Portugal recebeu em 2024 cerca de 30 milhões de turistas, Espanha recebeu 94 milhões, ou seja, a Península Ibérica, em conjunto, é a maior plataforma turística do mundo, disse esta quinta-feira a vice-presidente da Turismo Centro de Portugal.
Intervindo na apresentação da estratégia conjunta de promoção turística transfronteiriça, que reúne as regiões do Centro e Alentejo e a Extremadura espanhola, esta quinta-feira apresentada na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), Anabela Freitas defendeu o trabalho conjunto daqueles territórios.
“Temos de trabalhar em conjunto para nos posicionarmos enquanto a maior plataforma turística do mundo”, afirmou a responsável.
Na mesma sessão, Jesús Vinuales, diretor do Turismo da Extremadura, enalteceu a parceria “fruto das boas relações” entre as três regiões, argumentando que Portugal é “o fator diferenciador” do turismo naquela região espanhola, por permitir que um visitante conheça dois países.
“Dois países que, antes, viraram as costas um ao outro, estão agora a apertar as mãos”, notou.
Já José Santos, presidente do Turismo do Alentejo, referiu que a parceria transfronteiriça é uma “oportunidade para transformar um produto territorial num produto comercial”.
“Precisamos de transformar essa potencialidade numa efetiva força de vendas”, alegou José Santos, adiantando que a cooperação entre as três entidades “é uma oportunidade” para tornar mais competitivo o território “em alturas do ano em que tem menos procura”.
De acordo com informação disponibilizada à agência Lusa pela Turismo Centro de Portugal (TCP), as iniciativas de Portugal e Espanha previstas para este ano no âmbito da parceria incluem uma série de ações promocionais, que decorrerão em junho, em Madrid e Lisboa, junto dos meios de comunicação e que terão uma vertente de informação promocional para o público em geral.
Em novembro, em Elvas, está agendado um encontro empresarial que juntará empresários e administrações do setor turístico do Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura.
“Com esta estratégia, o viajante tem a oportunidade de conhecer dois países diferentes num único destino. Estas são regiões que têm continuidade de território e de culturas. Juntos, podemos trabalhar e fazer muito mais pelas nossas gentes, pelos nossos territórios, pela nossa identidade e cultura”, assinalou a TCP.
Sobre os produtos turísticos que podem ser promovidos em conjunto, a entidade regional de turismo apontou espaços naturais, como parques nacionais, reservas da biosfera, geoparques, reservas naturais, albufeiras e lagos, mas também a cultura e as tradições, os lugares Património Mundial da UNESCO, os castelos espalhados pelo território, as aldeias históricas ou do xisto, a gastronomia e os vinhos.
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