Aljezur volta a ser palco do Festival da Batata-doce, entre 25 e 27 de novembro, numa iniciativa promovida pelo Município de Aljezur e pela Associação dos Produtores de Batata Doce de Aljezur.
Trata-de um produto de caraterísticas únicas, com indicação geográfica protegida (IGP) ”variedade Lyra”, pelas condições edafoclimáticas conjugadas com o saber e trabalho árduo de todos os produtores, homens e mulheres que constituem a Associação dos Produtores de Batata Doce de Aljezur.
O certame, com muita animação, gastronomia e mais de 90 expositores, visa igualmente “honrar todos os que se dedicam a esta atividade agrícola bem como ao sector agroalimentar a ela ligado, como forma de incentivo e reconhecimento do seu trabalho e sustentabilidade do território”, destaca a autarquia aljezurense em comunicado.
As atividades vão decorrer no Espaço Multiusos de Aljezur (EMA), onde será possível encontrar tasquinhas e espaços de promoção da gastronomia, com receitas típicas e novas propostas culinárias, sempre com a batata-doce de Aljezur, como ator principal deste espetáculo da gastronomia local.
As doceiras de Aljezur trarão até este festival as requintadas tentações da doçaria local, com bolos, pastéis, tortas e outras formas de saciar os apetites dos mais gulosos e dos mais curiosos em perceber como são únicas estas tentações feitas de forma sábia e tradicional, pelas nossas “embaixadoras” da doçaria local.
A animação musical será igualmente uma constante com atuações que se prolongarão nesta edição, noite dentro até às 02:00 (horário de encerramento do evento nos dias 25 e 26), com artistas de renome do panorama nacional, sendo os mesmos divulgados, nos próximos dias.
O evento contará ainda com um espaço de cozinha, onde serão confecionados pratos tendo a Batata Doce de Aljezur, como ingrediente obrigatório, conjugado com outros produtos locais de excelência, podendo o visitante degustar de algumas dessas iguarias.
O Festival da Batata-doce de Aljezur pode ser visitado, na sexta-feira e no sábado, das 12:00 às 02:00 e no domingo, das 12:00 às 22:00.
A entrada e o estacionamento são gratuitos.