A Comissão Interministerial do Portugal 2030 aprovou a atualização do Plano Anual de Avisos, prevendo a abertura de 48 novos avisos no âmbito do Algarve 2030, com uma dotação superior a 82,5 milhões de euros.
O Plano Anual de Avisos, que integra também o Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), detalha os concursos a serem lançados entre janeiro e dezembro de 2025, permitindo a cidadãos e empresas planear com maior eficácia as suas atividades e investimentos. Esta medida visa reforçar a previsibilidade e facilitar o acesso aos financiamentos para diferentes operações e projetos.
Ao nível nacional, está prevista a publicação de 282 avisos de concurso, com uma dotação total de 3.050 milhões de euros, distribuída por todas as regiões do país e alinhada com os objetivos estratégicos do Portugal 2030. Os investimentos abrangem áreas como a coesão social, economia, ambiente, mar e território.
Com este plano, o Governo pretende estimular a investigação e inovação, aumentar a competitividade e internacionalização das empresas, incentivar o empreendedorismo e promover a inclusão social, sempre com foco nas necessidades das pessoas e das empresas.
Leia também: Não ligue estes dispositivos a extensões elétricas se não quiser correr riscos