O Teatro das Figuras recebeu esta quarta-feira à tarde o sorteio de atribuição de 90 habitações em regime de venda a custos controlados. Estas estão divididas por dois blocos em construção na zona da Lejana de Baixo, junto à Estrada da Senhora da Saúde e Rua Capitães de Abril. O primeiro dos edifícios deverá estar concluído até final do ano. Já o outro tem prazo previsto de conclusão até final do primeiro trimestre de 2024.
Ao todo, candidataram-se a estes fogos 780 pessoas, mas foram admitidas um total de 734 candidatos. Estão agrupados pelas várias categorias e alocados aos fogos. Isto, em função das percentagens definidas – portadores de deficiência (20%); jovens com idade inferior a 36 anos (60%) e contingente geral (20%).
Candidataram-se às habitações 780 pessoas
Destes, foram admitidos um total de 393 candidatos a T1 (dos quais 6 portadores de deficiência; 120 do contingente geral e 267 jovens); 247 para T2 (13 portadores de deficiência. Assim como 107 do contingente geral e 127 jovens) e 94 para T3 (4 portadores de deficiência, 30 para o contingente geral e 60 jovens).
Nessas condições, foram assim objeto de sorteio um total de 18 fogos de tipologia T1 (3 alocados a portadores de deficiência, 3 alocados ao contingente geral e 12 a jovens). Na tipologia T2 foram sorteados 38 apartamentos (7 alocados a portadores de deficiência, 7 ao contingente geral e 24 a jovens). Já na tipologia T3, foram a sorteio um total de 34 fogos: 6 para portadores de deficiência, 6 para o contingente geral e 22 para jovens.
De acordo com a sua condição preferencial, os portadores de deficiência que não foram sorteados na sua categoria, voltaram a ser integrados na sua categoria. Assim, vão ser alocados à categoria de contingente geral ou jovens, de acordo com a sua idade, à data da candidatura.
Há uma lista de 90 suplentes
Após o sorteio dos fogos a concurso, foi assim realizado um sorteio para constituição de uma lista hierarquizada de 90 suplentes, organizada exclusivamente por tipologia.
Decorridos cinco dias a contar da data do sorteio, serão portanto afixadas, através da edital e na página eletrónica do Município de Faro, a lista com os fogos atribuídos aos candidatos efetivos e a lista hierarquizada dos candidatos suplentes.
Os contemplados no sorteio têm agora um prazo máximo de 90 dias para proceder à assinatura do contrato promessa de compra e venda do imóvel. Este pode ser prorrogado por mais 30 dias em casos devidamente justificados.