A “UAlg Careers Fair” decorre, esta quarta-feira, no Complexo Pedagógico do Campus de Gambelas, com o objetivo de contribuir para a entrada de estudantes e diplomados pela Universidade do Algarve (UAlg) no mercado de trabalho, facilitando-lhes a procura de emprego e o desenvolvimento de uma carreira profissional. A feira de emprego conta com a participação de 71 empresas e 9 parceiros institucionais.
Se por um lado, os alunos reconhecem a importância da “UAlg Careers Fair“, por outro as empresas também são unânimes em elogiar a iniciativa.
Ilda Pedro, coordenadora do Gabinete Alumni e Saídas Profissionais da UAlg, considera que esta feira de emprego “aproxima os alunos das empresas e dá-lhes uma ideia genérica do que é o mercado de trabalho”. Segundo a mesma, o objetivo da feira é oferecer aos alunos e diplomados pela UAlg oportunidades de emprego e/ou estágio e questionar sobre as ofertas disponíveis em cada empresa, bem como delinear o futuro profissional, tendo em conta um leque mais diversificado de opções.
“As empresas também precisam desta oportunidade para se apresentarem e divulgarem as ofertas disponíveis junto dos estudantes da Universidade do Algarve”, refere. Este evento reúne empresas não só de âmbito regional, mas também nacional e internacional, que englobam vários serviços e setores de atividades.
“Esta é uma iniciativa que pode ajudar a concretizar algumas expectativas futuras dos estudantes da UAl”, quem o afirma é Laura Moreirinha, aluna do 3º ano do curso de licenciatura em Gestão de Empresas e visitante da feira de emprego.
Para a aluna finalista, “esta é uma ótima oportunidade para ficar a conhecer ofertas de estágio e emprego, até porque se aproxima a entrada no mercado de trabalho”.
Já a colega Sofia Soeiro, aluna do mesmo ano e curso, encara a “UAlg Careers Fair” como “uma oportunidade para se conectar com várias empresas, poder ficar a par de trabalhos de verão e ficar a conhecer melhor o mercado de trabalho”.
Também Bernardo Pegado, que frequenta o curso de licenciatura em Biologia Marinha, considera que “esta iniciativa é benéfica para os alunos, mas também para as empresas, que procuram bons colaboradores e na UAlg poderão encontrá-los mais qualificados”.
Na “UAlg Careers Fair”, Mariana Ribeiro, que frequenta a licenciatura em Psicologia, espera ficar a conhecer melhor o mercado e as ofertas de trabalho. Na sua perspetiva, “esta iniciativa é uma mais valia porque nos permite contactar diretamente com um grande número de empresas”.
Os estudantes e diplomados da UAlg terão ainda a oportunidade de assistir a apresentações e palestras disponibilizadas pelas respetivas empresas.
A Academia algarvia pretende que a “UAlg Careers Fair” continue a ser um evento de referência, mantendo a alta taxa de empregabilidade dos seus diplomados.
Sobre a Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 10 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 90 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 43 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.
Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.