Sabia que é possível transformar a sua conta bancária numa conta de serviços mínimos bancários, pagando no máximo 5,09 euros por ano em comissões? Esta opção permite que os clientes usufruam de serviços bancários essenciais a um custo reduzido, sendo uma obrigatoriedade para quase todas as instituições que recebem depósitos do público.
Segundo o Executive Digest, a conta de serviços mínimos bancários oferece um conjunto abrangente de serviços sem custos adicionais. Entre eles, destacam-se a abertura e manutenção de uma conta de depósito à ordem, um cartão de débito, movimentações em caixas automáticas em Portugal e na União Europeia, operações através de homebanking ou nos balcões do banco.
Além disso, é possível efetuar depósitos, levantamentos, pagamentos de bens e serviços, débitos diretos e transferências para contas do mesmo banco. As transferências para contas de outros bancos em caixas automáticas não têm limites, enquanto pelo homebanking existe um limite de 48 operações por ano.
A opção MB Way também está disponível, permitindo até 5 transferências por mês com montante igual ou inferior a 30 euros por operação.
Qualquer pessoa pode aceder a uma conta de serviços mínimos bancários, desde que não seja titular de outra conta de depósito à ordem. Caso já possua uma conta, é possível convertê-la gratuitamente numa conta de serviços mínimos.
Os bancos estão proibidos de cobrar comissões, despesas ou outros encargos que, anualmente e no seu conjunto, ultrapassem 1% do valor do indexante dos apoios sociais (IAS). Em 2024, este valor não pode exceder os 5,09 euros, garantindo assim uma opção económica para os consumidores.
Leia também: Dê uma vista de olhos na carteira. Há uma moeda rara de 2€ que pode valer mais de 2.500€