No quarto mês do projeto “12 chefs 12 meses”, o chef Luís Brito é convidado pelo chef Júlio Pereira, do restaurante KAMPO, para conhecer o que de melhor tem a ilha em termos de recursos e criar um menu especial com produtos da Madeira. O almoço vai realizar-se no dia 29 de abril, às 13:00, e tem o valor de 65 euros por pessoa, com bebidas incluídas.
A iniciativa começou em janeiro e tem como objetivo dar a conhecer a tradição e a gastronomia madeirense, desafiando os chefs convidados a visitar a ilha e conhecer os produtores locais para, por fim, trabalhar com alimentos sazonais e típicos num menu que promove a ilha e o seu património natural e cultural.
Este mês, o destaque é o mel-de-cana da Madeira, um produto endógeno presente na gastronomia regional há vários séculos. Para o descobrir, os chefs vão visitar a Fábrica do Ribeiro Sêco, uma das mais antigas empresas alimentares da ilha e especializada na produção do mel. Visitarão, também, a Blandy’s, uma empresa vitivinícola familiar líder no comércio de Vinho Madeira.
O chef Luís Brito é reconhecido pela sua criatividade e gosto pelos sabores regionais que integra de forma criativa na ementa do restaurante “A Ver Tavira”, no Algarve. Agora, em conjunto com o chef Júlio Pereira, irá apresentar um menu de degustação composto por seis momentos, que terá como protagonistas produtos madeirenses de qualidade e dará a provar o melhor da gastronomia da ilha através de uma abordagem contemporânea, que une a técnica do chef Luís Brito à cultura local.
Sobre o chef Luís Brito
Natural de Santa Clara-A-Nova (Almodôvar), Luís Brito ingressou na Escola de Hotelaria de Faro em 1989. Iniciou a sua carreira profissional de 30 anos como cozinheiro em diversos restaurantes e hotéis do Algarve, até assumir a função de subchef executivo do Hotel Alfamar.
Luís Brito liderou as cozinhas de grupos como o Petchey, o Starwood ou o CS Madeira Atlantic, e foi chef executivo do Hotel Nempanzu, em Angola. Lecionou na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro e na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Brasil, em São Paulo.
Hoje lidera o seu próprio projeto, o restaurante A Ver Tavira, que já lhe granjeou reconhecimentos múltiplos – desde as entradas nos guias Michelin e Boa Cama Boa Mesa, de 2019 a 2021, à Estrela Michelin no final de 2021.