O número de produtores de vinho no Algarve triplicou na última década e o setor quer agora apostar no segmento do enoturismo, aproveitando os canais da hotelaria e restauração, disse esta quinta-feira a presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA).
Na apresentação do projeto Algarve Wine Tourism, cujo ponto de partida é a rota de vinhos do Algarve, já existente, mas que tem agora uma nova imagem e estratégia, Sara Silva adiantou que o objetivo é reforçar a ligação a quem trabalha diretamente com os turistas para que seja divulgada a oferta de enoturismo na região.
“Esta rota vai funcionar muito em rede com os parceiros, nomeadamente a hotelaria, a restauração, e outros, para que possamos chegar, não só ao turista, ao cliente final, mas também trabalharmos com os operadores, com os parceiros da parte do turismo para que possam integrar nos seus próprios pacotes de oferta de visitas o enoturismo”, frisou.
Segundo a responsável, a rota Algarve Wine Tourism alia o enoturismo a experiências gastronómicas e de lazer e ao património, no sentido de promover a diversidade do Algarve, onde existem 50 produtores, quando em 2010 havia apenas 16, espalhados por quatro regiões que produzem vinho com denominação de origem: Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira.
“As quintas estão cheias e não param de receber turistas, mesmo nesta época, que é ainda época baixa, as visitas estão a acontecer de uma forma muito continuada e cada vez mais há horários específicos para as pessoas as irem visitar, quando antes era muito por marcação, embora para algumas experiências ainda seja preciso fazer reservas”, referiu.
De acordo com Sara Silva, a zona de Lagoa e Silves é onde se concentram mais produtores com enoturismo e as atividades dirigidas aos visitantes vão desde a básica prova de vinhos, a eventos empresariais, havendo, igualmente, experiências mais radicais, como safaris na vinha.
Outro dos objetivos do projeto para a divulgação da oferta de enoturismo, , além da intensificação das parcerias institucionais, é possibilitar a formação de quem está nas quintas a receber os turistas, através da criação de sinergias com as escolas de hotelaria e a universidade, notou.
O projeto Algarve Wine Tourism junta nesta fase inicial mais de 20 produtores de vinho, desde o barrocal até ao litoral, sob o lema “O ‘pairing’ perfeito para a sua visita ao Algarve”.
Ao abrigo do projeto foi lançado o ‘site’ bilingue de Internet www.algarvewinetourism.pt, que contém um mapa em constante atualização com as quintas aderentes e onde se podem consultar as experiências existentes.
O Algarve produz atualmente 1,5 milhões de garrafas de vinho por ano nos 1.400 hectares de vinha existentes na região, das quais, metade tem produção de indicação geográfica e denominação de origem.