internacional de Lyon. Também ao nível nacional, os vinhos do Algarve revelam resultados de destaque.
No Concurso Vinhos de Portugal foram conquistadas duas Medalhas de Ouro (Arvad Touriga Nacional 2019 e Marquês dos Vales Grace 2015), e duas de Prata (Talabira do Algarve Premium 2021 e Despedida Branco 2022).
Já no Concurso Cidades do Vinho destacam-se uma Grande Ouro (Herdade Barranco do Vale Reserva Chardonnay Branco 2020) e duas Medalhas de Ouro (Herdade Barranco do Vale Sauvignon Blanc Reserva 2021 e Quinta da Penina Negra Mole)
No próximo dia 26 de maio decorre o 15º Concurso de Vinhos do Algarve, que tem por objetivo a atribuição de distinções aos vinhos engarrafados do Algarve.
Os resultados e entrega de prémios terá lugar dia 2 de junho, numa cerimónia a decorrer no Vale d’Oliveiras Quinta Resort & Spa, em Lagoa.
A Comissão Vitivinícola do Algarve é uma entidade acreditada desde 2012 para a certificação dos produtos vitivinícolas com Denominação de Origem Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira e Indicação Geográfica Algarve.
Esta comissão tem registado, ao longo dos últimos anos, uma evolução bastante positiva ao nível do aumento do número de produtores, área de vinha, produção e qualidade dos vinhos.