Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Economia

Produtores de vinho no Algarve triplicam em 10 anos e setor aposta no enoturismo

A zona de Lagoa e Silves é onde se concentram mais produtores com enoturismo e as atividades dirigidas aos visitantes vão desde a básica prova de vinhos, a eventos empresariais e experiências mais radicais, como safaris na vinha

16:25 23 Março, 2023 16:25 23 Março, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O número de produtores de vinho no Algarve triplicou na última década e o setor quer agora apostar no segmento do enoturismo, aproveitando os canais da hotelaria e restauração, disse esta quinta-feira a presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA).

Na apresentação do projeto Algarve Wine Tourism, cujo ponto de partida é a rota de vinhos do Algarve, já existente, mas que tem agora uma nova imagem e estratégia, Sara Silva adiantou que o objetivo é reforçar a ligação a quem trabalha diretamente com os turistas para que seja divulgada a oferta de enoturismo na região.

“Esta rota vai funcionar muito em rede com os parceiros, nomeadamente a hotelaria, a restauração, e outros, para que possamos chegar, não só ao turista, ao cliente final, mas também trabalharmos com os operadores, com os parceiros da parte do turismo para que possam integrar nos seus próprios pacotes de oferta de visitas o enoturismo”, frisou.

Segundo a responsável, a rota Algarve Wine Tourism alia o enoturismo a experiências gastronómicas e de lazer e ao património, no sentido de promover a diversidade do Algarve, onde existem 50 produtores, quando em 2010 havia apenas 16, espalhados por quatro regiões que produzem vinho com denominação de origem: Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira.

“As quintas estão cheias e não param de receber turistas, mesmo nesta época, que é ainda época baixa, as visitas estão a acontecer de uma forma muito continuada e cada vez mais há horários específicos para as pessoas as irem visitar, quando antes era muito por marcação, embora para algumas experiências ainda seja preciso fazer reservas”, referiu.

De acordo com Sara Silva, a zona de Lagoa e Silves é onde se concentram mais produtores com enoturismo e as atividades dirigidas aos visitantes vão desde a básica prova de vinhos, a eventos empresariais, havendo, igualmente, experiências mais radicais, como safaris na vinha.

Outro dos objetivos do projeto para a divulgação da oferta de enoturismo, , além da intensificação das parcerias institucionais, é possibilitar a formação de quem está nas quintas a receber os turistas, através da criação de sinergias com as escolas de hotelaria e a universidade, notou.

O projeto Algarve Wine Tourism junta nesta fase inicial mais de 20 produtores de vinho, desde o barrocal até ao litoral, sob o lema “O ‘pairing’ perfeito para a sua visita ao Algarve”.

Ao abrigo do projeto foi lançado o ‘site’ bilingue de Internet www.algarvewinetourism.pt, que contém um mapa em constante atualização com as quintas aderentes e onde se podem consultar as experiências existentes.

O Algarve produz atualmente 1,5 milhões de garrafas de vinho por ano nos 1.400 hectares de vinha existentes na região, das quais, metade tem produção de indicação geográfica e denominação de origem.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Azeite. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Azeite escapa à subida dos preços dos alimentos e o preço da garrafa estabiliza abaixo dos 7€

15:20 10 Julho, 2026 15:17 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de atingir preços recorde, um dos produtos mais procurados pelos portugueses estabilizou nas prateleiras

Volta a Portugal em bicicleta.
Algarve Desporto Nacional

Volta a Portugal em bicicleta realiza-se entre 5 e 16 de agosto com uma passagem pelo Algarve

08:10 10 Julho, 2026 13:13 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

É oficial que a Volta a Portugal em bicicleta regressa entre 5 e 16 de agosto e o Algarve recebe uma das etapas mais longas da edição

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve Nacional

Vila Real de Santo António inaugura primeiro Espaço Cidadão da freguesia

07:20 10 Julho, 2026 07:32 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo equipamento pretende melhorar a resposta às necessidades da população e facilitar o acesso a serviços essenciais

Algarve Cultura

Jardim Pescador Olhanense acolhe festa dos 80 anos da Alliance Française

15:00 10 Julho, 2026 14:56 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Celebração pretende juntar residentes, turistas e comunidade francófona numa noite de música e partilha cultural

Homem a usar computador numa secretária. Crédito: Freepik
Economia Nacional Tech

Portal das Finanças tem nova ferramenta para quem precisa de ajuda com impostos: veja o que tem de fazer

14:50 10 Julho, 2026 12:44 10 Julho, 2026 | João Luís

Nova ferramenta do Portal das Finanças permite autorizar outra pessoa a tratar de assuntos fiscais em seu nome, sem partilhar a palavra-passe

