Mais de 100 expositores de diversas atividades económicas participam, a partir de sexta-feira, na Feira do Porco Alentejano, em Ourique (Beja), “um importante momento de afirmação e projeção” desta fileira agropecuária, revelou a câmara municipal.
A feira, organizada pelo Município de Ourique e pela Associação de Criadores de Porco Alentejano, com sede neste concelho alentejano, decorre até domingo e inclui no programa um seminário, concertos, concursos, gastronomia e provas de presunto.
Na edição deste ano, a 15.ª, participam “mais de 100 expositores de diversas atividades económicas, sobretudo ligados à transformação do porco alentejano”, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, Marcelo Guerreiro (PS).
Além dos expositores ligados ao tema principal do certame, estão também presentes representantes de outros setores, como “o artesanato, agroalimentar, restauração, agricultura e entidades institucionais”, acrescentou.
“As expectativas são as maiores e esperamos um grande momento de afirmação de Ourique como ‘Capital do Porco Alentejano’ e deste setor”, realçou o autarca.
A Feira do Porco Alentejano “é um momento alto em todo este trabalho de valorização do Mundo Rural, por isso, a expectativa é ter muito público durante estes três dias”.
Marcelo Guerreiro frisou igualmente que a produção de porco alentejano continua a ser decisiva na economia local.
“Aquilo que procuramos com a feira é continuar a afirmá-lo, mas também tudo aquilo que são as atividades no espaço rural, que são vitais para o desenvolvimento do território”, reforçou.
A 15.ª edição da Feira do Porco Alentejano arranca, às 09:30 de sexta-feira, com o seminário técnico “Para onde caminha a fileira do porco alentejano?”.
Às 12:00, decorre a apresentação, por parte da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), do projeto de ligação da albufeira do Alqueva à barragem do Monte da Rocha.
A inauguração oficial do certame está agendada para as 16:30, momento que, além do Presunto de Honra, incluirá a estreia do novo Grupo Coral Infantil do Concelho de Ourique.
Ao longo dos três dias, a música é um dos destaques do evento, com concertos dos The Black Mamba (sexta-feira) e D.A.M.A. (sábado), ambos às 23:00, e dos Sons do Minho (domingo), pelas 17:30.
O programa inclui ainda o 2.º Concurso de Linguiças Caseiras, o tradicional Concurso de Grunhidos e provas de produtos à base de carne de porco alentejano e de bolota.
A feira contará igualmente com uma exposição pecuária da raça, diversões infantis e diversos sorteios de presuntos, de acordo com o programa divulgado pelo município.