Cultura Europe Direct Algarve Política

Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia

15:10 10 Julho, 2026 15:19 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Debate destacou o impacto dos fundos europeus no desenvolvimento do Algarve, do saneamento às infraestruturas

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

“Galafura, vista da terra chã, parece o talefe do mundo”* | Por José Garrido

11:10 10 Julho, 2026 20:59 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Branded Content Edição Papel Ensino Pub

Formação Superior em Ciências, Engenharia e Tecnologia: o caminho para a Excelência

10:50 10 Julho, 2026 08:40 9 Julho, 2026 | POSTAL

NOVA FCT destaca oferta com mais de 50 mestrados em Ciências, Engenharia e Tecnologia, aliando teoria, laboratório e investigação

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Azeite. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Azeite escapa à subida dos preços dos alimentos e o preço da garrafa estabiliza abaixo dos 7€

15:20 10 Julho, 2026 15:17 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de atingir preços recorde, um dos produtos mais procurados pelos portugueses estabilizou nas prateleiras

Volta a Portugal em bicicleta.
Algarve, Desporto, Nacional

Volta a Portugal em bicicleta realiza-se entre 5 e 16 de agosto com uma passagem pelo Algarve

08:10 10 Julho, 2026 13:13 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

É oficial que a Volta a Portugal em bicicleta regressa entre 5 e 16 de agosto e o Algarve recebe uma das etapas mais longas da edição

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve, Nacional

Vila Real de Santo António inaugura primeiro Espaço Cidadão da freguesia

07:20 10 Julho, 2026 07:32 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo equipamento pretende melhorar a resposta às necessidades da população e facilitar o acesso a serviços essenciais

Algarve, Cultura

Jardim Pescador Olhanense acolhe festa dos 80 anos da Alliance Française

15:00 10 Julho, 2026 14:56 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Celebração pretende juntar residentes, turistas e comunidade francófona numa noite de música e partilha cultural

Homem a usar computador numa secretária. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Tech

Portal das Finanças tem nova ferramenta para quem precisa de ajuda com impostos: veja o que tem de fazer

14:50 10 Julho, 2026 12:44 10 Julho, 2026 | João Luís

Nova ferramenta do Portal das Finanças permite autorizar outra pessoa a tratar de assuntos fiscais em seu nome, sem partilhar a palavra-passe

Cultura, Europe Direct Algarve, Política

Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia

15:10 10 Julho, 2026 15:19 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Debate destacou o impacto dos fundos europeus no desenvolvimento do Algarve, do saneamento às infraestruturas

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

“Galafura, vista da terra chã, parece o talefe do mundo”* | Por José Garrido

11:10 10 Julho, 2026 20:59 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Branded Content, Edição Papel, Ensino, Pub

Formação Superior em Ciências, Engenharia e Tecnologia: o caminho para a Excelência

10:50 10 Julho, 2026 08:40 9 Julho, 2026 | POSTAL

NOVA FCT destaca oferta com mais de 50 mestrados em Ciências, Engenharia e Tecnologia, aliando teoria, laboratório e investigação

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Azeite escapa à subida dos preços dos alimentos e o preço da garrafa estabiliza abaixo dos 7€
    Azeite escapa à subida dos preços dos alimentos e o preço da garrafa estabiliza abaixo dos 7€
  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
  • Jardim Pescador Olhanense acolhe festa dos 80 anos da Alliance Française
    Jardim Pescador Olhanense acolhe festa dos 80 anos da Alliance Française
  • Portal das Finanças tem nova ferramenta para quem precisa de ajuda com impostos: veja o que tem de fazer
    Portal das Finanças tem nova ferramenta para quem precisa de ajuda com impostos: veja o que tem de fazer
  • Reforço artificial de areia avança nas praias de Quarteira e Trafal
    Reforço artificial de areia avança nas praias de Quarteira e Trafal

Opinião

  • Ibn Khaldun e Maquiavel, as teorias do Estado e da História | Por Jorge Queiroz
    Ibn Khaldun e Maquiavel, as teorias do Estado e da História | Por Jorge Queiroz
  • Esta praia não é para a gandaia: Arrábida, Comporta e Algarve | Por Cobramor
    Esta praia não é para a gandaia: Arrábida, Comporta e Algarve | Por Cobramor
  • “Galafura, vista da terra chã, parece o talefe do mundo”* | Por José Garrido
    “Galafura, vista da terra chã, parece o talefe do mundo”* | Por José Garrido

Europe Direct Algarve

  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
  • Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
    Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal